Logo Passei Direto
Buscar

Análise Orientada a Objetos I - Avaliação I

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Rational Unified Process (RUP) tem como objetivo garantir que os sistemas sejam produzidos com alta qualidade, dentro do tempo previsto e com orçamento previsível. Desta forma, na engenharia de software, o processo RUP, dentro de uma empresa de desenvolvimento, provê uma abordagem para assumir tarefas e responsabilidade.
Referente ao Rational Unified Process (RUP), analise as sentenças a seguir: I- Os papeis, dentro de um projeto, não são necessariamente voltados para uma pessoa ou para um cargo específico. Entretanto, no momento que a pessoa exerce um papel num projeto, representa somente esse papel dentro do projeto. II- O relacionamento ou contato com o usuário ou o cliente do sistema é de responsabilidade do analista. Além disso, possui a responsabilidade de identificar o que o usuário realmente precisa, assim como verificar se as normas e os padrões estabelecidos estão em conformidade. III- O desenvolvedor precisa ter conhecimento necessário para desenvolver os códigos-fonte, assim como testá-los, pois é ele que exerce o papel de transformar os requisitos em produtos de software. IV- A pessoa responsável pela definição das técnicas, das estratégias, e principalmente pela definição de quais casos de testes serão realizados no sistema é o testador. V- O papel do gerente é planejar a forma que o projeto é organizado, assim como o relacionamento com o cliente e identificar o que o usuário realmente deseja. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II, III e V estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

As estruturas possibilitam aos analistas ou aos programadores arranjar os objetos de forma que possam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em estudo. O relacionamento entre os objetos ocorre quando um objeto se referencia ao outro, ou quando um método de um objeto é ativado por outro objeto.
Referente aos tipos e às estruturas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estrutura Generalização-Especialização: é conhecida pelo fato de associar indivíduos com atributos em comum, desconsiderando o que for diferente. Por exemplo: a generalização seria o cadastro de pessoas com os atributos: código, nome, telefone, e-mail, endereço e as especializações seriam se a Pessoa é um Aluno ou a Pessoa é um Estudante.
( ) Estrutura Todo-Parte: é conhecida pelo fato de ser composta por uma característica conhecida por cardinalidade; desse modo, pode-se determinar a quantidade de ocorrências em um relacionamento.
( ) Conexão: existem as conexões de ocorrência e as conexões de mensagens, sendo que ambas possuem uma hierarquia ou um tipo de estrutura.
( ) Polimorfismo: está fundamentada em que classes derivadas de uma mesma subclasse podem chamar operação com a mesma assinatura, mas com características diferentes.
( ) Herança: a classe derivada-subclasse pode acessar os dados e os métodos da classe base-superclasse, onde as classes derivadas herdam as características da classe base.

Em um modelo de entidade e relacionamento, nem todas as entidades serão relacionadas e há casos em que não há ligação entre elas. Estes casos são considerados entidades isoladas e, embora não seja tão comum, é importante levar em conta esta possibilidade. Quando as ligações existirem, elas serão classificadas de acordo com os tipos de relacionamentos.
Acerca dos tipos de relacionamentos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Existem quatro tipos de relacionamentos: um-para-um; um-para-muitos, muitos-para-um e muitos-para-muitos.
b) O relacionamento um-para-muitos é usado quando várias entidades A se relacionam com várias entidades B.
c) O relacionamento muitos-para-muitos é usado quando uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B.
d) O relacionamento um-para-um é usado quando uma entidade A se relaciona com uma entidade B e vice-versa.

