Buscar

AV I - Trabalho - Direito Civil II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: DIREITO CIVIL II	 	Prof.: KAROL WOJTYLA LIMA
Aluno (a): ANA WLADIA DO NASCIMENTO GOMES Matrícula: 201903270464
Sede: MOREIRA CAMPOS 	 Turma: 3002 Data: 05/10/2020
TRABALHO I – AVI
1. Conceitue a obrigação civil, apontando seus elementos constitutivos.
Conceitua-se obrigação civil aquela da qual existe um vínculo jurídico de prestação entre o credor e o devedor:
Elementos constitutivos:
· Elementos subjetivos - Sujeito ativo (credor) e sujeito passivo (devedor).
· Elemento objetivo/ material – Vinculo existente entre as partes; A prestação de dar, fazer (positivas) e não fazer (negativa).
· Elemento abstrato - Vínculo jurídico que une credor e devedor.
2. Vera alugou imóvel para Lourdes no ano de 2017. Em 2018, Lourdes, que atravessava por problemas financeiros decorrentes de sua demissão do banco em que trabalhava, não conseguiu mais quitar as despesas com aluguel e condomínio, estando inadimplente por quatro meses até a presente data. Inconformada com a situação a locadora, Vera, que não acredita nos meios judiciais para solução de conflitos, contrata um carro de som para ficar na entrada do condomínio de Lourdes, dizendo que a locatária é uma grande estelionatária e inadimplente, por não arcar com suas obrigações. Tal ato gerou grande constrangimento à Lourdes, que já não mais deseja sair de casa. Aponte qual fonte do direito obrigacional pode ser visualizada no presente caso concreto.
3. Gustavo celebrou contrato de compra e venda de imóvel com Cristiana e, mesmo sem a devida declaração negativa de débitos condominiais, conseguiu registrar o bem em seu nome. Ocorre que, no mês seguinte a sua mudança, Gustavo foi surpreendido com a cobrança de três meses de cotas condominiais em atraso. Inconformado com a situação, Gustavo tentou, sem sucesso, entrar em contato com a vendedora para que esta arcasse com os mencionados valores. Assim, de acordo com a regras concernentes ao direito obrigacional, quem deverá arcar com o pagamento perante o condomínio? Explique, com a devida fundamentação jurídica, qual é a espécie de obrigação mencionada no caso concreto.
4. Ana firmou com Pedro a obrigação de entregar três sacas de café Conilon, que estavam armazenadas em seu galpão ao final do mês de abril. Para tanto, Pedro adiantou a quantia de R$10.000,00 (dez mil reais). Ocorre que antes do termo fixado, uma chuva torrencial destruiu o galpão com as sacas destinadas ao credor. Nesse caso, como Pedro poderá reaver o prejuízo sofrido? Fundamente.
5. Antônia é uma mulher de 40 anos, 1.85 de altura e 60 quilos. Algumas pessoas de sua convivência e parentela comentam que desde a adolescência Antônia possui forte semelhança física e fisionômica com a apresentadora Xuxa. Fielmente alicerçada nessa crença, Antônia procura um cirurgião plástico conceituado que lhe afirma em consulta, poder realizar procedimento cirúrgico plástico no corpo e face que lhe deixariam idêntica à apresentadora, possibilitando que Antônia inclusive tire proveito econômico da circunstância, posto poder atuar como cover ou duble da própria Xuxa. Ante a afirmação, Antônia anui com o contrato médico, paga o valor estabelecido e ao longo de dezoito meses é submetida a várias internações e cirurgias. Ao final o resultado é um fracasso. Antônia passa a ser motivo de piadas e desprezo, que resulta em forte depressão. Em virtude de todos os fatos expostos, Antônia decide processar o médico alegando prejuízo. Diante dos fatos, qual é a modalidade obrigacional realizada entre médico e paciente, segundo o ordenamento jurídico brasileiro?

Outros materiais