Buscar

Atividade 1 - Estrutura e Função Humana

Prévia do material em texto

Qualquer intervenção de um profissional de saúde deve ser sempre precedida de uma boa anamnese, que consiste na coleta de informações a respeito de eventos que possam estar relacionados à queixa ou a “enfermidade” do paciente. Esta coleta de informações vem desde reclamações principais, histórico de saúde e familiar, rotina e alimentação.
A partir daí será possível compreender quais os fatores envolvidos que influenciam na quebra da homeostase corporal. Aprendemos que a homeostase é a manutenção da constância do meio interno e que todo o nosso corpo funciona de maneira integrada. Baseado em tudo que foi estudado até o momento, de que maneira poderíamos correlacionar o sistema nervoso e a homeostase corporal?
A homeostase é um processo de regulação que ocorre em todo organismo para que o mesmo esteja em equilíbrio, os responsáveis pelo controle dessa homeostase são os sistema nervoso e as glândulas endócrinas.
O organismo precisa estar com as substâncias químicas em concentração adequadas, a temperatura estável e a pressão apropriada para se considerar em homeostase.
O sistema nervoso é o responsável por manter a comunicação entre os órgãos e assim manter tal equilíbrio. Suas células são chamadas de neurônios e são encontradas em sua maioria no cérebro.

Continue navegando