Logo Passei Direto
Buscar

Desenho técnico-prova objetiva final

User badge image
Lucas Bellatto

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

No que se refere ao desenho técnico, o emprego de diferentes tipos de linhas e diferentes espessuras facilita a leitura e o entendimento do projeto, organizando e hierarquizando a informação apresentada. De acordo com a padronização de linhas definidas na NBR 8403, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Linha fina contínua.
II- Linha fina traço e ponto.
III- Linha fina tracejada.
( ) Linhas de cota, linhas de chamada (ou extensão), hachuras.
( ) Arestas ou contornos não visíveis.
( ) Linhas de simetria e linhas de centro.
a) I - III - II.
b) I - II - III.
c) III - I - II.
d) II - III - I.

Um dos principais objetivos do desenho técnico em arquitetura é representar as três dimensões de uma edificação sobre as duas dimensões em um pedaço de papel. Um dos meios de representar a edificação em um plano de projeção, do mesmo modo como em uma folha de papel, é através da técnica da representação gráfica em planta baixa.
Diante desse contexto, qual é o objetivo de uma planta baixa?
a) Representar a altura de paredes, portas e janelas.
b) Representar o comprimento de paredes, portas e janelas e o layout dentro de uma edificação.
c) Representar os elementos constituintes de um telhado.
d) Representar a quantidade de paredes, portas e janelas existentes dentro de uma edificação.

A projeção ortográfica é uma forma de representar objetos tridimensionais (volume) em superfícies planas, transmitindo seus aspectos com precisão e demonstrando sua verdadeira grandeza, ou seja, as medidas reais desse objeto. Segundo Ching (2002), todo e qualquer volume é formado por vértices (pontos), arestas (linhas) e planos (faces ou superfícies), podendo ser classificado em formas regulares e irregulares, de menor ou maior complexidade visual.
De acordo com o ponto de observação do objeto e suas respectivas vistas, é possível que ocorra a sobreposição de arestas (linhas). Nesta situação, como devemos fazer esta representação?
a) Devemos inclinar a representação para que sejam visualizadas todas as arestas.
b) Devemos repetir a representação ao lado para que todas as arestas sejam visualizadas.
c) Devemos representar aquela que estiver mais próxima ao observador.
d) Devemos representar aquela que estiver mais distante ao observador.

As projeções ortográficas, com as perspectivas, são métodos utilizados para facilitar o entendimento daquilo que se pretende produzir. Enquanto as perspectivas facilitam a leitura espacial do todo, as projeções ortográficas, com suas respectivas vistas ortográficas, evidenciam as dimensões, geralmente em escala, de cada uma destas vistas.
Sobre a importância das projeções ortográficas para a construção de máquinas e equipamentos industriais, analise as sentenças a seguir:
I- A representação de um objeto tridimensional em superfície plana é possível quando se utilizam os raios projetantes, perpendiculares ao plano de projeção, evidenciando uma vista.
II- Geralmente três vistas são necessárias para a representação da maioria dos objetos. Em caso de objetos mais complexos, utiliza-se o número de vistas necessário ao completo entendimento do objeto.
III- Em desenho técnico, utilizamos um plano vertical e um plano horizontal que se cortam perpendicularmente, formando os diedros.
IV- O Brasil adota a representação de projeções ortográficas no 3º diedro.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Considerando a grande abrangência do desenho técnico, existe uma área em específico que é voltada ao desenho aplicado à arquitetura, também conhecida como desenho arquitetônico. Quanto ao desenho de uma edificação, por exemplo, uma casa, mais precisamente sua representação em planta baixa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A planta baixa representa a configuração interna de uma determinada edificação, evidenciando o posicionamento, relação e tamanho dos cômodos, dos seus elementos de ligação e acessos à própria edificação.
( ) A planta baixa é obtida quando passamos um plano vertical perpendicular ao piso da edificação, em altura entre 1,20 e 1,50 m do piso, demarcando paredes, portas, janelas, equipamentos hidrossanitários e outras particularidades da edificação.
( ) Informações como nome do ambiente (cômodo), área (útil), tipo de piso (revestimento) e dimensões das aberturas (portas e janelas) devem ser inseridas em planta baixa.
a) F - V - F.
b) V - F - V.
c) F - F - V.
d) V - F - F.

