Buscar

Teroria Geral do Estado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE DO PRESIDENTE
Exercícios:
1º) Quanto ao Presidente da República é correto afirmar:
a) O poder executivo é exercido pelo presidente da República, auxiliado por Ministros de Estado, os quais serão nomeados após terem seus nomes submetidos à votação pelo Senado Federal.
b) Em caso de vacância dos cargos de Presidente e de Vice-Presidente, serão sucessivamente chamados aos exercícios da Presidência o Presidente da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Supremo Tribunal Federal.
c) O presidente da República, na vigência de seu mandato, poderá ser responsabilizado por atos estranhos ao exercício de suas funções, desde que a acusação seja admitida por dois terços da Câmara dos Deputados.
d) O Presidente da República, não poderá, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do país por mais de 24 horas, sob pena de perda de cargo.
e) Nos crimes de responsabilidade admitida a acusação por dois terços do Senado, o Presidente da República ficará suspenso de suas funções.
Resposta: a
2º) Sobre os atos atentatórios que configuram crimes de responsabilidade do Presidente da República, considere as afirmativas a seguir: 
I) Que descumpram decisões judiciais.
II) Que impeçam os exercícios dos direitos sociais.
III) Que se aponham à existência da União 
IV) Que contrariem os interesses do mercado financeiro. 
Assinale a alternativa correta:
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as a afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II, III corretas.
e) Somente as afirmativas II, II e IV são corretas.
Resposta: d
3º) Dentre outros, é/são atribuição(ões) privativa(as) do Presidente da República, segundo as disposições constitucionais.
a) Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.
b) Requisitar e designar magistrados, delegando-lhes atribuições, e requisitar servidores de juízos ou tribunais, inclusive nos Estados, Distrito Federal e Territórios.
c) Prover, na forma prevista na Constituição Federal, os cargos de juiz de carreira da respectiva jurisdição.
d) Realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil
e) Nomear, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de Territórios, o Procurador-Geral da República, o Presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando denominado em lei.
Resposta: e
4º) Na estrutura do Poder Executivo, verifica-se a existência de duas funções primárias diversas, quais sejam, a de Chefe de Estado e de Chefe de Governo. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) O chefe de Governo representa o país nas suas relações internacionais bem como corporifica a unidade interna do Estado.
b) O chefe de Estado exercerá a liderança da política nacional, pela orientação das decisões gerais e pela direção da máquina administrativa.
c) Tanto no presidencialismo como no parlamentarismo, ocorre a acumulação dessas funções (chefe de Governo e chefe de Estado) em uma única pessoa.
d) O texto Constitucional brasileiro expressamente adotou o presidencialismo, proclamando a junção das funções de chefes de Estado e chefe de Governo, a serem realizados pelo presidente da República, prevendo-as no artigo 84 da CF.
e) Em alguns países, a função de chefe de Governo é exercida pelo Monarca e a de Chefe de Estado, pelo Primeiro Ministro que chefia o gabinete.
Resposta: d
5º) Compete privativamente ao Presidente da República.
a) Prestar, anualmente, ao Congresso Nacional, dentro de noventa dias após a abertura da sessão legislativa, as contas referentes ao exercício anterior.
b) Nomear os Magistrados, nos casos previstos na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, e o Advogado Geral da União.
c) Nomear, sem a necessidade de participação do Senado Federal, os Ministros do Superior Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores, os Governadores de territórios, o Procurador-Geral da República, o Presidente e os diretores do banco central e outros servidores, quando determinado em lei.
d) Nomear e exonerar, após aprovação pelo Senado Federal, os Ministros e Estados.
e) Exercer, com o auxílio dos Ministros do Superior Tribunal da Justiça, a direção superior da administração Federal
Resposta: b
6º) De acordo com a Constituição Federal, na forma da lei, dentre outras, é condição de elegibilidade a idade mínima de:
a) Trinta anos para Senador
b) Vinte e cinco anos para Governador
c) Vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e Juiz de Paz
d) Dezoito anos para vereador, Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital
e) Trinta anos para Presidente da República
Resposta: c
7º) E correto afirmar sobre o Conselho da República.
a) Dele participam como membros, dentre outros, os líderes da maioria, tanto na câmara dos Deputados como no Senado Federal.
b) Possui como um dos seus membros o Ministro do Planejamento
c) Dentre as suas competências constitucionais deve opnar nas hipóteses de declaração de Guerra e de celebração de paz.
d) Compete-lhe estudar, propor e acompanhar o desenvolvimento de iniciativas necessárias a garantir a independência nacional e da defesa do Estado
e) É composto, dentre outros membros, de oito cidadãos brasileiros natos ou naturalizados, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo três nomeados pelo presidente da República, três eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três anos, sendo possível a recondução para uma única vez.
Resposta: a
8º) No regime presidencialista, o presidente da República é o Chefe de Estado e de Governo da República Federativa do Brasil. As competências constitucionais do presidente da República incluem:
a) Editar decretos autônomos, nas hipóteses previstas na Constituição Federal que pode ser delegada ao advogado-geral da União
b) Nomear, após aprovação pelo Senado Federal, o advogado-geral da União
c) Celebrar tratados, convenções e atos internacionais, independentemente de aprovação do congresso Nacional.
d) Dar, de forma privativa, início ao processo legislativo de leis que disponham sobre criação de todo cargo, emprego e função dos poderes da República.
e) Expedir decretos orçamentários que inovam a ordem jurídica.
Resposta: a

Outros materiais