Buscar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Administração Financeira (MGE02)
(Avaliação da Disciplina)
1. 
	2.
	Ao sofrer os impactos inflacionários, qualquer governo deverá preparar-se para realizar ajustes ou programas (políticas econômicas) que serão implantados para o combate à inflação. Contudo, as políticas econômicas, algumas vezes, são impopulares, porém necessárias para que a economia se adeque à normalidade. Sobre esse aspecto, analise os tipos de políticas econômicas existentes e associe os itens utilizando o código a seguir:
 
I − Política estrutural.
II – Política de estabilização conjuntural.
III – Política de expansão.
 
(III  ) Tem por objetivo a manutenção ou a aceleração do desenvolvimento econômico. Nesse caso, podem ocorrer reformulações estruturais alfandegárias e maior rigor na política cambial contra a concorrência estrangeira.
(  II  ) Visa à superação de desequilíbrios ocasionais. Pode envolver tanto uma luta contra a depressão como combater a inflação ou a escassez de determinados produtos.
(I  ) Está voltada para modificação da estrutura econômica do país (podendo chegar até mesmo a alterar a forma de propriedade vigente), regulando o funcionamento do mercado (proibição de monopólios e trustes) ou criando empresas públicas, regulamentando os conflitos trabalhistas, alterando a distribuição de renda ou nacionalizando empresas estrangeiras.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
	
	
	D)
	III – II – I. 
	3.
	Para o efetivo acompanhamento do desempenho econômico e financeiro da empresa, há a necessidade de realizar determinados cálculos que contribuem para a geração das análises dos desempenhos. A análise horizontal ou de tendências busca identificar:
 
Assinale a alternativa correta: 
	A)
	Se ocorreram variações positivas ou negativas em cada conta contábil de um exercício social para outro. Isso permite ao gestor saber se houve menores investimentos em cada exercício social ou até mesmo a otimização dos resultados anteriores para o resultado atual.
	B)
	Se ocorreram variações positivas em cada conta contábil do resultado de um exercício social para outro. Isso permite ao gestor saber se houve menores investimentos em cada exercício social ou até mesmo a otimização dos resultados anteriores para o resultado atual. 
	C)
	Se ocorreram variações positivas ou negativas em cada grupo de contas das despesas de um exercício social para outro. Isso permite ao gestor saber se houve maiores investimentos em cada exercício social ou até mesmo a otimização dos resultados anteriores para o resultado atual. 
	D)
	Se ocorreram variações negativas em cada conta contábil dos ativos de um exercício social para outro. Isso permite ao gestor saber se houve menores investimentos em cada exercício social ou até mesmo a otimização dos resultados anteriores para o resultado atual. 
	4.
	Para combater e controlar a inflação, o Estado necessita implantar uma série de medidas que visam ao desenvolvimento econômico. Algumas vezes, estas medidas podem ter efeitos mais rápidos e, outras vezes, podem ter efeitos mais lentos na economia. Sobre esses aspectos, analise os tipos de políticas adotadas pelo Estado para o combate e controle da inflação e associe os itens utilizando o código a seguir:
 
I − Política Fiscal.
II – Política Monetária.
III – Política Cambial.
IV − Política de Rendas.
 
( III   ) Define o valor externo da moeda; controla os fluxos de moeda estrangeira; impacta o valor interno da moeda.
(  I )Define e aplica os impostos e taxas sobre os agentes econômicos; com base na Receita Fiscal, define os gastos do Governo; influi na política monetária, em especial no fluxo de caixa e na concessão de créditos dos agentes econômicos.
(  II   ) É o conjunto de medidas adotadas pelo governo visando adequar os meios de pagamentos disponíveis às necessidades da economia do país.
(   IV  ) Controla os fatores de produção, como salários, encargos, distribuição de resultados da atividade econômica e sistemas de preços.
 
	5.
	Nas atividades empresariais é de fundamental importância que os gestores saibam quais são as melhores opções para decisão. Por sua vez, tais opções se baseiam em previsões que são efetivadas com base em previsões orçamentárias, as quais são elaboradas em um Sistema Orçamentário da empresa. Diante dessas informações, leia as alternativas abaixo sobre a importância de um sistema orçamentário para a administração da empresa. Em seguida, assinale a alternativa correta: 
	
	
	
	
	C)
	A importância do Sistema de Controle Orçamentário para a administração comprova-se pela aceitação que o uso de orçamentos vem alcançando nas últimas décadas. Apesar de simples em teoria, é de aplicação complexa, exige trabalhos de implantação relativamente dispendiosos e não costuma dar resultados plenamente satisfatórios antes de decorridos dois ou três anos de prática constante e de contínuos aperfeiçoamentos.  
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
6.
	O gestor financeiro deve utilizar determinados indicadores para avaliar a saúde financeira da empresa, pois, assim, podemos avaliar a capacidade que a empresa possui para saldar suas dívidas em um determinado período. Sobre tais indicadores, analise as sentenças a seguir e classifique (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
 
