Buscar

Geologia - Atividade 7

Prévia do material em texto

Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre
Licenciatura em Ciências Biológicas
Geologia
Amanda M. Nicoletti
20201SLBIO012
 
Exercício Avaliativo (7ª semana) 
1) A escala do tempo geológico representa a linha do tempo desde a formação da Terra até o presente e é dividida em várias subdivisões que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do Planeta. Monte uma tabela com as subdivisões do tempo geológico a partir do Éon Fanerozóico, onde conste as seguintes informações: 
- Datação absoluta da subdivisão dos tempos geológicos 
- Duração aproximada dos tempos geológicos 
- Causas do término dos tempos geológicos (evento responsável pela mudança do tempo geológico) 
- Principais eventos geológicos e biológicos de cada tempo geológico 
Obs.: A tabela pode ser feita à mão, escaneada ou fotografada e inserida no AVA/Moodle juntamente com as demais respostas do exercício avaliativo. 
 
2) Quais eventos marcaram as mudanças do Proterozóico para o Fanerozóico? Do Paleozoico para o Mesozoico? Do Mesozoico para o Cenozoico? 
Encontramos no final do Proterozóico uma extinção de muitas espécies devido ao oxigênio que acumulou na atmosfera. E assim um resfriamento tomou conta da Terra, ocorrendo uma era do gelo. Dando início ao Fanerozóico.
O final do Paleozoico para início do Mesozoico ocorreu após uma erupção vulcânica que acusou uma extinção em massa de diversos seres vivos e o surgimento do supercontinente PANGEA. 
O final do Mesozoico para início do Cenozoico ocorreu após uma colisão de um asteroide grande com a Terra e que levou à extinção de várias espécies, incluindo os dinossauros. E uma nova era glacial surge.
 
3) Qual a importância das glaciações na formação dos solos mais férteis do Planeta? No Quaternário houve geada no Brasil? Quais eventos marcaram o período Quaternário no Brasil?
As glaciações originaram solos férteis no EUA, Argentina, Canadá e Chile. No Brasil não ocorreu nenhum tipo de glaciação, mas o país sofreu com baixas temperaturas e falta de água.

Continue navegando