O Processo Unificado é um processo de desenvolvimento fortemente ligado à orientação a objetos, porém, pode-se utilizá-lo em qualquer projeto mesmo sendo ele estruturado, sem que perca suas características básicas. Ele utiliza alguns princípios modernos (componetização, revisões etc) na área de engenharia de software. Algumas das características básicas do Processo Unificado (UP) são direcionados a caos de uso; centrado na arquitetura; ser iterativo e incremental; sendo composto por quatro fases.
Acerca das quatro fases do RUP, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A fase de construção se refere a codificação no ambiente de produção, sendo liberada para o usuário a primeira versão do sistema. Além disso, é nesta fase que os dados que possam existir do sistema antigo são transferidos para o novo sistema, bem como são realizados os testes com os usuários finais.
b) A fase de elaboração diz respeito a fazer um detalhamento maior da análise realizada na fase de concepção, sendo detalhado os casos de uso construídos composto por conjunto de ciclos iterativos. Nesta fase, também podem ser realizado algum tipo de implementação e testes.
c) A fase de concepção se refere a ter uma visão ampla do sistema, sendo realizado o entendimento do sistema. Para tal, são levantados os requisitos que o sistema deve atender, bem como o que ele não pode fazer. Nesta fase, ainda é realizado o tempo de desenvolvimento, sendo construído um plano de desenvolvimento.
d) As quatro fases do UP são Concepção ou inception; elaboração ou elaboration; construção ou construction e Transição ou deployment.

Os objetos computacionais procuram reproduzir as mesmas características e comportamentos dos objetos do mundo real dentro de um sistema. Correia e Tafner (2001) reforçam que os programadores podem interagir com estes objetos ativando características ou comportamentos, sem necessidade de entender o funcionamento interno do objeto computacional, ou seja, para interagir com objetos, precisamos apenas conhecer o que estes objetos fazem e usá-los, nada mais.
Referente aos tipos diferentes de objetos computacionais encontrados, analise as sentenças a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A utilização de programação visual proporciona ao usuário uma experiência totalmente interativa. O usuário pode interagir com sistema computacional através do mouse ou teclado, apertando botões, selecionando itens de um calendário, escrevendo em um campo texto ou selecionando itens de uma lista.
II- Os objetos computacionais visuais para desenvolver e realizar tarefas relacionadas a dados proporcionando aos usuários: janelas, campos ou botões com os quais estes possam interagir.
III- O documento do editor de texto é um bom exemplo de um objeto multimídia.
IV- Os objetos multimídia proporcionam uma rica experiência de interação com o usuário. Este tipo de objeto computacional possibilita a reprodução de sons, imagens, animações ou vídeos da mesma forma que nos editores de texto.

O processo unificado ou Unified Process (UP) é um processo de desenvolvimento de software. O processo unificado visa ao esclarecimento das necessidades de atribuições de tarefas a grupos ou indivíduos envolvidos diretamente no desenvolvimento de um projeto. Além disso, deve-se definir quanto antes quais as etapas (iterações) e os artefatos que serão envolvidos durante o processo. O ciclo de vida do UP apresenta um conjunto de períodos que vão desde o seu nascimento até a sua morte. Cada um destes períodos possuem um conjunto de fases. A fase de transição é a última fase do ciclo de vida do UP.
Referente a esta fase de transição do UP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fase de transição consiste na implementação do sistema no ambiente de produção.
( ) A transferência de dados, quando existirem sistemas antigos para o novo sistema, é realizada nesta fase.
( ) O treinamento do usuário é realizado na fase de iteração.
( ) O esforço de desenvolvimento dos casos de uso é realizado nesta fase.
( ) Na fase de iteração também pode haver de forma não significativa alguma revisão de requisitos.

Uma das características do Rational Unified Process (RUP), uma das derivações mais conhecidas do processo unificado (UP), é a definição de um conjunto de papéis, em que são estabelecidos os comportamentos, habilidades e responsabilidades de uma pessoa na equipe.
Considerando os papéis existentes no RUP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O analista de sistemas é o responsável por fazer contato com o usuário e levantar os requisitos.
( ) Os desenvolvedores devem ter conhecimento suficiente para construir o código-fonte e testá-lo.
( ) Os testadores são responsáveis pela elaboração dos casos de teste do sistema.
( ) Uma das responsabilidades do gerente é o contato com o usuário para o levantamento das necessidades.

