A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE BIOGEOGRAFIA!

Pré-visualização | Página 1 de 2

QUESTÕES OBJETIVAS DE BIOGEOGRAFIA
1-Ao longo do tempo, os seres vivos passaram por mudanças genéticas e adaptações para sobreviverem. Um dos fatores físicos que condicionaram adaptações nos seres vivos foi a mudança do clima. Assim, é necessário conhecermos o clima do passado, que tem sido compreendido pelos cientistas através de inúmeras técnicas, como os fósseis, anéis de crescimento de tronco de árvores e formas de relevo. Sobre essas técnicas, analise as sentenças a seguir:
I- A fossilização resulta da ação combinada de processos físicos, químicos e biológicos. Fósseis, restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas são importantes para conhecer o clima passado, pois podem indicar as condições do clima como costumava ser. CORRETA
II- Anéis de crescimento de árvores possibilitam a identificação de variações climáticas locais e globais, inclusive do passado. A simetria da espessura dos anéis é um padrão deste indicador, assim como a pouca sensibilidade à disponibilidade de água, luz e nutrientes. ERRADA
III- Depósitos sedimentares são indicadores das características do clima passado. Um exemplo são estudos de rochas sedimentares formadas durante as idades glaciais, pois sua análise permite estudar as mudanças climáticas globais do passado da Terra. CORRETA
2-De acordo com Solé-Cava (2012), diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Charles Darwin percebeu que uma parte relevante da variação observada dentro de cada espécie era devido à herança. A característica morfológica benéfica de determinado grupo de animais faz com que a população destes indivíduos aumente, pois os animais vão morrer menos e terão mais filhotes. Dessa forma, com o tempo, aquela característica selecionada vai crescer em frequência total. Sobre o princípio chamado por Darwin de seleção natural, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOLÉ-CAVA, A. Teoria evolutiva de Charles Darwin permanece atual depois de 150 anos. 2012. Disponível em: http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2012/01/teoria-evolutiva-de-charles-darwin-permanece-atual-depois-de-150-anos.html. Acesso em: 24 out. 2018.
( X ) A teoria darwinista, apoiada no conceito de seleção natural, considera que alguns indivíduos estão mais bem preparados que outros para enfrentar fatores limitantes.
( ) A teoria darwinista, apoiada no conceito da genética, atua em conjunto com a seleção natural e o mecanismo da mutação é essencial.
( ) As ideias de Darwin, que originaram o conceito de seleção natural, foram embasadas cientificamente, razão pela qual serviu de modelo para o desenvolvimento da Biologia.
( ) O darwinismo explica o surgimento de novas espécies, a partir da aplicação dos conhecimentos da genética, que propiciou a explicação deste mecanismo.
3-A teoria da biogeografia de ilhas foi desenvolvida por Robert McArthur e Edward Wilson, dois ecólogos americanos, em 1963/67. Hoje em dia, a teoria está em desuso, substituída pela teoria dos refúgios ecológicos. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( F ) O termo Ilha Biogeográfica se refere apenas a uma porção de terra cercada por água por todos os lados.
( V ) O termo Ilha Biogeográfica se refere a qualquer biótopo isolado, dentro do qual se desenvolve uma ou mais populações, isoladas de outras. Esse conceito também foi substituído pelo de refúgio.
( V ) A teoria da biogeografia de ilhas tem recebido muitas críticas, porque não considera as comunidades dinamicamente e parte do princípio de que o número de espécies é afetado somente pelas características físicas da ilha e não pelas relações biológicas entre elas.
( V ) A biota das ilhas não é um conjunto de comunidades individuais, que viviam isoladas umas das outras, mas um sistema dinâmico, integrado, complexo, no qual novas comunidades surgem afastando as antigas.