Uma edificação é formada, basicamente, pela união de planos horizontais e verticais, definindo um determinado espaço arquitetônico. Assim, é pela união de um plano superior (cobertura) com um plano inferior (base), além de quatro planos verticais (paredes), que uma edificação baseada em um paralelepípedo é gerada.
Sobre os elementos constituintes de uma edificação residencial, por exemplo, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Vedação.
II- Estrutura.
III- Circulação.
( ) Horizontal e vertical, corredores, halls, escadas, elevadores etc.
( ) Paredes internas e externas.
( ) Pilares, vigas e lajes.
a) III - II - I.
b) II - III - I.
c) III - I - II.
d) I - II - III.

O desenho técnico, ao longo do tempo, passou por um crescente processo de normalização, buscando-se uma unidade tanto em termos visuais quanto na circulação de informações técnicas. Diante da sua importância para o desenvolvimento tecnológico e industrial das nações, qual é a definição de desenho técnico?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) É uma representação gráfica caracterizada pela normatização e apropriação das regras da geometria descritiva, utilizada na concepção e fabricação de manufaturas, mas nunca é um meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica.
b) É uma representação gráfica que tem o objetivo de organizar e ilustrar a forma, a dimensão e a posição de objetos, estruturas ou processos para que os profissionais da área envolvidos no projeto consigam utilizá-lo como retrato fiel e aplicar suas informações na realidade física.
c) É uma representação gráfica que retrata sentimentos pessoais e não necessita ser fiel à realidade, pois sua execução não segue normas técnicas.
d) É uma representação gráfica de processos, estruturas ou objetos que deve transmitir pouca exatidão nas características e informações do que está representado no papel, mas deve obrigatoriamente apresentar beleza artística.

O plano vertical que corta determinado objeto gera informações importantes para sua compreensão espacial, evidenciando aspectos encobertos pelo próprio objeto. Diante da existência de vários tipos básicos de cortes, com diferentes possibilidades de representação de detalhes construtivos, como podemos definir corte em desvio?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) É gerado a partir do corte em duas dimensões, utilizando-se das técnicas de construção de perspectivas para melhor definir o interior de um determinado objeto, sendo muito utilizado em desenho arquitetônico.
b) É utilizado para representar detalhes construtivos internos e externos de determinado objeto em um único desenho, sendo metade representado em corte e a outra metade representada em vista.
c) É gerado pela utilização de mais de um plano de corte, sendo que seu desvio tem a finalidade de melhor representar os aspectos construtivos internos de determinado objeto.
d) É utilizado para evidenciar um pequeno detalhe construtivo, com extensão inferior à metade de determinado objeto, sem a necessidade de corte de maior dimensão e complexidade para sua representação.

A visão espacial proporcionada pela perspectiva, como instrumento de criação, é uma importante ferramenta de projeto para definir os detalhes construtivos daquilo que se pretende produzir. Assim, é através da perspectiva que as três dimensões do objeto são representadas graficamente em um único plano, informando sua profundidade e particularidades construtivas.
Sobre a importância da perspectiva para a produção em escala industrial, com base na imagem, analise as sentenças a seguir:
I- A imagem apresenta uma perspectiva com dois pontos de fuga.
II- A imagem apresenta uma perspectiva cavaleira.
III- Os pontos de fuga da perspectiva cavaleira encontram-se na linha do horizonte.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