As estruturas na programação orientada a objetos possibilitam que analistas ou programadores organizem os objetos de maneira que consigam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em questão. Existem dois tipos básicos de estrutura: Generalização-Especialização e Todo-Parte.
Acerca desses dois tipos de estrutura, assinale a alternativa CORRETA:
a) A generalização é conhecida pelo conceito de associar indivíduos com atributos diferentes e, ao mesmo tempo, despreza os que forem em comum.
b) A especialização se assemelha muito à estrutura todo-parte.
c) A estrutura todo-parte é composta por uma característica conhecida por cardinalidade, que é importante para determinar o tipo de relacionamento.
d) A estrutura todo-parte é muito útil na identificação dos objetos e dos seus componentes diante de um determinado problema em estudo.

A atividade de desenvolvimento de software está entre as mais complexas desenvolvidas pelo homem e, por este motivo, existem diversos processos, ciclos de vida e modelos de trabalho que procuram organizar as atividades de forma a gerenciar tal complexidade. O processo unificado (UP) é um dos processos mais conhecidos e utilizados para gerenciar equipes de desenvolvimento, principalmente devido à sua flexibilidade e consistência.
Considerando estas e as outras características do UP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os ciclos iterativos e incrementais permitem a mitigação precoce de riscos.
( ) Fatores como sistema operacional e linguagem de programação afetam as decisões arquiteturais.
( ) No UP, os requisitos funcionais são levantados através da arquitetura.
( ) A paralisia de análise pode ser mitigada através dos ciclos iterativos e incrementais.

O Processo Unificado (UP) é um processo popular para o desenvolvimento de software. Conforme Larman (2002) é um processo iterativo e adaptativo no desenvolvimento de software, que permite coordenar um projeto devido ao fato de ser estruturado de forma organizada e consistente.
Sobre as principais características do processo unificado utilizado no desenvolvimento de software, assinale a alternativa CORRETA:
A Dirigido por diagrama de classe, centrado no armazenamento, iterativo e incremental, focado em análise.
B Dirigido por caso de uso, centrado na arquitetura, iterativo e incremental, focado em riscos.
C Dirigido por caso de uso, centrado no software, iterativo e incremental, focado no mercado.
D Dirigido por diagrama de classe, centrado no software, modelo espiral, focado em riscos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Rational Unified Process (RUP) tem como objetivo garantir que os sistemas sejam produzidos com alta qualidade, dentro do tempo previsto e com orçamento previsível. Desta forma, na engenharia de software, o processo RUP, dentro de uma empresa de desenvolvimento, provê uma abordagem para assumir tarefas e responsabilidade.
Referente ao Rational Unified Process (RUP), analise as sentenças a seguir: I- Os papeis, dentro de um projeto, não são necessariamente voltados para uma pessoa ou para um cargo específico. Entretanto, no momento que a pessoa exerce um papel num projeto, representa somente esse papel dentro do projeto. II- O relacionamento ou contato com o usuário ou o cliente do sistema é de responsabilidade do analista. Além disso, possui a responsabilidade de identificar o que o usuário realmente precisa, assim como verificar se as normas e os padrões estabelecidos estão em conformidade. III- O desenvolvedor precisa ter conhecimento necessário para desenvolver os códigos-fonte, assim como testá-los, pois é ele que exerce o papel de transformar os requisitos em produtos de software. IV- A pessoa responsável pela definição das técnicas, das estratégias, e principalmente pela definição de quais casos de testes serão realizados no sistema é o testador. V- O papel do gerente é planejar a forma que o projeto é organizado, assim como o relacionamento com o cliente e identificar o que o usuário realmente deseja. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II, III e V estão corretas.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

As estruturas possibilitam aos analistas ou aos programadores arranjar os objetos de forma que possam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em estudo. O relacionamento entre os objetos ocorre quando um objeto se referencia ao outro, ou quando um método de um objeto é ativado por outro objeto.
Referente aos tipos e às estruturas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Estrutura Generalização-Especialização: é conhecida pelo fato de associar indivíduos com atributos em comum, desconsiderando o que for diferente. Por exemplo: a generalização seria o cadastro de pessoas com os atributos: código, nome, telefone, e-mail, endereço e as especializações seriam se a Pessoa é um Aluno ou a Pessoa é um Estudante.
( ) Estrutura Todo-Parte: é conhecida pelo fato de ser composta por uma característica conhecida por cardinalidade; desse modo, pode-se determinar a quantidade de ocorrências em um relacionamento.
( ) Conexão: existem as conexões de ocorrência e as conexões de mensagens, sendo que ambas possuem uma hierarquia ou um tipo de estrutura.
( ) Polimorfismo: está fundamentada em que classes derivadas de uma mesma subclasse podem chamar operação com a mesma assinatura, mas com características diferentes.
( ) Herança: a classe derivada-subclasse pode acessar os dados e os métodos da classe base-superclasse, onde as classes derivadas herdam as características da classe base.

