Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FUNDAMENTAIS E SOCIAIS
Discente: Isabelle Regina Menezes dos Santos 
ATIVIDADE
1. Você leu no texto que existem a Psicologia científica e a Psicologia do senso comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido com Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você ou as pessoas com quem convive use essa psicologia.
Creio que usamos o senso comum em coisas básicas, como o fato de não pegar na panela que acabou de sair do fogo pois sabemos que vamos nos queimar, não descemos do carro em um acostamento sem olhar antes pois sabemos que pode vir um carro e bater na porta ou em nós mesmos. 
2. Sobre a Psicologia científica. Retomem as seguintes questões:
a) O que é subjetividade? É algo pessoal, que vamos adquirindo com experiências vividas na sociedade, é uma síntese de como vamos desenvolver nosso olhar.
b) Por que a subjetividade não é inata? Pois não nascemos com ela, temos que viver experiências para irmos construindo. 
c) Porque as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica? Porque ela não faz parte da ciência nem segue os métodos científicos, são forças que não estão no campo humano nem no material.
3. O surgimento da Psicologia é fruto da modernidade. Porque o homem da idade média não poderia ter criado a Psicologia?
Porque a psicologia foi desenvolvida com a junção da filosofia, sociologia, conhecimentos humanos, estudo da sociedade e naquela época tudo era gerado em torno da igreja e não tinham tantos estudos. 
4. O texto de Maria Helena Patto afirma com ênfase a relação entre o desenvolvimento de uma sociedade e o desenvolvimento das ideias que se apresentam e circulam naquele coletivo social. As ideias de uma ciência refletem as relações de poder e os principais aspectos de uma sociedade. Quais reflexões poderíamos fazer a partir desse texto?
Está tudo ligado, a psicologia dos conjuntos, com cada subjetividade de experiências vividas em conjunto ou individualmente mas em locais que todo o coletivo frequenta e possam ter relações parecidas fazendo seus pensamentos e sensos serem parecidos em alguns aspectos, da mesma forma o poder interfere nisso, pois podem proporcionar as experiências. 
5. Psicologias ou Psicologia? O que podemos dizer a partir dos textos lidos?
A psicologia costuma se referir mais a psicologia do senso comum , que é conhecida pela sociedade. E as psicologias abrangem todas as áreas de conhecimento relacionada as pessoas e as suas atividades, sejam elas visíveis (comportamento) ou invisíveis (sentimentos).
Onde buscamos compreender as singularidades das pessoas, e o modo genérico de como as mesmas podem agir

Mais conteúdos dessa disciplina