As projeções ortográficas configuram uma ferramenta importante para compreender e visualizar determinado objeto, auxiliando na construção de vistas e na definição das verdadeiras grandezas de cada uma de suas faces. No que se refere à representação gráfica em desenho técnico, utiliza-se um plano vertical e um plano horizontal que se cortam perpendicularmente, configurando os planos de projeções vertical e horizontal, além do lateral, definindo os diedros. Para facilitar a leitura do objeto, uma perspectiva e três vistas ortográficas foram desenhadas de acordo a norma brasileira vigente, a NBR 10067.
A partir desse contexto, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I- Foi empregado, nas vistas ortográficas, o método de projeção chamado 3º diedro, no qual a vista superior é desenhada abaixo da vista frontal, e a vista lateral esquerda é desenhada à direita da vista frontal.
II- Foi desenhada, além das vistas ortográficas, uma perspectiva isométrica, que permite uma boa visualização do objeto.
III- As faces B e F são as faces frontais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
IV- As faces A e D são as faces laterais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

O sistema de projeções de vistas ortográficas, em conjunto com as perspectivas, são métodos utilizados para facilitar o entendimento, a captura visual daquilo que se pretende produzir em escala industrial. Enquanto as perspectivas facilitam a leitura espacial do objeto, as projeções ortográficas, com suas respectivas vistas, evidenciam as dimensões em verdadeira grandeza de cada uma destas vistas.
Diante da importância das projeções ortográficas e das perspectivas, com os exemplos desenhados em conformidade com a norma brasileira NBR 10067, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I- Foi empregado, nas vistas ortográficas, o método de projeção chamado 1º diedro, no qual a vista superior é desenhada abaixo da vista frontal, e a vista lateral esquerda é desenhada à direita da vista frontal.
II- Foi desenhada, além das vistas ortográficas, uma perspectiva com um único ponto de fuga, que permite uma boa visualização do objeto.
III- As faces A e D são as faces frontais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
IV- As faces C, E e G são as faces superiores do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

No que se refere ao desenho técnico, o emprego de diferentes tipos de linhas e diferentes espessuras facilita a leitura e o entendimento do projeto, organizando e hierarquizando a informação apresentada. De acordo com a padronização de linhas definidas na NBR 8403, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Linha fina contínua.
II- Linha fina traço e ponto.
III- Linha fina tracejada.
( ) Linhas de cota, linhas de chamada (ou extensão), hachuras.
( ) Arestas ou contornos não visíveis.
( ) Linhas de simetria e linhas de centro.
a) I - III - II.
b) I - II - III.
c) III - I - II.
d) II - III - I.

Um dos principais objetivos do desenho técnico em arquitetura é representar as três dimensões de uma edificação sobre as duas dimensões em um pedaço de papel. Um dos meios de representar a edificação em um plano de projeção, do mesmo modo como em uma folha de papel, é através da técnica da representação gráfica em planta baixa.
Diante desse contexto, qual é o objetivo de uma planta baixa?
a) Representar a altura de paredes, portas e janelas.
b) Representar o comprimento de paredes, portas e janelas e o layout dentro de uma edificação.
c) Representar os elementos constituintes de um telhado.
d) Representar a quantidade de paredes, portas e janelas existentes dentro de uma edificação.

A projeção ortográfica é uma forma de representar objetos tridimensionais (volume) em superfícies planas, transmitindo seus aspectos com precisão e demonstrando sua verdadeira grandeza, ou seja, as medidas reais desse objeto. Segundo Ching (2002), todo e qualquer volume é formado por vértices (pontos), arestas (linhas) e planos (faces ou superfícies), podendo ser classificado em formas regulares e irregulares, de menor ou maior complexidade visual.
De acordo com o ponto de observação do objeto e suas respectivas vistas, é possível que ocorra a sobreposição de arestas (linhas). Nesta situação, como devemos fazer esta representação?
a) Devemos inclinar a representação para que sejam visualizadas todas as arestas.
b) Devemos repetir a representação ao lado para que todas as arestas sejam visualizadas.
c) Devemos representar aquela que estiver mais próxima ao observador.
d) Devemos representar aquela que estiver mais distante ao observador.

As projeções ortográficas, com as perspectivas, são métodos utilizados para facilitar o entendimento daquilo que se pretende produzir. Enquanto as perspectivas facilitam a leitura espacial do todo, as projeções ortográficas, com suas respectivas vistas ortográficas, evidenciam as dimensões, geralmente em escala, de cada uma destas vistas.
Sobre a importância das projeções ortográficas para a construção de máquinas e equipamentos industriais, analise as sentenças a seguir:
I- A representação de um objeto tridimensional em superfície plana é possível quando se utilizam os raios projetantes, perpendiculares ao plano de projeção, evidenciando uma vista.
II- Geralmente três vistas são necessárias para a representação da maioria dos objetos. Em caso de objetos mais complexos, utiliza-se o número de vistas necessário ao completo entendimento do objeto.
III- Em desenho técnico, utilizamos um plano vertical e um plano horizontal que se cortam perpendicularmente, formando os diedros.
IV- O Brasil adota a representação de projeções ortográficas no 3º diedro.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças I, II e III estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Considerando a grande abrangência do desenho técnico, existe uma área em específico que é voltada ao desenho aplicado à arquitetura, também conhecida como desenho arquitetônico. Quanto ao desenho de uma edificação, por exemplo, uma casa, mais precisamente sua representação em planta baixa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A planta baixa representa a configuração interna de uma determinada edificação, evidenciando o posicionamento, relação e tamanho dos cômodos, dos seus elementos de ligação e acessos à própria edificação.
( ) A planta baixa é obtida quando passamos um plano vertical perpendicular ao piso da edificação, em altura entre 1,20 e 1,50 m do piso, demarcando paredes, portas, janelas, equipamentos hidrossanitários e outras particularidades da edificação.
( ) Informações como nome do ambiente (cômodo), área (útil), tipo de piso (revestimento) e dimensões das aberturas (portas e janelas) devem ser inseridas em planta baixa.
a) F - V - F.
b) V - F - V.
c) F - F - V.
d) V - F - F.

Uma edificação é formada, basicamente, pela união de planos horizontais e verticais, definindo um determinado espaço arquitetônico. Assim, é pela união de um plano superior (cobertura) com um plano inferior (base), além de quatro planos verticais (paredes), que uma edificação baseada em um paralelepípedo é gerada.
Sobre os elementos constituintes de uma edificação residencial, por exemplo, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Vedação.
II- Estrutura.
III- Circulação.
( ) Horizontal e vertical, corredores, halls, escadas, elevadores etc.
( ) Paredes internas e externas.
( ) Pilares, vigas e lajes.
a) III - II - I.
b) II - III - I.
c) III - I - II.
d) I - II - III.

O desenho técnico, ao longo do tempo, passou por um crescente processo de normalização, buscando-se uma unidade tanto em termos visuais quanto na circulação de informações técnicas. Diante da sua importância para o desenvolvimento tecnológico e industrial das nações, qual é a definição de desenho técnico?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) É uma representação gráfica caracterizada pela normatização e apropriação das regras da geometria descritiva, utilizada na concepção e fabricação de manufaturas, mas nunca é um meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica.
b) É uma representação gráfica que tem o objetivo de organizar e ilustrar a forma, a dimensão e a posição de objetos, estruturas ou processos para que os profissionais da área envolvidos no projeto consigam utilizá-lo como retrato fiel e aplicar suas informações na realidade física.
c) É uma representação gráfica que retrata sentimentos pessoais e não necessita ser fiel à realidade, pois sua execução não segue normas técnicas.
d) É uma representação gráfica de processos, estruturas ou objetos que deve transmitir pouca exatidão nas características e informações do que está representado no papel, mas deve obrigatoriamente apresentar beleza artística.

O plano vertical que corta determinado objeto gera informações importantes para sua compreensão espacial, evidenciando aspectos encobertos pelo próprio objeto. Diante da existência de vários tipos básicos de cortes, com diferentes possibilidades de representação de detalhes construtivos, como podemos definir corte em desvio?
Assinale a alternativa CORRETA:
a) É gerado a partir do corte em duas dimensões, utilizando-se das técnicas de construção de perspectivas para melhor definir o interior de um determinado objeto, sendo muito utilizado em desenho arquitetônico.
b) É utilizado para representar detalhes construtivos internos e externos de determinado objeto em um único desenho, sendo metade representado em corte e a outra metade representada em vista.
c) É gerado pela utilização de mais de um plano de corte, sendo que seu desvio tem a finalidade de melhor representar os aspectos construtivos internos de determinado objeto.
d) É utilizado para evidenciar um pequeno detalhe construtivo, com extensão inferior à metade de determinado objeto, sem a necessidade de corte de maior dimensão e complexidade para sua representação.

A visão espacial proporcionada pela perspectiva, como instrumento de criação, é uma importante ferramenta de projeto para definir os detalhes construtivos daquilo que se pretende produzir. Assim, é através da perspectiva que as três dimensões do objeto são representadas graficamente em um único plano, informando sua profundidade e particularidades construtivas.
Sobre a importância da perspectiva para a produção em escala industrial, com base na imagem, analise as sentenças a seguir:
I- A imagem apresenta uma perspectiva com dois pontos de fuga.
II- A imagem apresenta uma perspectiva cavaleira.
III- Os pontos de fuga da perspectiva cavaleira encontram-se na linha do horizonte.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença III está correta.

As projeções ortográficas configuram uma ferramenta importante para compreender e visualizar determinado objeto, auxiliando na construção de vistas e na definição das verdadeiras grandezas de cada uma de suas faces. No que se refere à representação gráfica em desenho técnico, utiliza-se um plano vertical e um plano horizontal que se cortam perpendicularmente, configurando os planos de projeções vertical e horizontal, além do lateral, definindo os diedros. Para facilitar a leitura do objeto, uma perspectiva e três vistas ortográficas foram desenhadas de acordo a norma brasileira vigente, a NBR 10067.
A partir desse contexto, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I- Foi empregado, nas vistas ortográficas, o método de projeção chamado 3º diedro, no qual a vista superior é desenhada abaixo da vista frontal, e a vista lateral esquerda é desenhada à direita da vista frontal.
II- Foi desenhada, além das vistas ortográficas, uma perspectiva isométrica, que permite uma boa visualização do objeto.
III- As faces B e F são as faces frontais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
IV- As faces A e D são as faces laterais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença I está correta.
d) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.

O sistema de projeções de vistas ortográficas, em conjunto com as perspectivas, são métodos utilizados para facilitar o entendimento, a captura visual daquilo que se pretende produzir em escala industrial. Enquanto as perspectivas facilitam a leitura espacial do objeto, as projeções ortográficas, com suas respectivas vistas, evidenciam as dimensões em verdadeira grandeza de cada uma destas vistas.
Diante da importância das projeções ortográficas e das perspectivas, com os exemplos desenhados em conformidade com a norma brasileira NBR 10067, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I- Foi empregado, nas vistas ortográficas, o método de projeção chamado 1º diedro, no qual a vista superior é desenhada abaixo da vista frontal, e a vista lateral esquerda é desenhada à direita da vista frontal.
II- Foi desenhada, além das vistas ortográficas, uma perspectiva com um único ponto de fuga, que permite uma boa visualização do objeto.
III- As faces A e D são as faces frontais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
IV- As faces C, E e G são as faces superiores do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

Prévia do material em texto

24/09/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 1/6
Acadêmico: Lucas Bellatto Marzone (2542244)
Disciplina: Desenho Técnico (MDA60)
Avaliação: Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655629) ( peso.:3,00)
Prova: 22954958
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. No que se refere ao desenho técnico, o emprego de diferentes tipos de linhas e diferentes espessuras facilita a
leitura e o entendimento do projeto, organizando e hierarquizando a informação apresentada. De acordo com a
padronização de linhas definidas na NBR 8403, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Linha fina contínua.
II- Linha fina traço e ponto.
III- Linha fina tracejada.
( ) Linhas de cota, linhas de chamada (ou extensão), hachuras.
( ) Arestas ou contornos não visíveis.
( ) Linhas de simetria e linhas de centro. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) III - I - II.
 b) I - III - II.
 c) I - II - III.
 d) II - III - I.
2. No que se refere ao desenho técnico, o emprego de diferentes tipos de linhas e diferentes espessuras facilita a
leitura e o entendimento do projeto, organizando e hierarquizando a informação apresentada. De acordo com a
padronização de linhas, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Linha fina contínua.
II- Linha fina traço e ponto.
III- Linha fina tracejada.
( ) Linhas de cota, linhas de chamada (ou extensão), hachuras.
( ) Arestas ou contornos não visíveis.
( ) Linhas de simetria e linhas de centro. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) II - III - I.
 b) III - I - II.
 c) I - II - III.
 d) I - III - II.
3. Um dos principais objetivos do desenho técnico em arquitetura é representar as três dimensões de uma edificação
sobre as duas dimensões em um pedaço de papel. Um dos meios de representar a edificação em um plano de
projeção, do mesmo modo como em uma folha de papel, é através da técnica da representação gráfica em planta
baixa. Diante desse contexto, qual é o objetivo de uma planta baixa?
 a) Representar o comprimento de paredes, portas e janelas e o layout dentro de uma edificação.
 b) Representar a altura de paredes, portas e janelas.
24/09/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 2/6
 c) Representar os elementos constituintes de um telhado.
 d) Representar a quantidade de paredes, portas e janelas existentes dentro de uma edificação.
4. A projeção ortográfica é uma forma de representar objetos tridimensionais (volume) em superfícies planas,
transmitindo seus aspectos com precisão e demonstrando sua verdadeira grandeza, ou seja, as medidas reais
desse objeto. Segundo Ching (2002), todo e qualquer volume é formado por vértices (pontos), arestas (linhas) e
planos (faces ou superfícies), podendo ser classificado em formas regulares e irregulares, de menor ou maior
complexidade visual. De acordo com o ponto de observação do objeto e suas respectivas vistas, é possível que
ocorra a sobreposição de arestas (linhas). Nesta situação, como devemos fazer esta representação?
FONTE: CHING, Francis. Arquitetura: forma, espaço e ordem. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
 a) Devemos representar aquela que estiver mais próxima ao observador.
 b) Devemos inclinar a representação para que sejam visualizadas todas as arestas.
 c) Devemos repetir a representação ao lado para que todas as arestas sejam visualizadas.
 d) Devemos representar aquela que estiver mais distante ao observador.
5. As projeções ortográficas, com as perspectivas, são métodos utilizados para facilitar o entendimento daquilo que
se pretende produzir. Enquanto as perspectivas facilitam a leitura espacial do todo, as projeções ortográficas, com
suas respectivas vistas ortográficas, evidenciam as dimensões, geralmente em escala, de cada uma destas vistas.
Assim, segundo Azevedo (2013, p. 53), "a projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos
tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua
verdadeira grandeza". Sobre a importância das projeções ortográficas para a construção de máquinas e
equipamentos industriais, analise as sentenças a seguir:
I- A representação de um objeto tridimensional em superfície plana é possível quando se utilizam os raios
projetantes, perpendiculares ao plano de projeção, evidenciando uma vista.
II- Geralmente três vistas são necessárias para a representação da maioria dos objetos. Em caso de objetos mais
complexos, utiliza-se o número de vistas necessário ao completo entendimento do objeto.
