Buscar

Fórum - Análise de Investimento e Fontes de Financiamento - Anhhanguera

Prévia do material em texto

Olá prezado aluno(a)! Tudo bem? Sou o professor Renato Silva. Sou Economista e Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Londrina. Tenho o prazer de estar conversando com você neste fórum da disciplina de Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento.
Neste fórum, vamos conversar sobre o custo do capital em projetos de investimentos.
Bom, independentemente do tamanho, porte e atividade operacional, uma empresa pode ser avaliada como tomadora de duas grandes decisões: decisão de financiamento (captação de recursos) e decisão de investimento (aplicação de recursos). A decisão de investir envolve o processo de identificar, avaliar e selecionar alternativas de aplicações de recursos. A decisão de financiamento envolve a definição da origem dos fundos a serem aplicados nas decisões de investimento.
No processo de elaboração de novos projetos e empreendimentos, essas duas áreas decisórias (Financiamento e Investimento) devem ser apresentadas de maneira integradas entre si. Enquanto as decisões de financiamento descrevem as taxas de retorno exigidas pelos detentores de capital, as oportunidades de investimento centram suas preocupações nos retornos esperados. É fundamental ao gestor tomar as melhores decisões de investimento e financiamento e para isso deve considerar o custo do capital.
Nesse contexto, vamos debater neste fórum os seguintes questionamentos:
- Como o custo do capital afeta as decisões de investimento e financiamento das empresas?
A) O custo do capital é a taxa mínima de retorno da empresa e necessita aceitar os investimentos que concretiza, com objetivo principal de elevar ao máximo seu valor. O financiamento ideal é aquele que tem a combinação adequada de recursos próprios e de terceiros e que resulta em uma importância mínima de custo do capital da empresa.
Diante do exposto, o custo do capital, afeta as decisões de investimento e financiamento diretamente, pois o custo do capital é usado como valores para calcular, deduzir ou até mesmo compor, essas importâncias em dinheiro no tempo, utilizando dessa informação para decidir se a empresa deve ou não obter um financiamento ou investimento.
- Qual a relação entre a taxa de retorno esperada e o custo do capital?
B) A taxa de retorno é exigida pelo investidor para contrabalançar por conta do risco, sendo essencial para se mensurar o retorno financeiro e garantir que irá saldar todas as despesas do custo do capital.
- Como a TIR (Taxa Interna de Retorno) pode ser utilizada no processo de decisão de investimento?
C)A Taxa Interna de Retorno (TIR), é um método de análise de viabilidade econômica de investimentos por conta da facilidade do resultado, ou seja, ajuda no processo de decisão, e obtém em percentual de lucro de um possível investimento.
.

Continue navegando