Buscar

AS6 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AS6
PERGUNTA 1
1. O Índice de Liquidez Geral pode ser definido como um indicador que mede:
	
	a.
	A capacidade de pagamento da empresa no longo prazo com base em todos os ativos conversíveis em dinheiro, curto e longo prazos, comparado aos seus compromissos assumidos (dívidas) no curto e longo prazos.
	
	b.
	Apenas a capacidade de pagamento do endividamento da empresa de curto prazo.
	
	c.
	Apenas a capacidade de pagamento do endividamento da empresa de curto prazo dado valores de capital e de faturamento semestrais apenas.
	
	d.
	A capacidade de pagamento da empresa no curto prazo com base em ativos comparados aos seus compromissos assumidos (dívidas) no curto e longo prazos.
	
	e.
	O altíssimo custo de cálculo de seus valores e dado a inexistência desta prática nos mercados brasileiros.
0,175 pontos   
PERGUNTA 2
1. As análises horizontal e vertical das demonstrações Financeiras são importantes instrumentos de verificação do desempenho da empresa, pois permite visualização da variação dos valores apresentados em cada conta, e em diferentes períodos de apuração. Assim sendo, podemos dizer que a finalidade principal da análise horizontal é:
	
	a.
	Analisar anualmente o crescimento de itens apenas dos Balanços Patrimoniais e excluindo-se as Demonstrações de Resultados através dos períodos, a fim de caracterizar tendências. E, para efetuarmos as análises horizontais, basta comparara os números dos demonstrativos.
	
	b.
	Apontar o crescimento de itens dos Balanços e das Demonstrações de Resultados através dos períodos, a fim de caracterizar tendências. E para efetuarmos as análises horizontais, normalmente utilizamos análise de índices, obtidos a partir dos números dos demonstrativos.
	
	c.
	Verificar o Aumento dos Ativos (p.ex. compra de ativos fixos, equipamentos) e a Diminuição de Passivos (p.ex. quitação de dívidas junto a bancos), pois estes explicam todas as variações no ano.
	
	d.
	Apontar o crescimento de itens dos Balanços e das Demonstrações de Resultados através de indicadores de eficiência e produtividade da DOAR – Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos.
	
	e.
	Apenas verificar se houve Diminuição dos Ativos (p.ex. venda de ativos fixos) e o Aumento de Passivos (p.ex. captação de dívidas junto a bancos) no período analisado.
0,175 pontos   
PERGUNTA 3
1. Da mesma forma, podemos dizer que a análise vertical dos Demonstrativos Financeiros, e que pode ser elaborada em conjunto com uma análise horizontal:
	
	a.
	É valioso instrumento de entendimento da evolução e de análise de cada conta de um determinado demonstrativo de resultados ao longo de um período de tempo determinado.
	
	b.
	É apenas mais um instrumento de comparação de desempenho entre empresas e, consequentemente, de Balanços Patrimoniais diferentes no decorrer do ano contábil.
	
	c.
	É o melhor medidor da variação do Orçamento de Capital que nunca exigirá que o financista proceda com cuidado e atenção durante o processo de contabilização dos investimentos na DRE.
	
	d.
	É a forma ideal de medir o Aumento dos Ativos e a Diminuição de Passivos através de relatórios gerenciais específicos emitidos pelo pessoal de orçamentos.
	
	e.
	É valioso instrumento de entendimento da evolução e de análise apenas da conta Capital e um determinado demonstrativo de resultados ao longo de um período de tempo determinado.
0,175 pontos   
PERGUNTA 4
1. Com relação aos Índices de Liquidez, é verdadeiro afirmar que:
	
	a.
	Este índice mede o Capital de Giro que fica “girando” dentro da empresa, sofrendo transformação em seu estado patrimonial e gerando reflexos na contabilidade.
	
	b.
	Todo e qualquer índice de liquidez mede os valores aplicados em um determinado negócio e deve, de uma forma ou de outra, oferecer uma visão dos números gerais publicados no Balanço Patrimonial.
	
	c.
	Na verdade reflete o Capital de Giro da firma que fica ‘girando’ na empresa apenas nas chamadas atividades comerciais e de vendas em, por exemplo, supermercados e lojas de departamento.
	
	d.
	Reflete a adequada contabilização segundo as regras contábeis do Brasil. O índice de liquidez é assim uma garantia de correta publicação dos dados feita pela administração e pelo gestor financeiro.
	
	e.
	Os índices de liquidez são utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa e constituem uma apreciação sobre a capacidade da empresa em conseguir saldar seus compromissos. Esta capacidade de pagamento pode ser avaliada considerando: longo prazo, curto prazo ou prazo imediato.
PERGUNTA 3
1. Segundo os autores citados em nossos estudos, a análise de índices envolve métodos de cálculo e interpretação de índices financeiros visando analisar e acompanhar o desempenho da empresa; e os elementos básicos desta análise são o Demonstrativo de Resultados e o Balanço Patrimonial da empresa. Assim sendo, podemos dizer que:
	
	a.
	Os índices têm como finalidade principal permitir ao analista extrair tendências e comparar os quocientes com padrões preestabelecidos, oferecendo algumas bases para inferir o que poderá acontecer no futuro.
	
	b.
	Os índices têm como finalidade principal permitir ao analista extrair números contabilizados no balanço e comparar com os dados gerenciais, oferecendo algumas bases para inferir o que poderá acontecer no futuro.
	
	c.
	Os índices são obtidos pela divisão de números contábeis ano a ano de forma a permitir publicações semestrais de seus resultados, oferecendo algumas bases para inferir o que poderá acontecer no futuro
	
	d.
	Os Recebíveis são índices financeiros confiáveis de controle da empresa que podem eventualmente ser medidos em dinheiro como máquinas e equipamentos apenas. Ou classificados como Direitos como Contas a Pagar e, portanto, nunca são passíveis de serem descontados em bancos.
	
	e.
	Os índices podem ser usados ou não pelos analistas financeiros e de investimentos, pois não são obrigatórios ou servem como base de comparação de resultados publicados pelas empresas.
PERGUNTA 4
1. O Índice de Liquidez Corrente – ou Liquidez Comum (ILC) - pode ser definido como sendo:
	
	a.
	Um recurso financeiro entregue ao cliente sem que haja o correspondente fornecimento de bens ou serviços. Neste sentido o Índice apenas reflete o fato já publicado no balanço.
	
	b.
	Um valioso instrumento de análise que mostra a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. Entretanto, este índice não permite que o analista financeiro qualifique as contas do ativo circulante ou do passivo circulante que utilizamos para seu cálculo.
	
	c.
	Um indicador do total do passivo financeiro obtido em bancos sem que haja o correspondente fornecimento de material, equipamento ou serviço. Ou seja, uma mensuração do valor total do passivo bancário reportado no período de análise.
	
	d.
	Um valioso instrumento de análise da empresa e mostra a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo. Este índice é essencial para permitir que o analista qualifique as contas do ativo circulante ou do passivo circulante que utilizamos para seu cálculo.
	
	e.
	Um instrumento financeiro pouco utilizado dado o altíssimo custo de cálculo de seus valores e dado a inexistência desta prática nos mercados brasileiros.

Continue navegando