Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES VII prova



Continue navegando


Prévia do material em texto

Curso
	ESTUDOS DISCIPLINARES VII
	Teste
	AVALIAÇÃO I
	Iniciado
	30/10/20 09:02
	Enviado
	30/10/20 09:11
	Status
	Completada
	Resultado da tentativa
	10 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	8 minutos
	Resultados exibidos
	Respostas enviadas, Perguntas respondidas incorretamente
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	A diretriz constitucional que trata da descentralização envolve debates entre vertentes teóricas e posicionamentos políticos conflitantes. Na dimensão político-institucional, importantes abordagens teóricas destacam três vertentes da descentralização: horizontal, vertical e a que se situa na relação Estado-sociedade. Para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a descentralização vertical pode assumir diferentes formas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Desconcentração, delegação e devolução.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	No que concerne à Legislação sobre o Sistema Tributário Nacional são normas complementares das leis, dos tratados e das convenções internacionais e dos decretos. Assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Observância das normas referidas no artigo 100, da Lei 5.172/66, acarreta a imposição de penalidades, a cobrança de juros de mora e a atualização do valor monetário da base de cálculo do tributo.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A principal fonte de receita do setor público é a arrecadação tributária. Com a finalidade de aproximar um sistema tributário do ideal, é importante que alguns aspectos principais sejam levados em consideração. Em relação a esses aspectos principais, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
 
I - O conceito da neutralidade dá a ideia de que a distribuição do ônus tributário deve ser equitativa entre os indivíduos de uma sociedade.
II - O conceito da progressividade é o princípio que expõe que se deve tributar mais quem tem renda mais alta.
III - O conceito da simplicidade determina que o sistema tributário deve ser de fácil compreensão para o contribuinte e de fácil arrecadação para o governo.
IV - O conceito da equidade indica que cada contribuinte deve contribuir com uma parcela justa para cobrir os custos do governo.
V - A minimização dos possíveis impactos negativos da tributação sobre a eficiência econômica é obtida pelos princípios do benefício e da capacidade de pagamento.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II, III e IV.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Com relação às teorias regulatórias, analise as assertivas:
 
I - Condições de entrada com exclusividade de demanda são importantes para recuperação de custos afundados em casos de monopólios naturais.
II - Os níveis tarifários de um contrato devem ser estabelecidos no processo licitatório, devendo ser conhecidos desde então, sem possibilidade de ajuste posterior, o que implica manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos serviços prestados.
III - Quanto maior a concorrência em um setor, maior é a necessidade do regulador em obter informações e intervir, sancionando os operadores ineficientes.
IV - Na teoria econômica, sob a gestão pública, a tendência é que haja um fraco desempenho das empresas, dado a falta de penalização à gestão improdutiva, pois os lucros e as perdas não são totalmente percebidos pelos gestores.
V - O sistema de “preço-teto” assume a assimetria de informação entre regulador e regulados, e como não observa o empenho de eficiência do operador, evita que os ganhos de eficiência sejam repartidos com os usuários.
 
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I e IV.
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	À medida que aumenta a resistência generalizada ao pagamento de impostos, a cobrança de taxas de utilização de serviços públicos tem se tornado uma solução popular para a arrecadação de recursos. Sobre as taxas cobradas pela utilização de serviços públicos, pode-se afirmar que:
 
I. O serviço público prestado deve gerar benefícios individuais a seus beneficiários e deve ser executado de forma eficiente e eficaz.
II. É factível a cobrança das taxas de maneira eficiente quando não é possível separar a população entre beneficiários do serviço (pagantes da taxa) e não beneficiários.
III. As taxas de utilização ajudam a estabilizar os orçamentos públicos ao gerar recursos e reduzir a demanda por serviços públicos.
 
Analise as afirmativas, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, assinale a opção que contenha a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
V, F, V.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Acerca da organização da administração pública no Brasil, assinale a opção correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
A descentralização administrativa ocorre quando se distribuem competências materiais entre unidades administrativas dotadas de personalidades jurídicas distintas.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	O Código Tributário Nacional, em alguns de seus dispositivos, faz referência à incidência de juros de mora e à atualização do valor monetário da base de cálculo do tributo. Considere as afirmações:
 
I - Constitui majoração de tributo, a incidência de juros sobre o crédito tributário constituído e a atualização do valor monetário da respectiva base de cálculo.
II - A observância das normas complementares das leis, dos tratados e das convenções internacionais e dos decretos exclui a imposição de penalidades, a cobrança de juros de mora e a atualização do valor monetário da base de cálculo do tributo.
III - A responsabilidade é excluída pela denúncia espontânea da infração, acompanhada, se for o caso, do pagamento do tributo devido, da atualização do valor da base de cálculo do tributo e dos juros de mora, ou do depósito da importância arbitrada pela autoridade administrativa, quando o montante do tributo dependa de apuração.
IV - A certidão negativa expedida com dolo ou fraude, que contenha erro contra a Fazenda Pública, responsabiliza pessoalmente o funcionário que a expedir, pelo crédito tributário, pelos juros de mora acrescidos e pela atualização do valor da base de cálculo do tributo.
 
Está correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Indique qual sistema de grande abrangência utilizado na administração pública pode ser entendido como um conjunto de ações modernizadoras vinculadas à administração pública e que começou a ganhar visibilidade no final da década de 1990 e nos últimos anos vem crescendo de forma acelerada em vários órgãos de governo.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Governo Eletrônico (e-gov).
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Administração Pública está dividida em funções:
I – Planejamento.
II – Organização.
III – Direção.
IV – Controle.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
I, II, III e IV.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	A respeito de Estado, governo e sociedade, analise as afirmativas, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta:
 
( ) O Estado brasileiro, ao longo de sua história, passou por três modelos de gestão (Administração Pública Patrimonialista, Burocrática e Gerencial). Isso aconteceu sem que houvesse um rompimento com algumas práticas do modelo substituído. Portanto, hoje, o país vive um Modelo Gerencial, apoiado na burocracia, com certa flexibilidade, mas com fortes traços de patrimonialismo.
( ) A estrutura organizacional do Estado brasileiro se divide em três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e em três níveis (União, Estados-membros e municípios). Mesmo em Modelo de Administração Gerencial fortemente burocratizado, o Estado consegue atender bem as demandas da sociedade brasileira, principalmente nas áreas de educação, saúde e transporte.
( ) O aparelho do Estado é constituído pelo governo, isto é, pela cúpula dirigente nos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), por um corpo de funcionários e pela força militar. O Estado,por sua vez, é mais abrangente que o aparelho, pois compreende adicionalmente o sistema constitucional-legal, que regula a população nos limites de um território.
( ) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo político.
( ) O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções e incentivo à criatividade, o que não contrapõe o formalismo e o rigor técnico da burocracia.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
V, F, V, V, F.