Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA DIDATICA 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSAU LAURO DE FREITAS
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: DIDÁTICA
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: JOSE AILTON DIAS DA SILVA
LUCINALVA MARIA DA CONCEICAO SOUZA, ANA MARIA DA CUNHA REGO
MIRELLA SILVA BARBOSA
NOME DO TUTOR: LUCINALVA SOUZA
ALUNA: LUANA AMORIM DA SILVA
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
A didática é a prática pedagógica da qual se constrói o aprendizado do aluno. Esta construção se efetua quando, o professor conhece seus alunos. E o processo de conhecimento se dá no diálogo.
Professor e aluno aprendem juntos. O diálogo é de suma importância para esta interação. Deve haver colaboração de ambos, a união numa base empática. Neste diálogo se diverge a honestidade, do qual se entrará em um clima de confiança. Favorecer este diálogo é algo que não ocorre de maneira espontânea, pois, o professor deve ter um conhecimento atento de sua turma. A interação em sala de aula é um dos aspectos que contam para o bom desenvolvimento da aprendizagem. Que aprendizagens informais, que provêm desses diálogos, o professor pode utilizar na sua prática pedagógica? Escreva em 30 linhas! Boa prática!
O professor ao iniciar em uma sala de aula precisa levar em conta alguns fatores, sua interação com os alunos, sua posição como mediador do conhecimento e a bagagem pedagógica que o aluno traz com si mesmo.
O professor antigamente era visto com o único detentor do saber e sabemos que isso passou por uma grande transformação pois o professor se tornou o mediador do conhecimento onde o aluno passou a ser o responsável pelo seu processo de aprendizagem, levando em conta que isso vai depender da turma que o professor estará assumindo pois o que o professor apresenta para uma turma de educação infantil não pode ser utilizado para o fundamental, são saberes diferentes, faixa etária diferente, então a prática pedagógica também precisa ser diferente.
O diálogo deve existir em qualquer ambiente e isso não é diferente em sala de aula, o professor precisa manter um diálogo aberto com seus alunos, pois dessa forma conhecerá as dificuldades do seu educando, fazendo com que planeje de forma efetiva sua prática pedagógica, levando em conta os saberes que seus alunos já possuem.
Dessa forma o professor conquista a confiança da turma, adotando uma prática diferenciada e flexível, porém vale ressaltar que ser flexível não quer dizer que vai deixar o aluno fazer o que quer, o professor precisa deixar claro para a turma que em determinados momento precisará ser firme para que a turma consiga absorver o assunto.
É importante que o professor leve em conta que os alunos do século XXI estão cada vez mais atualizados com a tecnologia, e isso é uma ferramenta a mais que o professor poderá utilizar na sua prática, promovendo a interação da turma e uma educação voltada para o futuro.
Um exemplo interessante é a turma do EJA, são pessoas que trazem em sua bagagem muitas vivências, e muitos não tiveram a oportunidade de estudar na infância, o professor dessa turma tem que levar isso em conta, o dia a dia dos seus alunos e as dificuldades que o mesmo irá apresentar no decorrer das aulas, considerando esses fatores o professor irá traçar sua prática pedagógica pautada na realidade dos seus alunos, fazendo com que eles se sintam motivadas a querer estar em sala de aula e acreditando sempre que são capazes de aprender.
Seja em qualquer turma que o professor for lecionar, o diálogo aberto com seus alunos deve ser constante, pois é dessa forma que terá sucesso no aprendizado e desenvolvimento dos mesmos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
https://blog.portabilis.com.br/praticas-pedagogicas-6-exemplos-para-sala-de-aula/
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/16/23/desafios-da-educao-e-o-professor-como-mediador-no-processo-ensino-aprendizagem-na-sociedade-da-informao#:~:text=Assim%2C%20o%20papel%20do%20professor,pelo%20seu%20processo%20de%20aprendizagem.
https://jus.com.br/artigos/74536/o-professor-de-educacao-de-jovens-e-adultos

Outros materiais