Buscar

Atividade 6

Prévia do material em texto

1.
		Acerca do Lançamento por Homologação, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	O sujeito passivo não antecipa o pagamento do tributo.
	
	
	Constitui exemplo do Lançamento por Homologação: O IR, o ICMS, o IPI e o ISS.
	
	
	Não se aplica, em nenhuma hipótese, qualquer penalidade.
	
	
	O sujeito passivo antecipa o pagamento.
	
	
	No Lançamento por Homologação o sujeito antecipa o pagamento em relação ao lançamento, sem prévio exame da autoridade tributária, ficando a declaração sujeita à confirmação posterior da autoridade administrativa.
	
Explicação:
 
O lançamento por homologação, previsto no art. 150 do CTN, é modalidade em que o sujeito passivo possui o dever de antecipar o pagamento do tributo, sem prévio exame da autoridade administrativa, o qual ficará sujeito à concordância futura, feita por homologação, por parte dela
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O lançamento tributário, via de regra, é regido pelo princípio da inalterabilidade, ou seja, uma vez realizado não pode mais sofrer modificação pela autoridade administrativa, conforme o disposto no art. 146, do Código Tributário Nacional. A intenção do legislador, ao invocar o referido princípio, foi garantir:
	
	
	
	a segurança do Estado.
	
	
	a segurança jurídica do contribuinte.
	
	
	a facultatividade do contribuinte.
	
	
	a penalidade do contribuinte.
	
	
	a autonomia do Estado.
	
Explicação:
o lançamento consiste em um procedimento administrativo privativo da autoridade administrativa, tendente a verificar a ocorrência do fato gerador e a matéria tributável, a definir o montante e identificar o sujeito passivo e uma lançado vez não pode mais sofrer alteração, por essa razão seu objetivo é resguardar a segurança do contribuinte
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Considere as afirmações: I ¿ Com a prática do fato gerador nasce o crédito tributário que já pode imediatamente ser cobrado; II ¿ O lançamento é o ato administrativo que constitui o crédito tributário; III ¿ Obrigação Tributária, Crédito tributário e Lançamento são sinônimos; IV ¿ Pode existir obrigação sem crédito tributário, mas o crédito sem a obrigação será nulo; V ¿ O lançamento é ato puramente administrativo, não tendo que ser informado ao sujeito passivo.
	
	
	
	estão corretas as afirmações II, III e IV
	
	
	estão corretas as afirmações III e IV;
	
	
	estão corretas as afirmações I, II e III.
	
	
	estão corretas as afirmações II e IV
	
	
	estão corretas as afirmações IV e V
	
Explicação:
O lançamento é um ato administrativo, que representa modo de constituição do crédito tributário. Por esta razão, é possível a existência de obrigação tributária sem crédito, uma vez que pode não ter ocorrido o lançemento. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Assinale a alternativa correta. Das alternativas abaixos não constitue causa de suspensão  do crédito tributário:
	
	
	
	Parcelamento.
 
	
	
	Depósito do montante integral.
	
	
	Pagamento.
 
	
	
	Moratória.
 
	
	
	Concessão de medida liminar em outras espécies de ações.
 
	
Explicação:
O artigo 151 do CTN não enquadra o pagamento como causa de suspensão do crédito tributário. 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Assinale a única alternativa correta, no que concerne a exclusão do crédito tributário. I - A anistia consiste no perdão da penalidade de natureza tributária, que não se confunde com o perdão do débito tributário, que permanece inalterado. II -  Uma vez concedida a isenção, esta não pode ser revogada em qualquer hipótese. III - A exclusão do crédito tributário consiste na paralisação de sua exigibilidade por determinado período de tempo. Estão corretas as alternativas:
	
	
	
	I e II.
	
	
	I e III.
	
	
	somente a II.
	
	
	somente a I.
	
	
	II e III.
	
Explicação:
A anistia consiste no perdão da penalidade de natureza tributária, que não se confunde com o perdão do débito tributário, que permanece inalterado
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O lançamento tributário:
	
	
	
	não permite impugnação.
	
	
	pode ser feito de ofício, por declaração ou homologação.
	
	
	não será convertido em moeda nacional no dia da ocorrência do fato gerador, quando o valor tributário esteja expresso em moeda estrangeira.
	
	
	só pode ser por homologação.
	
	
	uma vez concluído, não pode ser alterado por impugnação, recurso de ofício, iniciativa da autoridade administrativa, nos casos previstos em lei.
	
Explicação:
O lançamento direito é realizado pelo Fisco, dispensado o auxílio do contribuinte, uma vez que já dispõe de dados suficientes. No lançamento misto ocorre uma ação conjugada entre o Fisco e o contribuinte. O Fisco, não dispondo de dados suficientes para realizar o lançamento, conta com o auxílio do contribuinte que supre a deficiência da informação por meio da prestação de uma declaração. No lançamento por homologação,  o contribuinte tem o encargo de valorar os fatos à vista da norma aplicável, determinar a matéria tributável (base de cálculo), identificar-se como sujeito passivo, calcular o montante do tributo e efetuar o recolhimento, sem que a autoridade precise tomar qualquer providência, ao menos até esse momento.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Acerca do Fato Gerador e da Hipótese de Incidência, é correto afirmar, exceto:
	
	
	
	A previsão legal na norma de uma situação abstrata é denominada Hipótese de Incidência.
	
	
	A concretização do Fato Gerador se denomina Hipótese de Incidência.
	
	
	Aspecto imaterial.
	
	
	A Hipótese de Incidência é a descrição abstrata de um fato na lei que gerará uma obrigação tributária, caso ocorra.
	
	
	O Fato Gerador é a ocorrência de um fato concretamente, é o acontecimento do fato.
	
	
	 
		
	
		8.
		Crédito Tributário é a quantia devida a título de tributo, isto é, o objeto da obrigação jurídica tributária. A obrigação jurídica tributária que já existia, mas é ilíquida e incerta, passa a ser líquida e certa, exigível em data e prazo predeterminado. Tal liquidação é feita:
	
	
	
	pela obrigação tributária
	
	
	pelo processo tributário
	
	
	pelo lançamento
	
	
	pelo crédito tributário
	
	
	pela competência tributária
	
Explicação:
Após o lançamento do tributo, o crédito passa a ser exigível pela Fazenda Pública do contribuinte. Diante disso, o contribuinte tem a possiblidade de extinguir o crédito, suspendê-lo ou, caso não efetue nada, o crédito é inscrito em dívida ativa e poderá ser executado.
Art. 142 do CTN: Compete privativamente à autoridade administrativa constituir o crédito tributário pelo lançamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente, determinar a matéria tributável, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicação da penalidade cabível.

Continue navegando