Em um modelo de entidade e relacionamento, nem todas as entidades serão relacionadas e há casos em que não há ligação entre elas. Estes casos são considerados entidades isoladas e, embora não seja tão comum, é importante levar em conta esta possibilidade. Quando as ligações existirem, elas serão classificadas de acordo com os tipos de relacionamentos.
Acerca dos tipos de relacionamentos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Existem quatro tipos de relacionamentos: um-para-um; um-para-muitos, muitos-para-um e muitos-para-muitos.
b) O relacionamento um-para-muitos é usado quando várias entidades A se relacionam com várias entidades B.
c) O relacionamento muitos-para-muitos é usado quando uma entidade A pode se relacionar com uma ou mais entidades B.
d) O relacionamento um-para-um é usado quando uma entidade A se relaciona com uma entidade B e vice-versa.

O Processo Unificado é um processo de desenvolvimento fortemente ligado à orientação a objetos, porém, pode-se utilizá-lo em qualquer projeto mesmo sendo ele estruturado, sem que perca suas características básicas. Ele utiliza alguns princípios modernos (componetização, revisões etc) na área de engenharia de software. Algumas das características básicas do Processo Unificado (UP) são direcionados a caos de uso; centrado na arquitetura; ser iterativo e incremental; sendo composto por quatro fases.
Acerca das quatro fases do RUP, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A fase de construção se refere a codificação no ambiente de produção, sendo liberada para o usuário a primeira versão do sistema. Além disso, é nesta fase que os dados que possam existir do sistema antigo são transferidos para o novo sistema, bem como são realizados os testes com os usuários finais.
b) A fase de elaboração diz respeito a fazer um detalhamento maior da análise realizada na fase de concepção, sendo detalhado os casos de uso construídos composto por conjunto de ciclos iterativos. Nesta fase, também podem ser realizado algum tipo de implementação e testes.
c) A fase de concepção se refere a ter uma visão ampla do sistema, sendo realizado o entendimento do sistema. Para tal, são levantados os requisitos que o sistema deve atender, bem como o que ele não pode fazer. Nesta fase, ainda é realizado o tempo de desenvolvimento, sendo construído um plano de desenvolvimento.
d) As quatro fases do UP são Concepção ou inception; elaboração ou elaboration; construção ou construction e Transição ou deployment.

Os objetos computacionais procuram reproduzir as mesmas características e comportamentos dos objetos do mundo real dentro de um sistema. Correia e Tafner (2001) reforçam que os programadores podem interagir com estes objetos ativando características ou comportamentos, sem necessidade de entender o funcionamento interno do objeto computacional, ou seja, para interagir com objetos, precisamos apenas conhecer o que estes objetos fazem e usá-los, nada mais.
Referente aos tipos diferentes de objetos computacionais encontrados, analise as sentenças a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- A utilização de programação visual proporciona ao usuário uma experiência totalmente interativa. O usuário pode interagir com sistema computacional através do mouse ou teclado, apertando botões, selecionando itens de um calendário, escrevendo em um campo texto ou selecionando itens de uma lista.
II- Os objetos computacionais visuais para desenvolver e realizar tarefas relacionadas a dados proporcionando aos usuários: janelas, campos ou botões com os quais estes possam interagir.
III- O documento do editor de texto é um bom exemplo de um objeto multimídia.
IV- Os objetos multimídia proporcionam uma rica experiência de interação com o usuário. Este tipo de objeto computacional possibilita a reprodução de sons, imagens, animações ou vídeos da mesma forma que nos editores de texto.

