Buscar

AD1 de Legislação Comercial 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD1 de Legislação Comercial 2020.1
Aluna: Bianca Duarte Berriel
Matrícula: 15215060083
Pólo: São Fidélis
Questão 1: 
 Junta Comercial é um órgão responsável pelo registro de atividades ligadas a sociedades empresariais, com funções executoras e administradoras dos serviços de registro.
É na Junta Comercial que deve o empresário individual fazer sua inscrição, assim como a sociedade empresária arquivar seu contrato social; também é na Junta Comercial que se registram alterações de pessoas jurídicas, como endereço, capital social, objeto social, troca de sócios. Pode-se também alterar a natureza jurídica da empresa, seja de empresário para sociedade limitada como vice-versa.
As principais funções executivas e administrativas são:
· A matrícula e seu cancelamento
· Arquivamento
· Autenticação
Questão 2: 
Presidência: como órgão diretivo e representativo
Plenário: como órgão deliberativo superior
Turmas: como órgãos deliberativos inferiores
Secretaria-geral: como órgão administrativo
Procuradoria: como órgão de fiscalização e de consulta jurídica
Questão 3:
São atos a ser arquivados os documentos que são apresentados na junta, no prazo estipulado de 30 dias a contar de sua assinatura, a cuja data retroagirão os efeitos do arquivamento, não tendo o seu prazo atendido, o arquivamento só terá eficácia a partir da data do despacho que o conceder. Para cada empresa mercantil, a junta comercial organiza num prontuário com os respectivos documentos.
São autenticados os instrumentos de escrituração das empresas mercantis e dos agentes auxiliares do comércio; cópias dos documentos assentados podendo ser feito por meio de sistemas públicos eletrônicos dispensando qualquer outra.
Ao ter o arquivamento concluído conforme descrito na lei, fica instituto o Número de Identificação do Registro de Empresas (NIRE), ao qual será atribuído todo ato constitutivo de empresa, devendo ser compatibilizado com os demais cadastros federais, na forma de regulamentação do Poder Executivo.
Questão 4:
Os documentos que não podem ser arquivados são:
1- Documentos que não obedecem as prescrições legais ou regulamentares que contiverem matéria contrária aos bons costumem ou a rodem pública, e se forem contra o respectivo estatuto ou contrato não modificado anteriormente;
2- Documentos de constituição ou alteração de empresas mercantis de qualquer espécie ou modalidade em que configure como titular ou administrados pessoa que seja condenada pela prática de crime em que a pena vede o acesso à atividade mercantil;
3- Atos constitutivos de empresas mercantis que, além das cláusulas exigidas em lei, não designarem o respectivo capital, bem como a declaração precisa de seu objeto, cuja indicação no nome empresarial é facultativa;
4- A prorrogação no contrato social, depois que se acaba o prazo nele estipulado;
5- Os atos de empresas mercantis com nome idêntico ou semelhante a outro já existente;
6- A alteração contratual, por deliberação majoritária do capital social, quando houver cláusula restritiva;
7- Contratos sociais ou suas alterações em que haja incorporação de imóveis à sociedade, por instrumento partícula, quando do instrumento não constar:
a) A descrição e identificação de imóvel, sua área, dados relativos à sua titulação, bem como o número de matrícula no registro imobiliário.
b) A outorga uxória ou marital, quando necessária;
8- Contratos ou estatutos de sociedades mercantis, ainda não aprovados pelo Governo, nos casos em que for necessária essa aprovação bem como as posteriores alterações, antes de igualmente aprovadas.
Em seu parágrafo único a lei define que a junta comercial não dará andamento a qualquer documento de alteração de firmas individuais ou sociedades, sem que dos respectivos requerimentos e instrumentos conste o Número de Identificação de Registro de Empresas (NIRE).
Questão 5:
É verificada a existência de vício insanável, o requerimento será indeferido; quando for sanável, o processo será colocado em exigência.
As exigências formuladas pela Junta Comercial deverão ser cumpridas em até 30 dias, contados da data da ciência pelo interessado ou publicação do despacho.
O processo em exigência será entregue completo ao interessado; não devolvido no prazo previsto no parágrafo anterior, será considerado como novo pedido de arquivamento, sujeito ao pagamento dos preços dos serviços correspondentes.

Continue navegando