4-A teoria da deriva continental foi criada por Alfred Wegener, em 1915. Segundo Wegener, os continentes formavam uma massa única denominada Pangea, circundada por uma imensa massa líquida, que chamou de Panthalassa. A separação continental ocorreu ao longo de milhares de anos formando continentes, mares e oceanos. A importância desta separação em Biogeografia é que a fauna e a flora também se separaram, constituindo novas famílias, gêneros e espécies. Sobre os períodos e as suas respectivas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Permiano.
II- Triássico.
III- Jurássico.
IV- Cretáceo.
( IV ) Este período foi marcado por grandes mudanças geológicas e biogeográficas na Terra. Neste período ocorreu a separação da América do Sul e África, interrompendo a dispersão da flora e da fauna. Esse período coincidiu com a extinção dos dinossauros.
( III ) O deslocamento da América do Norte para oeste, levou ao surgimento das montanhas rochosas e Sierra Nevada. Este período foi marcado pelo início do surgimento do Oceano Atlântico, quando uma grande fenda se interpõe entre a América do Sul e África.
( II ) A fragmentação da Pangea, o intenso vulcanismo em Godwana e o reflorescimento da vida no planeta, foram peculiares neste período. Desertos e savanas surgiram no interior de Gondwana e da Laurásia. Neste período, os grandes répteis aparecem pela primeira vez.
( I ) Durante este período, a fase tectônica foi relativamente calma. Seu fim foi marcado por uma grande extinção, antecedido por uma grande riqueza de formas de vida. O resfriamento do planeta e rebaixamento do nível do mar figura como uma das hipóteses da extinção.
5-Georges Cuvier (1796-1832) foi considerado o principal responsável por uma estagnação da ciência no século XVIII. Ele explicava a existência dos fósseis devido ao extermínio dos animais em calamidades, como o dilúvio. Para Curvier, após tais calamidades, a criação divina repovoava a Terra. Sobre como foi chamada essa ideia que também teve muitos adeptos, assinale a alternativa CORRETA:
( X ) Catastrofismo.
( ) Evolucionismo.
( ) Geração espontânea.
( ) Quimiossíntese.
6-Alfred Wegener (1880-1930) desenvolveu a teoria da deriva continental. Wegener sustentou a teoria de que os continentes formavam apenas um único bloco, denominado por ele de Pangeia, cercado por um único oceano, a que chamou de Panthalassa. Sobre os fatos nos quais se apoiou para justificar sua teoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Ocorrência de tilitos com a mesma idade na Índia, Austrália, África do Sul e Brasil.
( V ) Grande semelhança encontrada entre a flora da Europa e da América do Norte.
( V ) Ocorrência do réptil fóssil Mesossaurus, do Permiano, na África e na América do Sul.
( V ) Ocorrência de plantas do gênero Glossopteris, flora dominante no Gondwana no Devoniano, encontrada na África, na Austrália, na Ásia e na América do Sul.
7-A evolução das espécies foi explicada cientificamente por Charles Darwin em 1958, que partia do pressuposto de que a evolução ocorria pela seleção natural das espécies ao meio ambiente. Atualmente, já ocorreu uma evolução dessa teoria, concebendo novas maneiras de explicar as adaptações e as evoluções dos seres vivos. Sobre esse assunto, analise as sentenças a seguir:
I- Há um consenso na ciência de que toda a adaptação e a evolução das espécies ocorrem de maneira lenta. ERRADA
II- Os neodarwinistas defendem que a evolução das espécies ocorre de forma lenta, porém algumas teorias modernas insistem que a evolução é um processo rápido. CORRETA
III- A flexibilidade da adaptação de determinada espécie às mudanças do meio ambiente pode evitar a extinção dessa espécie. CORRETA
IV- Membros de uma mesma espécie nunca vão apresentar diferenças genéticas, pois possuem sempre a mesma evolução. ERRADA
8-Na natureza pode ocorrer de uma população (conjunto de organismos de uma mesma espécie) ser separada por algum tipo de barreira física, como ilhas, vales e serras. Sob essa condição, a população isolada pode desenvolver uma variabilidade genética, originando uma nova espécie. Exemplos disso são as

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.