Buscar

mito a razão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
 ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS 
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
 FILOSOFIA E CIENCIAS SOCIAS APLICADAS
Prof: AMARILDO FERNANDES
ALUNO: LUIS GUSTAVO LEMES BATISTA
MITO A RAZÃO
Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa( origem dos astros, da terra, dos homens das plantas, dos animais, do fogo, da água dos ventos, do bem e do mal, da saúde e da doença, da morte, dos instrumentos de trabalho, das raças, das guerras, do poder, etc.).
E a razão no vídeo, traz o pensamento da explicação dos fatos e os cosmos é porque a explicação é do Universo, mas eles falam mais que isso, por exemplo, Platão traz a ideia matemática, e possui uma fala aos 39 minutos do documentário, onde ele fala para não perderem tempo com estrelas e planetas e apenas pensar neles. Por preferir a exatidão da matemática do que a incerteza da vida diária. 
Onde estamos? Quem somos? E afirma que o mundo cria significados com nossas perguntas e profundidades de nossas respostas.
Enfim, vejo que os primeiros filósofos, os pré-socráticos, questionaram o porque, e evoluir o mito ao conhecer, por isso entendo a razão, fazendo ter uma compreensão lógica e racional, seguindo os estudos e levando aos cosmos, matemática, física e essa é uma busca sem fim.
 Pois, só sei, que nada sei!

Outros materiais