(   V  ) Uma das ferramentas muito utilizada para a avaliação da capacidade de pagamentos da empresa é o que chamamos de Indicadores de Liquidez. Estes indicadores apresentam a base da saúde financeira da empresa.
(  F   ) Uma das ferramentas muito utilizada para a avaliação da capacidade de pagamentos da empresa é o que chamamos de Indicadores de Solidez. Estes indicadores apresentam a estrutura operacional para a geração dos resultados da empresa.
(  F   ) Uma das ferramentas muito utilizada para a avaliação da capacidade de pagamentos da empresa é o que chamamos de Indicadores de Rentabilidade. Estes indicadores permitem apresentar as sobras do caixa para pagar os compromissos financeiros.
	7.
	Para manterem financeiramente suas atividades operacionais de modo saudável, as empresas precisam, além de avaliar os indicadores de liquidez, avaliar os indicadores de endividamento e de capitais de terceiros. Isso acontece em função de as empresas necessitarem, também, dos recursos de terceiros para manterem suas atividades operacionais em períodos que a capacidade de geração do caixa (pelas atividades operacionais) é menor que a necessidade de pagamentos. Em outras palavras, se a empresa necessita quitar seus compromissos financeiros e não gerou caixa pelas suas vendas, precisa captar recursos de terceiros. O gestor financeiro tem de avaliar se a empresa consegue arcar com o volume de financiamentos que possui. Sabendo disso, analise as sentenças a seguir e classifique (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
 
(  F   ) Liquidez Imediata: Esse tipo de indicador não é muito usual para fins gerenciais, uma vez que ele apenas demonstra “quanto” a empresa dispõe de recursos em Estoques para liquidar todos os seus compromissos do Passivo Circulante.
( V  ) Garantia de capitais de terceiros: Este tipo de indicador permite identificar quanto a empresa possui em recursos de Patrimônio Líquido para poder quitar todos os compromissos do Passivo Circulante e Passivo Não Circulante da empresa, demonstrando em quanto a empresa poderá honrar essas dívidas com recursos próprios.
(  V  ) Composição do endividamento: Este indicador permite identificar a composição das dívidas de curto prazo em relação às dívidas de curto e longo prazo da empresa. O objetivo deste índice é avaliar o equilíbrio entre os recursos em curto prazo e longo prazo.
 
	8.
	O Planejamento é um conjunto de metas estabelecidas de acordo com as ações individuais e coletivas, que é definido como o processo de reflexão precedido da ação, dirigido para a tomada de decisões com vistas ao futuro. O processo de planejamento deve responder às seguintes perguntas: O que deve ser feito?  Quando deve ser feito?  Como deve ser feito? Quem deve fazê-lo? Dessa forma,planejar é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas para que sejam alcançados satisfatoriamente os objetivos por ventura fixados para uma empresa e suas diversas unidades. O processo de planejamento pode ser dividido em três atividades, analise as alternativas abaixo e associe os itens utilizando o código a seguir:
 
I − Planejamento Estratégico.
II – Planejamento Programa.
III – Planejamento Orçamentário.
 
(  II   ) É um planejamento de longo prazo, normalmente de três a dez anos.
( III  ) É elaborado com um nível de detalhes superior às necessidades mais imediatas. Normalmente é o primeiro ano do planejamento de longo prazo, previsto e acompanhado mensalmente.
(  I  ) Avalia os riscos e oportunidades que o setor produtivo oferece e os pontos fortes e fracos da organização com vistas a definir as diretrizes políticas, os objetivos e os princípios da empresa.
	9.
	O processo inflacionário é algo que gera sérias distorções nos resultados das empresas. No Brasil, em 1994, os preços variaram em torno de 80% ao mês, e, atualmente, chegou a patamares de menos de 10% ao ano. Isso pode ocasionar alguns impactos positivos ou negativos. Em relação a esses impactos gerados pelo processo inflacionário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( V ) Uma ameaça para o sistema bancário por causa da perda dos rendimentos derivados da aplicação financeira dos saldos de contas de depósitos à vista de seus correntistas, saldos estes não remunerados ou não-corrigidos.
( F ) Uma oportunidade para as empresas mais competitivas por causa da menor facilidade de comparações de preços por parte dos consumidores, em situação de maior estabilidade de preços.
( V ) Oportunidade para vendas a prazo por causa de maior previsibilidade por parte dos demandantes.
(  V ) Oportunidades para negócios que competem com grandes supermercados, diante do fato de que, sob condições de estabilidade de preços, os consumidores podem mudar de hábito, passando de uma prática de realização de grandes compras mensais para outras de compras amiúde.
: 
	
	
	
	
	10.
	A união das atividades dos departamentos integrantes de uma empresa resulta em um sistema organizacional, no qual existe uma ordem hierárquica a ser respeitada em decorrência do agrupamento humano integrante da organização. Dessa forma, para que o Sistema Empresa tenha um bom funcionamento é dividido em vários subsistemas. Em relação aos subsistemas, associe os itens utilizando o código a seguir:
 
I – Organização.
II – Institucional.
III – Gestão.
IV – Social.
V – Informação.
 
( IV ) Abrange o quadro funcional da empresa, incluindo-se nessa esfera a cultura e demais características inerentes ao capital intelectual da organização.
( I ) É como a empresa está organizada, o tipo de estrutura empregada (vertical ou horizontal), o grau de autoridade e atribuição de responsabilidade.
( II ) É também denominado de matriz, responsável pelos demais subsistemas, compreende a missão, assim como crenças e valores da organização.
(  V  ) Tendo em vista a atual dinâmica dos mercados como um todo, este subsistema aparece com considerável importância, pois consiste no conjunto de dados necessários para uma melhor tomada de decisão dos gestores da empresa.
( III ) É o responsável pelo processo de tomada de decisões, pois abrange as atividades de planejamento, gerenciamento e mecanismo de controle interno.
	11.
	Em períodos de aumento da inflação a sociedade em geral e as empresas perdem oportunidade de crescimento. Essas oportunidades se tornam limitadas em função do receio de investir e expandir novos projetos, pois há o risco da estagnação da economia. Sobre os tipos de impactos em grandes proporções que a inflação pode gerar na política econômica do país, associe os itens utilizando o código a seguir:
 
I − Perda do poder aquisitivo da moeda.
II – Distorções no mercado de crédito.
III – Alterações na área de investimentos produtivos.
 
( I ) Atinge especialmente aqueles que vivem de rendimentos fixos de forma temporária, como os assalariados, aposentados e pensionistas (beneficiários da previdência social), que necessitam ajustar seu poder de compra ao aumento progressivo do custo de vida.
( III ) A inflação provoca um gradativo desvio de recursos que poderiam ser aplicados em atividades produtivas, mas que acabam convergindo para fins especulativos.
( II) O mercado de crédito pode apresentar sérios problemas de interferências diante de uma inflação intensa, principalmente quando a alta de preços não era esperada pelos mutuantes e mutuários.
	
	
	12.
	O Brasil passou por um longo período de hiperinflação há muitos anos. Com o passar do tempo, houve diversos pacotes econômicos. Destes, o plano econômico que obteve um excelente resultado foi o Plano Real. Com a estabilidade econômica, as pessoas tiveram oportunidade de adquirir produtos que anteriormente estavam inacessíveis. Embora o acesso e a busca por novos produtos não tenham um impacto negativo na economia, pode ocorrer algum impacto na inflação. Com essas informações, identifique a característica da Inflação de Demanda.   Agora, assinale a alternativa correta: 
	C)
	É ocasionada pelo aumento dos rendimentos. Isso ocorre quando os meios de pagamento crescem além da capacidade de crescimento da economia, ou antes que a produção esteja em plena capacidade, impedindo que a maior demanda decorrente do aumento dos rendimentos seja atendida.
	13.
	Definir o que é empreendedor não é uma tarefa fácil. Porém, pode-se dizer que ser empreendedor é ter iniciativa para criar algo novo, realizar um empreendimento garantindo seu sucesso e assumir riscos.  Nesse contexto, analise a seguinte asserção-razão:
 
O empreendedor por necessidade não enxerga mais perspectivas no mercado de trabalho.
 
Porque
 
Em geral, possui idade avançada e suas qualificações profissionais estão defasadas.
 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
AS DUAS AFIRMAÇÕES SÃO CORRETAS E TEM RELAÇÃO ENTRE SI
	14.
	Apesar das dificuldades de iniciar a própria empresa, sejam elas de ordem financeira, cultural, institucional ou individual, muitos indivíduos decidem empreender, e novas empresas são constituídas todos os dias em todo o mundo.  Sobre o empreendedor que surgiu por necessidade ou por oportunidade, analise e associe os itens que seguem:
 
I – Empreendedor por necessidade
II – Empreendedor por oportunidade
 
(I ) Ausência de perspectivas no mercado de trabalho.
(II) Analisa e pesquisa o mercado antecipadamente.
( I) Ausência de um planejamento elaborado.
(II ) Analisa e pesquisa a existência de oportunidades.
	15.
	Uma importante ferramenta para a apuração dos resultados da empresa, que o gestor poderá utilizar para medir o desempenho e a qualidade da tomada de decisões implementadas na empresa, é a DRE - Demonstração do Resultado do Exercício. A DRE está dividida em alguns grupos que permitem facilitar a análise dos resultados.  Sobre os tipos de grupos de contas que compõem a DRE, associe os itens utilizando o código a seguir:
 
I − Receita operacional bruta.
II – Deduções da receita operacional bruta.
III – Custos operacionais.
IV – Despesas operacionais.
 
