Buscar

Prova final- ética, política e sociologia

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Ana Natalia de Campos (2746140)
	
	Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655483) ( peso.:3,00)
	Prova:
	24738604
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A ética na sociedade também pode estar relacionada com a esfera da justiça, na razão de uma entidade jurídica, uma vez que incide na tomada de decisão sobre os valores do bem, mal, belo, feio, correto, incorreto, moral e imoral. São valores determinados a partir de um senso de justiça, a fim de beneficiar e assegurar a integridade dos membros de algum grupo social. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A justiça social apresenta uma relação de obrigações distributivas entre cidadãos e o Estado.
(    ) A justiça legal representa as obrigações das pessoas para com o coletivo político, a exemplos dos impostos.
(    ) Pelo conceito de justiça distributiva são considerados os esforços para diminuir as desigualdades sociais.
(    ) A justiça comutativa significa a representatividade social através de eleições e referendos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	O trabalho permite ao homem a formação de laços sociais, efetivando o pertencimento a grupos sociais de trabalho. Este tipo de comportamento faz com que se estabeleça uma ética do trabalho. Sobre as características desta ética, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A ética do trabalho garante que existam relações baseadas na dignidade, liberdade e igualdade entre os homens.
(    ) A partir da ética no trabalho, este é compreendido como um transtorno, algo que deve ser executado apenas para a manutenção do salário.
(    ) O trabalho denota alguns valores morais constituídos pela sociedade capitalista, como disciplina e obediência, por exemplo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - F - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - F - V.
	3.
	Os dilemas da sociedade moderna são: há ou não valores morais válidos para todos? O que é válido para mim pode ser válido para o outro? O que é certo e o que é errado numa sociedade em que impera uma multiplicidade de valores e normas morais? Diante destas indagações, alguns pensadores defendem uma concepção relativista de ética, afirmando que:
	 a)
	Cada pessoa deve definir o que é certo e o que é errado, sobre o que é ético ou não, tendo como referências as suas próprias convicções.
	 b)
	O comportamento depende de uma boa relação com Deus, consequentemente, ter-se-á uma boa relação com a sociedade.
	 c)
	O comportamento depende da minha sabedoria, ou seja, quem é sábio pratica o bem; do contrário, pratica o mal por sua ignorância.
	 d)
	Cada um deve se comportar de acordo com princípios universais e globais válidos para todos, independente de nação ou cultura.
	4.
	A expansão da Igreja Católica fez com que o cristianismo adotasse concepções éticas. A noção de dever denota a influência da Igreja na política, que culminou com a consolidação do cristianismo. Este, por sua vez, introduziu diversas abordagens relativas ao preceito religioso, não abandonando certos princípios políticos em sua abordagem. Sobre esse conceito, analise as sentenças a seguir:
I- A ideia de dever é inserida no pensamento político porque a vontade é guiada pelo pecado e só pode ser contida com auxílio divino.
II- A vontade livre, ou livre-arbítrio, é o primeiro impulso da liberdade humana, voltada naturalmente para a realização do bem.
III- O perdão divino é garantido aos humanos com a possibilidade do livre-arbítrio, pois sua inclinação natural para fazer o bem o exime dos pecados.
IV- A ideia de dever surge quando a vontade livre do ser humano é direcionada pela ação divina para a vida ética, pois ele por si não apresenta capacidade para realizar o bem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	5.
	Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. As dimensões da sustentabilidade dizem respeito aos aspectos econômico, social, ambiental, cultural, espacial, político e psicológico. Sobre essas dimensões, analise as sentenças a seguir:
I- A sustentabilidade econômica é diametralmente oposta à sustentabilidade social
II- A sustentabilidade social consiste desenvolver as desigualdades sociais. As ações devem abranger não só as necessidades materiais das pessoas, mas também as não materiais. 
III- A sustentabilidade ecológica e ambiental pressupõe a manutenção da vida na Terra, permitindo sua continuidade: atitudes que além de atender às necessidades dos indivíduos, preservam os recursos naturais.  
IV- Sustentabilidade espacial busca o desenvolvimento de todas as regiões na direção de equacionar a população urbana com a população do campo. 
V- Sustentabilidade cultural e política pressupõe a observância dos sistemas localizados no campo em detrimento dos sistemas localizados no meio urbano.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e V estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	6.
	Durante o Período Medieval, a prática e a reflexão política foram fortemente marcadas pela herança cultural do Ocidente em suas características judaico-cristãs e greco-romanas. Desta maneira, para os medievais, a noção de política tinha como fonte as tradições grega, judaica e do cristianismo. Os filósofos desta época, ao pensarem acerca da política, se fundamentavam nas contribuições advindas dessas matrizes culturais, o que imprimiu determinadas características específicas à prática politica no período. Quanto à influência dessas fontes no pensamento político medieval, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A polarização do poder entre os reis e o Papa no período evitou a ocorrência de conflitos.
(    ) Os filósofos do medievo fundamentavam a teoria política exclusivamente na Bíblia.
(    ) Na Idade Média predominaram as teorias de poder teológico-políticas, onde o poder é favor divino.
(    ) Entre os hebreus, por tradição, os governos eram teocráticos e de caráter legalista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	A classe social que surgiu no início da modernidade e no fim do período medieval, chamada de burguesia, desenvolve, por meio do trabalho industrial, comercial ou financeiro, hábitos que medeiam as relações entre os seres humanos, caracterizando uma nova forma de vida. Acerca das características da classe burguesa, analise as sentenças a seguir:
I- A burguesia opõe-se à nobreza monarquista do ponto de vista dos valores relacionados ao trabalho.
II- Esta classe defende a produtividade direcionada para a expansão do comércio, baseada em forte dedicação ao trabalho.
III- A burguesia segue, em relação ao trabalho, a mesma condição de trabalho que o proletariado, pois não explora, apenas é explorada.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	Se a ética não muda, ela, entretanto, faz reflexões acerca dos costumes, que estão sempre mudando. Desta maneira, a ética procura dar conta dadimensão moral da sociedade, pois nossa moral é reflexo de nossos costumes. Poderíamos, assim, dizer que nossas práticas comportamentais são reguladas por nossa moralidade. Sobre a moral, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A moral é um conjunto de normas culturais.
(    ) Os diversos princípios morais são universais.
(    ) A moralidade independe dos valores sociais.
(    ) A moral organiza as expectativas coletivas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	Na história da civilização ocidental, as dimensões da ética podem ser encontradas, tanto na teoria de pensadores como nas constituições ideológicas de movimentos, instituições, entidades e até religiões. Por exemplo, é possível dizer que existe a ética do cristianismo, a ética medieval, entre outros. O cristianismo, assim como o filósofo Aristóteles, ao definir sua ética, também elencou virtudes que devem ser alcançadas por seus seguidores. Acerca destas virtudes, analise as afirmativas a seguir:
I- Os pecados constituem vícios, e a relação entre o homem e o ser divino é que acrescentam as virtudes na ética cristã.
II- Uma das virtudes morais do cristianismo é o trabalho, diferente do ócio, tido como importante na sociedade greco-romana.
III- Os quadros de virtudes desenvolvidos por Aristóteles e pelo cristianismo são iguais, não há diferenças entre os valores que indicam.
IV- O trabalho é uma virtude do homem livre desde a Grécia e Roma antigas. Ele era fundamental para o desenvolvimento da política.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	10.
	O termo globalização designa transformações econômicas e políticas que estão ocorrendo nos últimos tempos, cuja principal característica é a integração de mercados econômicos. A partir deste conceito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O processo de globalização torna as nações mais interdependentes, convergindo fatores políticos, culturais, sociais, entre outros.
(    ) Um dos entraves da globalização é o uso de tecnologias da informação, pois a interação em excesso atrapalha este processo.
(    ) A globalização distribui particularidades dos países por todo o mundo, afastando-as de sua origem e difundindo especificidades.
(    ) As referências individuais são modificadas a partir da globalização, pois a formação do indivíduo passa a ser a formação de um cidadão do mundo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	11.
	(ENADE, 2009) O Brasil tem assistido a um debate que coloca, frente a frente, como polos opostos, o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Algumas iniciativas merecem considerações, porque podem agravar ou desencadear problemas ambientais de diferentes ordens de grandeza. Entre essas iniciativas e suas consequências, é INCORRETO afirmar que:
	 a)
	A construção de obras previstas pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem levado à redução dos prazos necessários aos estudos de impacto ambiental, o que pode interferir na sustentabilidade do projeto.
	 b)
	A exploração do petróleo encontrado na plataforma submarina pelo Brasil terá, ao lado dos impactos positivos na economia e na política, consequências ambientais negativas, se persistir o modelo atual de consumo de combustíveis fósseis.
	 c)
	Os incentivos ao consumo, sobretudo aquele relacionado ao mercado automobilístico, para que o Brasil pudesse se livrar com mais rapidez da crise econômica, agravarão a poluição do ar e o intenso fluxo de veículos nas grandes cidades.
	 d)
	A construção de grandes centrais hidrelétricas nas bacias do Sudeste e do Sul gera mais impactos ambientais do que nos grandes rios da Amazônia, nos quais o volume de água, o relevo e a baixa densidade demográfica reduzem os custos da obra e o passivo ambiental.
	12.
	(ENADE, 2009) Leia o trecho:
O movimento antiglobalização apresenta-se, na virada deste novo milênio, como uma das principais novidades na arena política e no cenário da sociedade civil, dada a sua forma de articulação/atuação em redes com extensão global. Ele tem elaborado uma nova gramática no repertório das demandas e dos conflitos sociais, trazendo novamente as lutas sociais para o palco da cena pública, e a política para a dimensão, tanto na forma de operar, nas ruas, como no conteúdo do debate que trouxe à tona: o modo de vida capitalista ocidental moderno e seus efeitos destrutivos sobre a natureza (humana, animal e vegetal) (GOHN, 2003).
É INCORRETO afirmar que o movimento antiglobalização referido nesse trecho:
	 a)
	Cria uma rede de resistência, expressa em atos de desobediência civil e propostas alternativas à forma atual da globalização, considerada como o principal fator da exclusão social existente.
	 b)
	É composto por atores sociais tradicionais, veteranos nas lutas políticas, acostumados com o repertório de protestos políticos, envolvendo, especialmente, os trabalhadores sindicalizados e suas respectivas centrais sindicais.
	 c)
	Recusa as imposições de um mercado global, uno, voraz, além de contestar os valores impulsionadores da sociedade capitalista, alicerçada no lucro e no consumo de mercadorias supérfluas.
	 d)
	Defende um outro tipo de globalização, baseado na solidariedade e no respeito às culturas, voltado para um novo tipo de modelo civilizatório, com desenvolvimento econômico, mas também com justiça e igualdade social.
Prova finalizada com 10 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina