Buscar

Prévia do material em texto

Faculdade Estacio De Sá
Trabalho de Filosofia
Multiculturalismo relativista e multiculturalismo universalista 
Professor: Marcio Renato Bartel
Aluno:Eron Madan Fernandes 1° Semestre
 
 O chamado multiculturalismo é uma visão filosófica, que diz que as diferentes culturas devem ser mais que respeitadas e sim encorajadas e reconhecidas. Ou seja, é uma politica de reconhecimento e afirmação da diversidade, que visa o respeito as diferenças como manifestação da dignidade humana. O estado teria obrigação de aceitar direitos culturais de certos grupos, porem existem varias sub correntes que partem do multiculturalismo, iremos ver as duas mais abrangentes: Relativismo e Universalismo.
 Segundo o multiculturalismo relativista, não há como estabelecer critérios mínimos em um dialogo entre culturas, não se pode se questionar as praticas de uma cultura, tudo deve ser aceito, até praticas polemicas como, infanticídio praticadas por algumas tribos indígenas, neste sentido não é certo falar em direitos humanos pois cada cultura seria livre para estabelecer seus próprios direitos. Segundo os relativistas a ideia de universalismo dos direitos humanos pode mascarar um processo de dominação de um padrão cultural sobre outras culturas. 
 
 Já o Universalismo, embora aceite a ideia de varias culturas, exigi uma base mínima de conduta entre as praticas dessas culturas, essa base mínima são os direitos humanos, ou seja toda cultura deve ser respeitada a não ser que alguma de suas praticas violem a dignidade humana.
 Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo. Não se deve pensar que a universalidade dos direitos humanos, tem como finalidade um único modo de pensar, mais sim estabelecer um mínimo respeito entre as culturas melhorando o dialogo entre si, estabelecendo a sim uma ponte entre elas.
 
 Por tanto em quanto o universalismo vai pré supor um padrão de direitos humanos capais de ser universalizados a todos os seres. Os relativistas dirão que o estabelecimento desses padrões não é certo, pois os direitos humanos devem ser compreendidos a partir de cada cultura.

Mais conteúdos dessa disciplina