Buscar

Atividade Diagnóstica 2-Biogeografia

Prévia do material em texto

Atividade Diagnóstica 2 - Biogeografia
1) A posição dos continentes no globo terrestre sempre foram as mesmas durante 200 milhões de anos, no qual tiveram unidos em único bloco de terra, denominado como Pangéia. E com a deriva continental afetou os níveis dos oceanos, o clima, a distribuição dos seres vivos e alterando o curso das correntes, originando as barreiras geográficas.
A partir da criação das barreiras geográficas possibilitou a origem
a) a dispersão e o isolamento dos organismos, contribuindo para modificação e distribuição dos seres vivos.
b) e o desbravamento de novas áreas a fim de identificar a população existente em diferentes regiões.
c) e a distribuição dos seres vivos contribuindo para que uma mesma espécie habite em várias localidades sem sofrer modificações.
d) e a potencialização de uma espécie em relação as demais espécies, originando um nível hierárquico de cadeia alimentar.
e) e a colonização de áreas não exploradas, contribuindo para permanência de uma única espécie.
2) Uma espécie que habitava determinada região e este local sofreu uma fragmentação, um rompimento e, a partir dessa fragmentação proporcionou a criação de uma nova espécie. Estamos falando de um fato que aconteceu com as espécies que habitavam a formação continental denominada como Gonduana.
A denominação dada a origem de uma nova espécie a partir da fragmentação do seu habitat é:
a) Dispersão.
b) Disseminação
c) Alheamento
d) Vicariância
e) Vacância
3) O isolamento geográfico é a forma mais comum de especiação, porém não é a única. A redução do fluxo gênico pode ocorrer mesmo sem uma barreira extrínseca específica. O isolamento geográfico é um dos processos fundamentais para a especiação. Quando uma parte da população (ou um único membro da mesma), devido a um evento de dispersão, por exemplo, migra de sua população original se isolando durante um longo período de tempo, suficiente para que modificações morfológicas, fisiológicas e comportamentais ocorram, promovendo a formação de uma nova espécie.
O isolamento descrito acima, trata-se do
a) isolamento espacial.
b) isolamento temporal.
c) isolamento continental.
d) isolamento regional.
e) isolamento local.
4) O planeta Terra possui 4,5 bilhões de anos, e durante todos esses anos a mesma não possuí a mesma composição sempre. Passou por diversas formações e composições da espécie, isso por meio de fatores bióticos e abióticos. Preencha a lacuna informando qual fonte, em nosso ambiente, que foi possível identificar todas as mudanças sofrida pelo planeta?
As evidências __________ são uma fonte de informação sobre as mudanças sofrida pela Terra durante um passado remoto. Assim, são os ___________ preservados em rochas, e não as rochas propriamente ditas, que permitem aos cientistas ordenar os eventos no ___________.
Assinale a alternativa que complete a lacuna
a) cartográficas, fósseis, espaço.
b) sísmica, ossos, tempo.
c) histórica, fósseis, espaço.
d) geológica, fósseis, tempo.
e) marítima, ossos, tempo.

Continue navegando

Outros materiais