Buscar

ATIVIDADE O MUNDO DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE O MUNDO DO TRABALHO
1-REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: SÃO OS SUCESSIVOS PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO NAS EMPRESAS E INDÚSTRIAS, CARACTERIZADOS PELA DESREGULAMENTAÇÃO E FLEXIBILIZAÇÃO DO TRABALHO, FRUTO DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL E DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
DESEMPREGO ESTRUTURAL: O DESEMPREGO ESTRUTURAL OCORRE QUANDO O NÚMERO DE DESEMPREGADOS É MAIOR NÚMERO DE COLABORADORES QUE O MERCADO QUER CONTRATAR E ESSE EXCESSO DE OFERTA DE TRABALHADORES NÃO É TEMPORÁRIO.
2-A FLEXIBILIZAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO POSSUI AS SEGUINTES CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS:
AUMENTO DA CONCORRÊNCIA: PRINCIPALMENTE PARA OS PRESTADORES DE SERVIÇOS DAS ATIVIDADES MEIO (ESSENCIAL PARA O ANDAMENTO DOS TRABALHOS) PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS. COMO EXEMPLO DE UMA ATIVIDADE MEIO, PODEMOS CITAR: SERVIÇOS GERAIS.
ACORDOS ENTRE PATRÕES E EMPREGADOS: O EMPREGADOR E O FUNCIONÁRIO PODERÃO DEFINIR PEQUENOS ACORDOS, SEM A NECESSIDADE DE INTERVENÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO;
FLEXIBILIZAÇÃO DAS FORMAS DE TRABALHO: A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PODE OCORRER DA PRÓPRIA CADA DO PRESTADOR, COM OS SERVIÇOS DE HOME OFFICE.
3-Depende do tipo de comportamento dos indivíduos assalariados.
Para alguns individuos que compreenderam o conceito de reestruturação produtiva, rapidamente foram capazes de se capacitar e se alinhar com as novas formas de produção cada vez mais tecnológicas e sistematizadas.
Já para aqueles que mantém a visão tradicional e conservadora, a reestruturação representou o desemprego e a insatisfação de muitos.
4- IMPORTÂNCIA DO ENSINO TÉCNICO: ALÉM DE SER UMA FORMA MAIS RÁPIDA DE ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO, A PESSOA QUE POSSUI UMA FORMAÇÃO TÉCNICA POSSUI MAIS ESTABILIDADE DENTRO DA EMPRESA QUE TRABALHA. SEGUNDO UMA PESQUISA REALIZADA PELO SENAI, O INDIVÍDUO QUE POSSUI QUALIFICAÇÃO TÉCNICA TEM MENOS CHANCE DE FICAR DESEMPREGADO DO QUE QUEM NÃO FEZ UM CURSO TÉCNICO. 
5- TERCEIRIZAÇÃO:
PONTOS POSITIVOS: MENOR CUSTO, MAIOR PODER DE NEGOCIAÇÃO, ECONOMIA DE ESCALA, FOCALIZAÇÃO DOS NEGÓCIOS DA EMPRESA, MAIOR AGILIDADE NAS DECISÕES.
PONTOS NEGATIVOS: RISCO DE DESEMPREGO, AUMENTO DA DEPENDÊNCIA DE TERCEIROS, DEMISSÕES NA FASE INICIAL, CUSTO DE DEMISSÕES, FALTA DE CUIDADO NA ESCOLHA DE FORNECEDORES.
OU SEJA, A TERCEIRIZAÇÃO SÓ TEM PONTOS POSITIVOS PARA A EMPRESA, O EMPREGADO SOMENTE SE DÁ MAL.
6-VERIFICANDO O SEU CONHECIMENTO:
1- C) pela participação ativa das empresas e dos próprios trabalhadores no processo de qualificação laboral.
2- A) Crítica à precária situação dos trabalhadores ativos e aposentados.

Continue navegando