Buscar

estudo transversal 3

Prévia do material em texto

A conceituação do que é direito de propriedade industrial é importante para que, antes de tudo, se possa verificar se o objeto de registro realmente se enquadra nessa classificação. Alguns quesitos são fundamentais para que se defina o que pode ser registrado como tal. Quanto ao direito de propriedade industrial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, como a marca, a patente, desenho industrial, indicação geográfica, segredo industrial e repressão a concorrência desleal, topografia de circuitos integrado, cultivar e crescimento tradicional.
	 b)
	O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, somente ao desenho industrial, ao segredo industrial e à repressão à concorrência desleal.
	 c)
	O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, somente a sua marca e a patente.
	 d)
	O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, somente à topografia de circuitos integrado, cultivar e crescimento tradicional.
	2.
	A proteção dos Direitos Autorais parte do pressuposto de que, em caso de violação desse direito, sanções e punições serão sofridas. Isso porque, para que algo esteja devidamente seguro, deve-se punir quem viole tais leis. Quanto às penalidades aplicadas no caso de violação do direito autoral, analise as sentenças a seguir:
I- A violação do direito autoral no Código Penal, no artigo 184, impõe pena de 3 meses a 1 ano mais multa.
II- Aquele que divulgar a obra sem nomear autoria terá que divulgar por três dias consecutivos.
III- Poderá a sentença condenatória determinar a destruição de todos os exemplares ilícitos, bem como as matrizes, moldes, negativos e demais elementos utilizados para praticar o ilícito civil, assim como a perda de máquinas, equipamentos e insumos destinados a tal fim, ou servindo a eles unicamente para o fim ilícito, sua destruição.
IV- Aquele que editar obra literária, artística ou científica, mesmo sem autorização, não sofrerá nenhuma sanção, pois não a utilizou em sua totalidade e originalidade, só de forma editada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	Quem editar obra literária, artística ou científica, sem autorização do titular, perderá para este os exemplares que se apreenderem e pagar-lhe-á o preço dos que tiver vendido. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não se conhecendo o número de exemplares que constituem a edição fraudulenta, pagará o transgressor o valor de três mil exemplares, além dos apreendidos.
	 b)
	Não se conhecendo o número de exemplares que constituem a edição fraudulenta, pagará o transgressor o valor de cinco mil exemplares, além dos apreendidos.
	 c)
	Não se conhecendo o número de exemplares que constituem a edição fraudulenta, pagará o transgressor o valor de um mil exemplar, além dos apreendidos.
	 d)
	Não se conhecendo o número de exemplares que constituem a edição fraudulenta, pagará o transgressor o valor de seis mil exemplares, além dos apreendidos.
	4.
	Dependendo do tipo de patente, a legislação concede tempos diferentes de proteção. Essa diferenciação é dada de acordo com duas classificações de patente: a patente de invenção e a patente modelo de utilidade. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A patente de invenção seria a invenção de alguém a um problema técnico, especifico dentro de um campo tecnológico que pode ser usado no campo industrial, tem validade de 20 anos a contar da data de depósito ou 10 anos a contar da data da concessão.
II- A patente modelo de utilidade é a criação de uma melhoria funcional no uso ou fabricação de um objeto que já existe, sendo assim, possui um prazo menor de proteção de 15 anos contados do depósito ou 7 anos contados da concessão.
III- A patente modelo de utilidade é a criação de uma melhoria funcional no uso ou fabricação de um objeto que já existe, sendo assim, possui um prazo menor de proteção de 5 anos contados do depósito ou 3 anos contados da concessão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	O Direito da Propriedade Industrial oferece proteção para diversos tipos de Direitos da Empresa, entre eles se destacam as marcas, as patentes e os segredos industriais. Quanto aos tipos de marca, a Lei n° 9.279/96, em seu artigo 123, divide a marca em três categorias. Sobre essas três categorias, analise as sentenças a seguir:
I- A marca de produto ou serviço é a que distingue um produto ou serviço do outro idêntico.
II- A marca de certificação é empregada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, provindo de uma qualidade, natureza, material e metodologia utilizada.
III- A marca coletiva é utilizada para identificar produtos ou serviços que sejam procedentes de um grupo de empresas que sejam especificamente multinacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10585777/artigo-123-da-lei-n-9279-de-14-de-maio-de-1996. Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	A obra, enquanto ideia, é um plano abstrato, místico e não é matéria concreta. Ao se exteriorizar a obra, podendo ser um simples rascunho, tem-se o corpus, a concretização, ou seja, quando a inspiração do autor se transforma em obra, essa merece proteção, mas enquanto é só uma ideia em si, não possui proteção. A quem é oferecida a proteção aos direitos conexos?
	 a)
	Proteção dada aos artistas intérpretes ou executantes, produtores fonográficos e empresas de radiodifusão em decorrência de interpretação, execução, gravação ou veiculação das suas interpretações e execuções, ainda aos programas de computadores e autores de obras literárias.
	 b)
	Proteção concedida à programas de computadores, propriedade industrial, proteção suis generis.
	 c)
	Proteção dada aos artistas intérpretes ou executantes, produtores fonográficos e empresas de radiodifusão em decorrência de interpretação, execução, gravação ou veiculação das suas interpretações e execuções.
	 d)
	Proteção concedida a marca e a obras literárias.
	7.
	Efetuada a inscrição da patente, será realizada uma análise com o fim de verificar se todos os requisitos exigidos foram preenchidos. Então, o pedido será protocolado com a data de depósito de sua apresentação. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o prazo que o pedido de patente fica depositado em sigilo na INPI:
	 a)
	Um ano e cinco meses.
	 b)
	Um ano e sete meses.
	 c)
	Um ano e seis meses.
	 d)
	Um ano.
	8.
	No caso de uma pessoa querer registrar uma marca, existem alguns passos a seguir. Todos esses passos devem ser seguidos para que o trâmite de registro seja concluído. Como o registro de marca pode ser dividido?
	 a)
	Quatro fases: Busca Prévia, Pedido de Registro, Exame Formal, Publicação do Pedido.
	 b)
	Cinco fases: Pedido de Registro, Exame Formal, Publicação do Pedido, Exame de Mérito e a Concessão.
	 c)
	Seis fases: Busca Prévia, Pedido de Registro, Exame Formal, Publicação do Pedido, Exame de Mérito e a Concessão.
	 d)
	Duas fases: Busca Prévia e o Pedido de Registro.
	9.
	Uma das partes iniciais do trâmite de registro de autoria é verificar o local em que esse registro será realizado. O Artigo 19 da Lei n° 9.610/98 descreve que ao registrar a sua obra, o proprietário deve efetuá-la em órgão público. Acerca do exposto, em que local será feito o registro de autoria?
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10628241/artigo-19-da-lei-n-9610-de-19-de-fevereiro-de-1998.Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	O registro de autoria será somente na Escola de Música.
	 b)
	O registro de autoria será somente na Escola de Belas Artes da Universidade Federal Nacional.
	 c)
	O registro de autoria será somente na Biblioteca Nacional.
	 d)
	O registro de autoria será no órgão público em acordo com a sua natureza, podendo ser, na Biblioteca Nacional, na Escola de Música, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto Nacional do Cinema ou no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
	10.
	O Artigo 7º da Lei n° 9.610/98 descreve o rol de obras que são protegidas pelo Direito Autoral. Além disso, o Artigo 8º da referida lei descreve o que não é plausível de proteção, ou seja, o Direito Autoral acaba abrangendo algumas partes específicas definidas por lei. Como se divide o Direito Autoral?
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10629875/artigo-7-da-lei-n-9610-de-19-de-fevereiro-de-1999. Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	Direito do autor, direito conexo, marcas e patentes.
	 b)
	Direito autoral, direito conexo, programa de computadores, desenho industrial e indicação geográfica.
	 c)
	Direito autoral, direito conexo, programa de computadores, topografia e cultivar.
	 d)
	Direito autoral, direito conexo, programas de computadores.

Continue navegando