(   II  ) São compostos para apurar a Receita Operacional Líquida. São conhecidas como as Vendas Canceladas que correspondem à anulação total ou parcial de vendas de mercadorias ou serviços realizados.
(   IV  ) São constituídos pelos gastos pagos ou incorridos para vender produtos e administrar a empresa.
(   I  ) São incluídos todos os impostos incidentes sobre as vendas, por exemplo, o ICMS-Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o PIS-Programa de Integração Social e a COFINS-Contribuição ao Financiamento da Seguridade Social, demais operações de contas de abatimentos concedidas aos clientes e demais deduções que estão discriminadas em grupos separados.
(   III  ) São os valores que estão diretamente relacionados com a valorização dos estoques das empresas, pois representam a baixa efetuada nesse grupo pelas vendasrealizadas no período.
	16.
	As demonstrações contábeis das empresas refletem os resultados gerados pelas decisões dos gestores. Estes resultados estão pautados na qualidade e preparo acadêmico/profissional dos gestores que devem perceber as melhores oportunidades de negócio da empresa. As decisões passam pelas Atividades Operacionais, Atividades de Financiamento e Atividades de Investimento. Todas essas atividades possuem suas peculiaridades e precisam ser muito bem analisadas pelo gestor financeiro, a fim de evitar a alocação de recursos financeiros que não sejam muito interessantes para aquele momento em algumas destas atividades. Sobre os tipos de atividades voltadas para a geração dos resultados da empresa, associe os itens, utilizando o código a seguir:
 
I − Atividades Operacionais.
II – Atividades de Investimentos.
III – Atividades de Financiamentos.
 
(  II  ) São os recursos financeiros alocados para novos projetos, que podem ser de expansão, melhorias tecnológicas com a aquisição de máquinas e equipamentos, produtos novos ou até mesmo obrigatórios como os investimentos em preservação ambiental.
(  III  ) São as atividades de fontes de recursos para a empresa, próprios ou de terceiros (podendo ser de curto ou longo prazo).
(  I  ) Estão relacionadas às atividades fins de uma organização, ou seja, são realizadas na expectativa de gerar retorno sobre o capital investido.
	17.
	Dentro do plano de negócios, na etapa que trata da análise do mercado, definir os objetivos relacionados aos concorrentes é um dos segredos para tornar o empreendimento vitorioso.   Acerca dos objetivos que devem ser definidos com base nos concorrentes, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas que seguem:
 
(V ) Identificar os concorrentes.
( F ) Unir-se aos concorrentes.
( V ) Superar os concorrentes.
	18.
	O gestor financeiro precisa saber, na empresa onde atua, qual é o prazo médio de contas a receber em uma carteira de cobrança que possui um volume de contas a receber com diversos prazos. Há necessidade de apurar o prazo médio de recebimentos para planejar as compras com os prazos de pagamentos. A carteira de cobrança é composta da duplicata A no valor de R$ 32.000,00 e 28 dias de prazo de recebimento; duplicata B no valor de R$ 31.000,00 e 40 dias de prazo de recebimento; e duplicata C no valor de R$ 25.000,00 e 33 dias de prazo de recebimento. Com essas informações, apure o prazo médio de cobrança.   Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Aproximadamente 33,6477 dias de prazo médio de contas a receber.
	19.
	O plano de marketing é uma etapa importante dentro do plano de negócios, principalmente pela definição do preço do produto/serviço. Assim, o preço do produto/serviço é definido com base... 
	B)
	No custo de produção somado com a margem de lucro.
	20.
	Para as empresas otimizarem seus resultados, registram os recursos denominados de BENS, os quais são todas as coisas que podem atender às necessidades do consumo humano e que podem ser avaliadas economicamente. Sobre estes aspectos, em qual situação a empresa apresenta os recursos em Bens de troca (ou venda)?
Com a aplicação do regime de competência. A apuração do caixa independe das atividades da contabilidade e envolve apenas as entradas e saídas efetivas do caixa.

Continue navegando