O processo unificado ou Unified Process (UP) é um processo de desenvolvimento de software. O processo unificado visa ao esclarecimento das necessidades de atribuições de tarefas a grupos ou indivíduos envolvidos diretamente no desenvolvimento de um projeto. Além disso, deve-se definir quanto antes quais as etapas (iterações) e os artefatos que serão envolvidos durante o processo. O ciclo de vida do UP apresenta um conjunto de períodos que vão desde o seu nascimento até a sua morte. Cada um destes períodos possuem um conjunto de fases. A fase de transição é a última fase do ciclo de vida do UP.
Referente a esta fase de transição do UP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A fase de transição consiste na implementação do sistema no ambiente de produção.
( ) A transferência de dados, quando existirem sistemas antigos para o novo sistema, é realizada nesta fase.
( ) O treinamento do usuário é realizado na fase de iteração.
( ) O esforço de desenvolvimento dos casos de uso é realizado nesta fase.
( ) Na fase de iteração também pode haver de forma não significativa alguma revisão de requisitos.

Uma das características do Rational Unified Process (RUP), uma das derivações mais conhecidas do processo unificado (UP), é a definição de um conjunto de papéis, em que são estabelecidos os comportamentos, habilidades e responsabilidades de uma pessoa na equipe.
Considerando os papéis existentes no RUP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O analista de sistemas é o responsável por fazer contato com o usuário e levantar os requisitos.
( ) Os desenvolvedores devem ter conhecimento suficiente para construir o código-fonte e testá-lo.
( ) Os testadores são responsáveis pela elaboração dos casos de teste do sistema.
( ) Uma das responsabilidades do gerente é o contato com o usuário para o levantamento das necessidades.

As estruturas na programação orientada a objetos possibilitam que analistas ou programadores organizem os objetos de maneira que consigam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em questão. Existem dois tipos básicos de estrutura: Generalização-Especialização e Todo-Parte.
Acerca desses dois tipos de estrutura, assinale a alternativa CORRETA:
a) A generalização é conhecida pelo conceito de associar indivíduos com atributos diferentes e, ao mesmo tempo, despreza os que forem em comum.
b) A especialização se assemelha muito à estrutura todo-parte.
c) A estrutura todo-parte é composta por uma característica conhecida por cardinalidade, que é importante para determinar o tipo de relacionamento.
d) A estrutura todo-parte é muito útil na identificação dos objetos e dos seus componentes diante de um determinado problema em estudo.

A atividade de desenvolvimento de software está entre as mais complexas desenvolvidas pelo homem e, por este motivo, existem diversos processos, ciclos de vida e modelos de trabalho que procuram organizar as atividades de forma a gerenciar tal complexidade. O processo unificado (UP) é um dos processos mais conhecidos e utilizados para gerenciar equipes de desenvolvimento, principalmente devido à sua flexibilidade e consistência.
Considerando estas e as outras características do UP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os ciclos iterativos e incrementais permitem a mitigação precoce de riscos.
( ) Fatores como sistema operacional e linguagem de programação afetam as decisões arquiteturais.
( ) No UP, os requisitos funcionais são levantados através da arquitetura.
( ) A paralisia de análise pode ser mitigada através dos ciclos iterativos e incrementais.

O Processo Unificado (UP) é um processo popular para o desenvolvimento de software. Conforme Larman (2002) é um processo iterativo e adaptativo no desenvolvimento de software, que permite coordenar um projeto devido ao fato de ser estruturado de forma organizada e consistente.
Sobre as principais características do processo unificado utilizado no desenvolvimento de software, assinale a alternativa CORRETA:
A Dirigido por diagrama de classe, centrado no armazenamento, iterativo e incremental, focado em análise.
B Dirigido por caso de uso, centrado na arquitetura, iterativo e incremental, focado em riscos.
C Dirigido por caso de uso, centrado no software, iterativo e incremental, focado no mercado.
D Dirigido por diagrama de classe, centrado no software, modelo espiral, focado em riscos.

Prévia do material em texto

1. O Rational Unified Process (RUP) tem como objetivo garantir que os sistemas sejam 
produzidos com alta qualidade, dentro do tempo previsto e com orçamento previsível. Desta 
forma, na engenharia de software, o processo RUP, dentro de uma empresa de 
desenvolvimento, provê uma abordagem para assumir tarefas e responsabilidade. Referente 
ao Rational Unified Process (RUP), analise as sentenças a seguir: 
I- Os papeis, dentro de um projeto, não são necessariamente voltados para uma pessoa 
oupara um cargo específico. Entretanto, no momento que a pessoa exerce um papel num 
projeto, representa somente esse papel dentro do projeto. 
II- O relacionamento ou contato com o usuário ou o cliente do sistema é de 
responsabilidadedo analista. Além disso, possui a responsabilidade de identificar o que o 
usuário realmente precisa, assim como verificar se as normas e os padrões estabelecidos 
estão em conformidade. 
III- O desenvolvedor precisa ter conhecimento necessário para desenvolver os códigos-
fonte,assim como testá-los, pois é ele que exerce o papel de transformar os requisitos em 
produtos de software. 
IV- A pessoa responsável pela definição das técnicas, das estratégias, e principalmente 
peladefinição de quais casos de testes serão realizados no sistema é o testador. V- O papel 
do gerente é planejar a forma que o projeto é organizado, assim como o relacionamento com 
o cliente e identificar o que o usuário realmente deseja. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
a) As sentenças II, III e IV estão corretas. 
b) As sentenças I, II, III e IV estão corretas. 
c) Somente a sentença I está correta. 
d) As sentenças I, II, III e V estão corretas. 
2. As estruturas possibilitam aos analistas ou aos programadores arranjar os objetos de forma 
que possam visualizar melhor o domínio e a complexidade do problema em estudo. O 
relacionamento entre os objetos ocorre quando um objeto se referencia ao outro, ou quando 
um método de um objeto é ativado por outro objeto. Referente aos tipos e às estruturas, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Estrutura Generalização-Especialização: é conhecida pelo fato de associar indivíduos 
com atributos em comum, desconsiderando o que for diferente. Por exemplo: a generalização 
seria o cadastro de pessoas com os atributos: código, nome, telefone, e-mail, endereço e as 
especializações seriam se a Pessoa é um Aluno ou a Pessoa é um Estudante. 
( ) Estrutura Todo-Parte: é conhecida pelo fato de ser composta por uma característica 
conhecida por cardinalidade; desse modo, pode-se determinar a quantidade de ocorrências 
em um relacionamento. 
 
Disciplina: Análise Orientada a Objetos I (ADS10) 
Avaliação: Avaliação I - Individual Semipresencial 
 
Nota da Prova: 8 , 00 
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
 
 
( ) Conexão: existem as conexões de ocorrência e as conexões de mensagens, sendo que 
ambas possuem uma hierarquia ou um tipo de estrutura. 
( ) Polimorfismo: está fundamentada em que classes derivadas de uma mesma subclasse 
podem chamar operação com a mesma assinatura, mas com características diferentes. ( 
) Herança: a classe derivada-subclasse pode acessar os dados e os métodos da classe 
base-superclasse, onde as classes derivadas herdam as características da classe base. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
3. Em um modelo de entidade e relacionamento, nem todas as entidades serão relacionadas e 
há casos em que não há ligação entre elas. Estes casos são considerados entidades 
isoladas e, embora não seja tão comum, é importante levar em conta esta possibilidade. 
Quando as ligações existirem, elas serão classificadas de acordo com os tipos de 
relacionamentos. Acerca dos tipos de relacionamentos, assinale a alternativa CORRETA: 
a) Existem quatro tipos de relacionamentos: um-para-um; um-para-muitos, muitos-para-um e 
muitos-para-muitos. 
b) O relacionamento um-para-muitos é usado quando várias entidades A se relacionam com 
várias entidades B. 
c) O relacionamento muitos-para-muitos é usado quando uma entidade A pode se relacionar 
com uma ou mais entidades B. 
d) O relacionamento um-para-um é usado quando uma entidade A se relaciona com uma 
entidade B e vice-versa. 
4. O Processo Unificado é um processo de desenvolvimento fortemente ligado à orientação a 
objetos, porém, pode-se utilizá-lo em qualquer projeto mesmo sendo ele estruturado, sem 
que perca suas características básicas. Ele utiliza alguns princípios modernos 
(componetização, revisões etc) na área de engenharia de software. Algumas das 
características básicas do Processo Unificado (UP) são direcionados a caos de uso; centrado 
na arquitetura; ser iterativo e incremental; sendo composto por quatro fases. Acerca das 
quatro fases do RUP, assinale a alternativa INCORRETA: 
FONTE: https://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-o-processo-
unificadointegrado-ao-desenvolvimento-web/8032. Acesso em: 10 ago. 2018. 
 a) A fase de construção se refere a codificação no ambiente de produção, sendo liberada 
para o usuário a primeira versão do sistema. Além disso, é nesta fase que os dados que 
possam existir do sistema antigo são transferidos para o novo sistema, bem como são 
realizados os testes com os usuários finais. 
 b) A fase de elaboração diz respeito a fazer um detalhamento maior da análise 
realizada na fase de concepção, sendo detalhado os casos de uso construídos 
composto por conjunto de ciclos iterativos. Nesta fase, também podem ser realizado 
algum tipo de implementação e testes. 
 c) A fase de concepção se refere a ter uma visão ampla do sistema, sendo realizado 
o entendimento do sistema. Para tal, são levantados os requisitos que o sistema 
deve atender, bem como o que ele não pode fazer. Nesta fase, ainda é realizado o 
tempo de desenvolvimento, sendo construído um plano de desenvolvimento. 
 d) As quatro fases do UP são Concepção ou inception; elaboração ou elaboration; 
construção ou construction e Transição ou deployment. 
 a) V - V - F - F - F. 
 b) F - F - F - V - V. 
 c) V - F - F - V - V. 
 d) V - V - F - F - V. 
 
 
5. Os objetos computacionais procuram reproduzir as mesmas características e 
comportamentos dos objetos do mundo real dentro de um sistema. Correia e Tafner (2001) 
reforçam que os programadores podem interagir com estes objetos ativando características 
ou comportamentos, sem necessidade de entender o funcionamento interno do objeto 
computacional, ou seja, para interagir com objetos, precisamos apenas conhecer o que estes 
objetos fazem e usá-los, nada mais. Referente aos tipos diferentes de objetos 
computacionais encontrados, analise as sentenças a seguir: 
I- A utilização de programação visual proporciona ao usuário uma experiência 
totalmenteinterativa. O usuário pode interagir com sistema computacional através do 
mouse ou teclado, apertando botões, selecionando itens de um calendário, escrevendo 
em um campo texto ou selecionando itens de uma lista. 
II- Os objetos computacionais visuais para desenvolver e realizar tarefas relacionadas 
adados proporcionando aos usuários: janelas, campos ou botões com os quais estes 
possam interagir. 
III- O documento do editor de texto é um bom exemplo de um objeto multimídia. 
IV- Os objetos multimídia proporcionam uma rica experiência de interação com o usuário.Este 
tipo de objeto computacional possibilita a reprodução de sons, imagens, animações ou 
vídeos da mesma forma que nos editores de texto. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CORREIA, Carlos Henrique; TAFNER, Malcon Anderson. Análise orientada a 
 
6. O processo unificado ou Unified Process (UP) é um processo de desenvolvimento de 
software. O processo unificado visa ao esclarecimento das necessidades de atribuições de 
tarefas a grupos ou indivíduos envolvidos diretamente no desenvolvimento de um projeto. 
Além disso, deve-se definir quanto antes quais as etapas (iterações) e os artefatosque serão 
envolvidos durante o processo. O ciclo de vida do UP apresenta um conjunto de períodos 
que vão desde o seu nascimento até a sua morte. Cada um destes períodos possuem um 
conjunto de fases. A fase de transição é a última fase do ciclo de vida do UP. Referente a 
esta fase de transição do UP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A fase de transição consiste na implementação do sistema no ambiente de produção. 
( ) A transferência de dados, quando existirem sistemas antigos para o novo sistema, é 
realizada nesta fase. 
( ) O treinamento do usuário é realizado na fase de iteração. 
( ) O esforço de desenvolvimento dos casos de uso é realizado nesta fase. 
( ) Na fase de iteração também pode haver de forma não significativa alguma revisão de 
requisitos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
7. Uma das características do Rational Unified Process (RUP), uma das derivações mais 
conhecidas do processo unificado (UP), é a definição de um conjunto de papéis, em que são 
objetos. Florianópolis: Visual Books, 2001. 
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas. 
 b) As sentenças I e III estão corretas. 
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas. 
 d) Somente a sentença I está correta. 
 a) V - F - V - V - F. 
 b) V - V - F - V - F. 
 c) V - V - V - F - V. 
 d) F - F - V - V - V. 
 
 
estabelecidos os comportamentos, habilidades e responsabilidades de uma pessoa na 
equipe. Considerando os papéis existentes no RUP, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O analista de sistemas é o responsável por fazer contato com o usuário e levantar os 
requisitos. 
( ) Os desenvolvedores devem ter conhecimento suficiente para construir o código-fonte e 
testá-lo. 
( ) Os testadores são responsáveis pela elaboração dos casos de teste do sistema. ( ) 
Uma das responsabilidades do gerente é o contato com o usuário para o levantamento das 
necessidades. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
8. As estruturas na programação orientada a objetos possibilitam que analistas ou 
programadores organizem os objetos de maneira que consigam visualizar melhor o domínio 
e a complexidade do problema em questão. Existem dois tipos básicos de estrutura: 
Generalização-Especialização e Todo-Parte. Acerca desses dois tipos de estrutura, assinale 
a alternativa CORRETA: 
a) A generalização é conhecida pelo conceito de associar indivíduos com atributos diferentes 
e, ao mesmo tempo, despreza os que forem em comum. 
b) A especialização se assemelha muito à estrutura todo-parte. 
c) A estrutura todo-parte é composta por uma característica conhecida por cardinalidade, que 
é importante para determinar o tipo de relacionamento. 
d) A estrutura todo-parte é muito útil na identificação dos objetos e dos seus componentes 
diante de um determinado problema em estudo. 
9. A atividade de desenvolvimento de software está entre as mais complexas desenvolvidas 
pelo homem e, por este motivo, existem diversos processos, ciclos de vida e modelos de 
trabalho que procuram organizar as atividades de forma a gerenciar tal complexidade. O 
processo unificado (UP) é um dos processos mais conhecidos e utilizados para gerenciar 
equipes de desenvolvimento, principalmente devido à sua flexibilidade e consistência. 
Considerando estas e as outras características do UP, classifique V para as sentenças 
verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Os ciclos iterativos e incrementais permitem a mitigação precoce de riscos. 
( ) Fatores como sistema operacional e linguagem de programação afetam as decisões 
arquiteturais. 
( ) No UP, os requisitos funcionais são levantados através da arquitetura. 
( ) A paralisia de análise pode ser mitigada através dos ciclos iterativos e incrementais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
 
10.O Processo Unificado (UP) é um processo popular para o desenvolvimento de software. 
Conforme Larman (2002) é um processo iterativo e adaptativo no desenvolvimento de 
software, que permite coordenar um projeto devido ao fato de ser estruturado de forma 
 a) F - F - V - V. 
 b) F - F - F - V. 
 c) V - V - F - F. 
 d) V - V - V - F. 
 a) F - F - F - V. 
 b) V - F - V - F. 
 c) V - V - V - F. 
 d) V - V - F - V. 
 
 
organizada e consistente. Sobre as principais características do processo unificado utilizado 
no desenvolvimento de software, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: LARMAN, Craig. Utilizando UML e padrões. Porto Alegre: Bookman, 2002. 
a) Dirigido por diagrama de classe, centrado no software, modelo espiral, focado em 
riscos. 
b) Dirigido por caso de uso, centrado na arquitetura, iterativo e incremental, focado em 
riscos. 
c) Dirigido por caso de uso, centrado no software, iterativo e incremental, focado no 
mercado. 
d) Dirigido por diagrama de classe, centrado no armazenamento, iterativo e incremental, 
focado em análise. 
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina