Buscar

ATIVIDADE SUPERVISIONADA

Prévia do material em texto

ATIVIDADE SUPERVISIONADA (PARA A AV2) – DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE DIREITO
[Por Regina Moraes, Professora]
 
 OBJETIVO: ESTUDAR AS SOCIEDADES NÃO PERSONIFICADAS E PERSONIFICADAS
 
TEMA DA ATIVIDADE: AS SOCIEDADES NÃO PERSONIFICADAS E PERSONIFICADAS
 
REFLEXÃO 1 – SOCIEDADES NÃO PERSONIFICADAS
 
1 Quais são as sociedades não personificadas?
R: Sociedade em comum; Sociedade em conta de participação
 
2. Quais as características da sociedade em conta de participação? E da Sociedade em Comum?
R: A Sociedade em comum é a que não está registrada no Registro de Empresa, ou porque ainda está se constituindo ou porque caiu em alguma exigência que a impede de se registrar. Quanto à Sociedade em Conta de Participação, ela não têm personalidade jurídica; não pode ser inscritas no Registro de Empresas; possui dois tipos de sócios: sócio oculto e o sócio ostensivo
3.  Caracterize a sociedade em conta de participação.
R:  Ela não tem nome. É não personificada, pois não tem personalidade jurídica. São dois tipos de sócios: O sócio oculto tem Responsabilidade limitada e o sócio ostensivo que possui Responsabilidade ilimitada.
A responsabilidade civil pelos negócios jurídicos realizados pela sociedade é exclusivamente do sócio ostensivo. Quer dizer, o sócio ostensivo responde ilimitadamente pelas obrigações assumidas em nome próprio para o desenvolvimento do empreendimento. Os sócios participantes não mantêm qualquer relação jurídica com os credores, logo, respondem apenas regressivamente perante os sócios ocultos.
4. Quanto as sociedades empresárias como ficam as relações com terceiros da sociedade em comum?  Comente também quanto a inscrição do contrato social da Sociedade em Conta de Participação no Registro de empresas:
1ª. Na sociedade em comum, os sócios, nas relações entre si ou com terceiros, somente por escrito, podem provar a existência da sociedade, mas os terceiros podem prová-la de qualquer modo.
2ª.  Na sociedade em conta de participação, o contrato social produz efeito somente entre os sócios, e a inscrição de seu instrumento em qualquer registro não confere personalidade jurídica à sociedade.
5. No que se refere às sociedades empresárias, marido e mulher podem sempre fazer parte e integrar o conjunto de sócios de uma sociedade?
- Marido e mulher só podem abrir ou juntos participarem como sócios de uma empresa se não forem casados em regime de separação legal ou obrigatória de bens ou no regime de comunhão de bens (Artigo 977, código Civil).
- Agora os casados em comunhão de bens Caso queiram abrir uma empresa ou participarem juntos como sócios de uma empresa deverão trocar de regime de bens (Artigo 1639  parágrafo 2º, Código Civil)
 
6. Conceitue empresário de acordo com o previsto no Código Civil.
R: Não abrange quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda  com o concurso de auxiliares ou colaboradores,
 
REFLEXÃO 2 – SOCIEDADES PERSONIFICADAS: EMPRESA INDIVIDUAL, EIRELI, SOCIEDADE LIMITADA E SOCIEDADE ANÔNIMA
 
1. Fale sobre o tipo de empresa individual.
R: Empresa individual: quando o proprietário da empresa é apenas uma pessoa; geralmente, neste tipo de organização o capital particular do proprietário se confunde com o da empresa. Esta empresa se confunde com  a firma adotada pelo empresário mercantil individual, ou seja, uma pessoa natural, um indivíduo que se registra na Junta Comercial. Por exemplo, João Batista de Andrade Pontes registra-se na Junta Comercial como empresa individual. Sua firma, com que assinará, será igual ao seu nome próprio, ou poderá também abreviar para J. B. Andrade Pontes, para distinguir a pessoa física da jurídica, isto é, da firma.
2. Fale sobre a  empresa individual de responsabilidade limitada.
R: A EIRELI deve ter um titular, pessoa física maior de 18 anos (ou menor antecipado), brasileiro ou estrangeiro, e capital mínimo de 100 vezes o maior salário-mínimo do País – totalmente integralizado, sendo a responsabilidade do titular limitada ao valor do capital. O titular pessoa física não poderá ter mais de uma EIRELI. A administração deve ser exercida por uma ou mais pessoas podendo o administrador ser o próprio titular ou não. Pode ter como nome Firma ou denominação. E pode ser microempersa (ME ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).
 
Ao nome empresarial deverá ser incluído a expressão "EIRELI" após a firma ou a denominação social da empresa individual de responsabilidade limitada.
João Machado EIRELI
Café Santista EIRELI
 
 
3. Fale sobre a  Sociedade Limitada e a Sociedade Anônima.
R: Em relação às sociedades, o Código Civil (BRASIL, 2002) afirma que podem ser Limitadas (capítulo IV), Anônimas (capítulo V), Sociedade em Nome Coletivo (artigos 1.039 ao 1.044) e Sociedade em Comandita por Ações (artigos 1.045 ao 1.051).
Por horam aqui vamos nos deter sobre as diferenças entre as Sociedades Limitadas e de Ações é que na primeira ocorrerá a limitação na responsabilidade dos sócios, regulada de acordo com a quota de participação que possuem. Já nas sociedades por Ações a responsabilidade dos sócios é restrita ao valor da ação que detêm. O Código Civil e a Constituição Federal estabelecem diversos impedimentos para aqueles que não poderão ser sócios ou terão impedimentos parciais.
 
 
ATIVIDADE PROPOSTA: REFLEXÃO
Após ler o texto intitulado “AS SOCIEDADES NÃO PERSONIFICADAS E PERSONIFICADAS” escreva com suas palavras o que entendeu sobre as principais características de cada uma dessas sociedades.
 
Sociedade em Comum
Sociedade em Conta de Participação
Empresa Individual
EIRELI
Sociedade Limitada
Sociedade Anônima

Continue navegando