A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Seminário I

Pré-visualização | Página 1 de 2

Seminário I: Formação para a Docência
· 
 Questão 1
O conceito de professor-investigador, busca a sua clarificação na rede de ligações entre quatro vetores: qualidade da educação, investigação, desenvolvimento profissional e institucional e inovação. Assim, na formação de professores é consensual a afirmação de que a qualidade da educação é o objetivo que preside à formação de professores e à razão de ser bom professor. Portanto, também ao objetivo que cada um de nós, professores, se propõe como projeto de vida profissional. Nesse sentido sobre as concepções acerca da pesquisa realizada por professores é possível afirmar:
I -  É sistemática e intencional, realizada no próprio contexto de atuação profissional.
II – A pesquisa deriva de certezas e contribui para a atribuição de sentido às experiências e vivências dos professores.
III – Produz tanto conhecimentos científicos, quanto de utilização prática e da sociedade.
IV – É utilizada por professores que têm buscado entender e transformar sua própria prática, promovendo transformações educacionais e sociais.
V – Também conhecida como pesquisa participante, tem caráter democrático.
Marque a alternativa correta:
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas II, III, IV e V estão corretas.
Apenas I, III, IV e V estão corretas.
Minha resposta
Minha resposta está correta.
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas I, II, III e IV estão corretas.
 
 Questão 2
Sobre as implicações do conceito de professor-pesquisador, Alarcão (2001) desenvolve dois princípios, a partir dos quais explica a natureza inclusiva da atividade investigativa docente e a importância de formar professores para o exercício crítico da sua atividade numa perspectiva experiencial-investigativa. Depreende-se destes princípios, que:
I - Todo o professor é um investigador e a sua investigação tem íntima relação com a sua função de docente.
II - O professor-pesquisador questiona as razões que o levaram a escolher determinadas metodologias educativas, questiona-se sobre o in/sucesso dos alunos e toma seus planos de aula como caminhos que podem (ou não) transformar a sala de aula em um laboratório de aprendizagem.
III – O professor-pesquisador, diante de uma situação-problema, deve se questionar intencional e sistematicamente com vista à sua compreensão e solução.
IV - Formar professores para o exercício crítico-investigativo requer o desenvolvimento de competências para investigar na ação educativa, sobre a ação educativa e para a ação educativa.
V – A investigação-ação, para ser investigação, tem de produzir conhecimentos novos a serem incorporados na prática educativa, para uso exclusivo do professor.
Marque a alternativa correta:
Apenas II, III e IV estão corretas.
Apenas I, III, IV e V estão corretas.
 
Todas as afirmativas estão corretas.
 
Apenas I, II, III e IV estão corretas.
 
Minha resposta
Minha resposta está correta.
Apenas I, II e IV estão corretas.
 Questão 3
Pereira e Zeichner (2002 apud Gonzales, França e Bueno, 2014), ao apresentarem as características que diferenciam os pesquisadores acadêmicos tradicionais dos educadores-pesquisadores e suas respectivas pesquisas, apontam que o professor se torna pesquisador ao identificar-se com a problemática que o aflige. Assim, o propósito da pesquisa é a conscientização política dos envolvidos, a transformação social e pessoal. Relacione as colunas abaixo articulando o tipo de pesquisador às características de suas pesquisas.
1. Educador Pesquisador
2. Pesquisador Acadêmico
(  ) Exige o distanciamento da prática para melhor compreendê-la.
(  ) Visa à conscientização política dos envolvidos e transformação social.
(  ) Exige proximidade e familiaridade com o contexto da pesquisa.
(  ) Os participantes da pesquisa são entendidos como parte constitutiva da pesquisa.
(  ) Os participantes da pesquisa são entendidos como fonte de dados.
 
Assinale a sequência correta das opções de resposta:
1, 2, 1, 1, 2
 
2, 2, 1, 1, 1
 
2, 1, 1, 1, 2
 
Minha resposta
Minha resposta está correta.
1, 1, 2, 2, 1
 
1, 2, 2, 1, 1
 Questão 4
Os estudos sobre as características da investigação que pode e deve ser realizada pelo professor, transitam entre as exigências de uma investigação acadêmica dirigida no sentido de um saber cada vez mais específico, mas também mais redutor da complexidade e expresso em uma linguagem muito própria e as exigências da investigação realizada pelos professores, que vai na direção de um saber mais integrado, mais holístico, mais diretamente ligado à prática, mais situado e mais rápido nas respostas a obter. Sobre as características da investigação a ser desenvolvida pelo professor, com base em Alarcão (2001) identifique as afirmativas verdadeiras (V) e as afirmativas falsas (F):
( ) para ser considerada como investigação, tem que produzir conhecimentos novos, ser rigorosa na sua metodologia e tornar-se pública a fim de que possa ser apreciada, avaliada, reproduzida, desenvolvida
( ) a investigação realiza-se num contexto específico que só este conhece em profundidade. Para além disso, tem de respeitar o tempo que o professor lhe pode dedicar, exige simplicidade no desenho investigativo e requer avaliação dos resultados.
( ) a investigação necessita de esforço mental e de ação para acessar um objeto, uma informação ou um conhecimento, incluindo na investigação aquilo a que emerge por acaso ou por intuição.
( ) a investigação realiza-se em qualquer contexto, é recomendável que o professor busque espaços nos quais não atua, para desenvolver a pesquisa com mais objetividade. Para além disso, tem de respeitar o tempo que o professor lhe pode dedicar, exige simplicidade no desenho investigativo e requer avaliação dos resultados.
( ) o papel do professor como investigador deve estar intimamente relacionado com a ação cotidiana em sala de aula, utilizando este espaço para levantamento de hipóteses, estudo, compreensão da realidade e busca de soluções para as dificuldades identificadas.
Assinale a sequência correta das opções de resposta:
V, V, F, F, V
 
Minha resposta
Minha resposta está correta.
V, F, V, F, F
 
V, F, V, V, F
 
F, V, V, F, F
 
F, V, V, F, V
 Questão 5
Estudos sobre a formação de professores-pesquisadores têm demonstrado que há necessidade de capacitar os professores em formação sobre as concepções de professor reflexivo, reflexão na e sobre a ação, professor pesquisador da sua prática de docência para realinhar o planejamento e ações didático-pedagógicas, enfim, inúmeras são as proposições de estudo. Gonzales, França e Bueno (2014), ao referirem o estudo de Pereira e Zeichner (2002), argumentam sobre a finalidade e o propósito da pesquisa realizada pelos professores.
Marque a alternativa que apresenta respectivamente tais informações:
(1) Finalidade
(2) Propósito
(1) Distanciamento da problemática que o aflige – (2) Despertar consciência acadêmica dos envolvidos, a transformação social e pessoal.
(1) Aproximação com a problemática que o aflige – (2) Despertar consciência acadêmica dos envolvidos, a transformação social e pessoal.
(1) Identificação com a problemática que o aflige – (2) Despertar consciência acadêmica dos envolvidos, valorização cultura científica tradicional.
 
(1) Identificação com o seu contexto educacional – (2) Despertar consciência política dos envolvidos, a transformação social e pessoal.
Minha resposta
Minha resposta está correta.
(1) Distanciamento da problemática que o aflige – (2) Conscientização política dos envolvidos, a transformação social e, consequentemente a transformação pessoal.
 Questão 6
Analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
De acordo com Alarcão (2001):
I - O professor investigador, no exercício da sua profissão deve desenvolver sua investigação estabelecendo relações com a sua função de professor e a prática cotidiana da docência.
PORQUE
II - O professor precisa ter a capacidade de se organizar para enfrentar situações problemáticas, se questionar intencional e sistematicamente com vista à sua compreensão e posterior solução. Precisa compreender o seu planejamento

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.