III- Em desenho técnico, utilizamos um plano vertical e um plano horizontal que se cortam perpendicularmente,
formando os diedros.
IV- O Brasil adota a representação de projeções ortográficas no 3º diedro.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: AZEVEDO, Glauco José Rodrigues de. Desenho técnico para engenharia: notas e aula, 2013.
 a) As sentenças I, II e III estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
6. Considerando a grande abrangência do desenho técnico, existe uma área em específico que é voltada ao desenho
aplicado à arquitetura, também conhecida como desenho arquitetônico. Quanto ao desenho de uma edificação, por
exemplo, uma casa, mais precisamente sua representação em planta baixa, classifique V para as sentenças
verdadeiras e F para as falsas:
( ) A planta baixa representa a configuração interna de uma determinada edificação, evidenciando o
posicionamento, relação e tamanho dos cômodos, dos seus elementos de ligação e acessos à própria edificação.
( ) A planta baixa é obtida quando passamos um plano vertical perpendicular ao piso da edificação, em altura
entre 1,20 e 1,50 m do piso, demarcando paredes, portas, janelas, equipamentos hidrossanitários e outras
particularidades da edificação.
( ) Informações como nome do ambiente (cômodo), área (útil), tipo de piso (revestimento) e dimensões das
aberturas (portas e janelas) devem ser inseridas em planta baixa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F.
 b) F - V - F.
24/09/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 3/6
 c) F - F - V.
 d) V - F - V.
7. Uma edificação é formada, basicamente, pela união de planos horizontais e verticais, definindo um determinado
espaço arquitetônico. Assim, é pela união de um plano superior (cobertura) com um plano inferior (base), além de
quatro planos verticais (paredes), que uma edificação baseada em um paralelepípedo é gerada. Sobre os
elementos constituintes de uma edificação residencial, por exemplo, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Vedação.
II- Estrutura.
III- Circulação.
( ) Horizontal e vertical, corredores, halls, escadas, elevadores etc.
( ) Paredes internas e externas.
( ) Pilares, vigas e lajes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) III - II - I.
 b) II - III - I.
 c) III - I - II.
 d) I - II - III.
8. O desenho técnico, ao longo do tempo, passou por um crescente processo de normalização, buscando-se uma
unidade tanto em termos visuais quanto na circulação de informações técnicas. Diante da sua importância para o
desenvolvimento tecnológico e industrial das nações, qual é a definição de desenho técnico?
 a) É uma representação gráfica que retrata sentimentos pessoais e não necessita ser fiel à realidade, pois sua
execução não segue normas técnicas.
 b) É uma representação gráfica que tem o objetivo de organizar e ilustrar a forma, a dimensão e a posição de
objetos,estruturas ou processos para que os profissionais da área envolvidos no projeto consigam utilizá-lo
como retrato fiel e aplicar suas informações na realidade física.
 c) É uma representação gráfica caracterizada pela normatização e apropriação das regras da geometria descritiva,
utilizada na concepção e fabricação de manufaturas, mas nunca é um meio de comunicação entre quem
projeta e quem fabrica.
 d) É uma representação gráfica de processos, estruturas ou objetos que deve transmitir pouca exatidão nas
características e informações do que está representado no papel, mas deve obrigatoriamente apresentar beleza
artística.
9. O plano vertical que corta determinado objeto gera informações importantes para sua compreensão espacial,
evidenciando aspectos encobertos pelo próprio objeto. Diante da existência de vários tipos básicos de cortes, com
diferentes possibilidades de representação de detalhes construtivos, como podemos definir corte em desvio?
 a) É gerado a partir do corte em duas dimensões, utilizando-se das técnicas de construção de perspectivas para
melhor definir o interior de um determinado objeto, sendo muito utilizado em desenho arquitetônico.
 b) É utilizado para representar detalhes construtivos internos e externos de determinado objeto em um único
desenho, sendo metade representado em corte e a outra metade representada em vista.
 c) É gerado pela utilização de mais de um plano de corte, sendo que seu desvio tem a finalidade de melhor
representar os aspectos construtivos internos de determinado objeto.
 d) É utilizado para evidenciar um pequeno detalhe construtivo, com extensão inferior à metade de determinado
objeto, sem a necessidade de corte de maior dimensão e complexidade para sua representação.
24/09/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 4/6
10. A visão espacial proporcionada pela perspectiva, como instrumento de criação, é uma importante ferramenta de
projeto para definir os detalhes construtivos daquilo que se pretende produzir. Assim, é através da perspectiva que
as três dimensões do objeto são representadas graficamente em um único plano, informando sua profundidade e
particularidades construtivas. Sobre a importância da perspectiva para a produção em escala industrial, com base
na imagem, analise as sentenças a seguir:
I- A imagem apresenta uma perspectiva com dois pontos de fuga.
II- A imagem apresenta uma perspectiva cavaleira.
III- Os pontos de fuga da perspectiva cavaleira encontram-se na linha do horizonte.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://portais.ufg.br/up/68/o/Apostila_desenho.pdf>. Acesso em: 10 abr.
2018.
 a) Somente a sentença III está correta.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) Somente a sentença II está correta.
 d) As sentenças I e III estão corretas.
11. (ENADE, 2008) As projeções ortográficas configuram uma ferramenta importante para compreender e visualizar
determinado objeto, auxiliando na construção de vistas e na definição das verdadeiras grandezas de cada uma de
suas faces. No que se refere à representação gráfica em desenho técnico, utiliza-se um plano vertical e um plano
horizontal que se cortam perpendicularmente, configurando os planos de projeções vertical e horizontal, além do
lateral, definindo os diedros. Para facilitar a leitura do objeto, uma perspectiva e três vistas ortográficas foram
desenhadas de acordo a norma brasileira vigente, a NBR 10067. A partir desse contexto, analise as sentenças a
seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I- Foi empregado, nas vistas ortográficas, o método de projeção chamado 3º diedro, no qual a vista superior é
desenhada abaixo da vista frontal, e a vista lateral esquerda é desenhada à direita da vista frontal.
II- Foi desenhada, além das vistas ortográficas, uma perspectiva isométrica, que permite uma boa visualização do
objeto.
III- As faces B e F são as faces frontais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
IV- As faces A e D são as faces laterais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
FONTE DA IMAGEM: http://download.inep.gov.br/download/Enade2008_RNP/ENGENHARIA_I.pdf. Acesso em: 30
abr. 2019.
24/09/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 5/6
 a) As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
 b) Somente a sentença I está correta.
 c) Somente a sentença II está correta.
 d) As sentenças III e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
12. (ENADE, 2008) O sistema de projeções de vistas ortográficas, em conjunto com as perspectivas, são métodos
utilizados para facilitar o entendimento, a captura visual daquilo que se pretende produzir em escala industrial.
Enquanto as perspectivas facilitam a leitura espacial do objeto, as projeções ortográficas, com suas respectivas
vistas, evidenciam as dimensões em verdadeira grandeza de cada uma destas vistas. Diante da importância das
projeções ortográficas e das perspectivas, com os exemplos desenhados em conformidade com a norma brasileira
NBR 10067, analise as sentenças a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
I- Foi empregado, nas vistas ortográficas, o método de projeção chamado 1º diedro, no qual a vista superior é
desenhada abaixo da vista frontal, e a vista lateral esquerda é desenhada à direita da vista frontal.
II- Foi desenhada, além das vistas ortográficas, uma perspectiva com um único ponto de fuga, que permite uma
boa visualização do objeto.
III- As faces A e D são as faces frontais do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
IV- As faces C, E e G são as faces superiores do objeto, de acordo com o posicionamento das vistas.
FONTE DA IMAGEM: http://download.inep.gov.br/download/Enade2008_RNP/ENGENHARIA_I.pdf. Acesso em: 30
abr. 2019.
24/09/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php 6/6
 a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 b) Somente a sentença II está correta.
 c) As sentenças I e II estão corretas.
 d) Somente a sentença I está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina