Buscar

Perícia Contábil - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

00176176
	Disciplina:
	Perícia Contábil (CON40)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656114) ( peso.:4,00)
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Para que o contador possa realizar o trabalho pericial, este precisa ter sua habilitação profissional comprovada, conforme dispõe a Resolução CFC nº 1.244/2009, cujo fato deve ser feito por intermédio de uma declaração de habilitação profissional. Disserte sobre a habilitação profissional do perito, ressaltando como deve ser feita a comprovação, onde deve ser colocada a referida certidão, quem é o órgão emissor da DHP, e a quem é fornecida a DHP. 
FONTE: Disponível em: <http://cfc.org.br/wp-content/uploads/2016/02/NBC_PP_01.pdf>. Acesso em: 11 maio 2017.
	Resposta Esperada:
A habilitação profissional para ser perito contábil consiste em preencher a todos os requisitos previstos na Resolução CFC 1.244/2009, assim identificados: I) ser formado no curso de Ciências Contábeis - nível bacharelado; II) ter seu diploma registrado no Conselho Regional de Contabilidade a que estiver inscrito; III) ter profundo conhecimento de contabilidade e matérias afins que lhe permitam a produção de provas que garantam a veracidade dos fatos. O documento que comprova a habilitação profissional é denominado DHP - Declaração de Habilitação Profissional, emitido pelo CRC de cada estado, segundo determina a Resolução CFC 871/00. O contador tem acesso à sua DHP através do acesso à internet, na página do CRC.
	2.
	A atividade profissional do perito-contador está mais próxima da arbitragem, pois assim está determinando o mercado, tanto na esfera do Judiciário quanto na esfera extrajudicial. A partir do exposto, comente sobre as principais diferenças entre o perito e o árbitro, no que se refere a quem pode atuar como árbitro e perito, o que cada profissional gera em forma de prova, e sobre a legislação em casos de impedimento e suspeição.
	Resposta Esperada:
*Para ser perito, o profissional deve ser profundo conhecedor, por suas qualidades e experiências, da matéria periciada, e ser formado em Ciências Contábeis, com registro da classe.
*Árbitro pode ser qualquer pessoa que seja capaz e que goze da confiança das partes, independentemente de formação específica.
*O laudo pericial emitido pelo perito é uma prova altamente valorizada, pois representa a afirmativa ou opinião fundamentada científica ou tecnicamente.
*O árbitro não gera prova fundamentada científica ou tecnicamente, mas tem a confiança das partes.
*Os casos de impedimento e suspeição do perito são normatizados pela NBC PP 01.
*Os casos de impedimento e suspeição do árbitro são normatizados pelo Código de Processo Civil.
Parte inferior do formulário

Outros materiais