Buscar

Fund direito empresarial e tributário - Simulado (7)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Identifique a opção correta que define segundo a Legislação Tributária os tributos:
 Certo	É uma prestação pecuniária (em dinheiro) e compulsória (obrigatória) que não constitua sanção de ato ilícito (contrário à lei) instituída em lei (só lei cria tributos) e cobrada mediante a atividade administrativa plenamente vinculada (a lei diz como deve ser cobrado).
Explicação:
O Tributo deve ser pago em dinheiro, é uma obrigação, não uma punição. Somente a lei pode instituir tributos e somente o Estado pode fazer a cobrança.
A exigibilidade do crédito tributário será suspensa: I - pela moratória; II - por meio de reclamações e recursos administrativos; III - pelo depósito em montante integral; IV - pela concessão de decisão judicial. Pode-se afirmar:
Certo	(d) todos os itens estão corretos
Explicação:
De acordo com o art. 151 do CTN, suspendem a exigibilidade do crédito tributário:
I - moratória;
II - o depósito do seu montante integral; III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;
IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.
V a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial; (Incluído pela Lcp nº 104, de 10.1.2001).
VI o parcelamento.
A Administração tributária, atividade afeta à fiscalização e cobrança de tributos é da alçada da(do):
 Certo	Poder Executivo
Analise, acerca do lançamento tributário, e analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
 Certo	Lançamento é o ato Judicial que torna líquido o crédito tributário, ou seja, o ato que consubstancia o mesmo, declarando formal e solenemente quem é o contribuinte e quanto ele deve à Fazenda Pública.
Marque a alternativa que não é correta a partir da seguinte afirmação: De acordo com o artigo 142, do Código Tributário Nacional (CTN), entende-se por lançamento o procedimento administrativo vinculado que:
 Certo	Não se aplica, em nenhuma hipótese, qualquer penalidade.
Acerca dos tipos de Lançamentos tributários, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
 Certo	No lançamento de ofício, a declaração configura uma obrigação formal ou instrumental do sujeito passivo, e destina-se a registrar dados fáticos relevantes para o êxito, pela autoridade administrativa, do ato de lançamento.
(FGV 2013)Uma autarquia federal, proprietária de veículos automotores adquiridos recentemente, foi surpreendida com a cobrança de IPVA pelo Estado responsável pelos respectivos licenciamentos, não obstante vincular a utilização desses veículos às suas finalidades essenciais. Com base na hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta.
Certo	A cobrança é inconstitucional, por tratar de hipótese de imunidade tributária.
Explicação:
De acordo com o artigo 150, inciso VI, aliena `a¿, é vedado à União, aos Estados-Membros, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros, bem como as autarquias e fundações mantidas pelo Poder Público. Essa disposição constitucional visa à proteção do federalismo.
A base de cálculo de um tributo, juntamente com sua alíquota, são os elementos quantificadores do tributo, sendo a base de cálculo uma grandeza numérica, trazida pela lei para dimensionar o fato gerador. Sendo assim, pode-se concluir que:
 Certo	nos impostos a base de cálculo sempre será uma grandeza que traduza a riqueza manifestada pelo valor da renda, ou pelo valor de um bem
Explicação:
Em Direito tributário, a base de cálculo é a grandeza econômica sobre a qual se aplica a alíquota para calcular a quantia a pagar.
Por exemplo, na venda de imóveis, a base de cálculo do Imposto de Renda é a diferença entre o valor da venda e o valor declarado do imóvel na declaração anual de renda e patrimônio.
No ICMS, a base de cálculo geralmente é o valor da venda da mercadoria (salvo disposição em contrário).
Em Previdência Social, a base de cálculo é o salário de contribuição e serve para a fixação dos valores das prestações asseguradas aos beneficiários
Não é Princípio Constitucional Tributário:
 Certo	Princípio da continuidade;
	Princípio da vedação do efeito confiscatório, da imunidade e isenção tributária.
	Princípio da irretroatividade e da anterioridade;
	Princípio da legalidade;
	Princípio da isonomia;
Explicação:
O Pricípio da Continuidade está inserido como Princípio do Direito do Trabalho.
Acerca do Lançamento por Declaração, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
 Certo	O Lançamento por Declaração também é denominado de Lançamento Indireto.
Não é hipótese de suspensão do crédito tributário:
Certo	A compensação.
A base de cálculo e a alíquota, são os elementos quantificadores do tributo, que pode ser determinado pela fórmula: T= BCxAl, ou seja, T de tributo, BC de base de cálculo e Al de alíquota. Essa fórmula e seus elementos deverão constar na lei instituidora do tributo, para serem impostos ao contribuinte. Por isso
Certo	A base de cálculo de um tributo é uma grandeza numérica, trazida pela lei, para dimensionar o respectivo fato gerador.
Explicação:
A base de cálculo de um tributo é uma grandeza numérica, trazida pela lei, para dimensionar o respectivo fato gerador.
A Constituição Federal estabelece a competência tributária, conceito que atribui a um determinado ente o poder de tributar. Tal poder foi dividido entre os entes federativos: União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Tal medida consagrou o princípio do federalismo, que está ligado, EXCETO:
Certo	ao princípio da autonomia.
Explicação:
Como do Direito Tributário está inserido no Ramo do Direito Público, não cabe AUTOMIA ao Agente Público, ficando adstrito a previsão legal.
Os seguintes tributos são de competência privativa da União Federal:
Certo	Empréstimos compulsórios e contribuições de intervenção no domínio econômico
Explicação:
Gabarito de conformidade com os dispotivos (abaixo) de nossa Constituição Federal:
Art. 148. A União, mediante lei complementar, poderá instituir empréstimos compulsórios:
I - para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública, de guerra externa ou sua iminência;
II - no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional, observado o disposto no art. 150, III, "b".
Parágrafo único. A aplicação dos recursos provenientes de empréstimo compulsório será vinculada à despesa que fundamentou sua instituição.
Art. 149. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo.
Sabemos que o homem é por natureza um ser social, pois que por si só é incapaz de prover todas as suas necessidades básicas de forma satisfatória, e além disto, não tem somente as necessidades básicas, possui outras. O Estado é decorrência dessa natureza social do homem, visto que este ¿ o homem - abre mão de parte de sua liberdade em prol do bem comum e para ver as necessidades públicas satisfeitas. O Estado pode ser conceituado como conjunto de pessoas reunidas objetivando um fim comum, em um dado território, sob a tutela de um poder político soberano. Desse conceito podemos abstrair os elementos constitutivos do Estados, quais sejam o povo, o território, a soberania e o poder. Para que o Estado alcance os seus objetivos ele necessita de recursos, utilizando-se para isto da sua atividade financeira, que pode ser resumida como sendo:
Certo	a obtenção, a administração e a aplicação dos recursos financeiros;
Explicação:
A obtenção, a administração e a aplicação dos recursos financeiros.
A Constituição Federal em seu art. 150, inciso VI, alínea "d", informa é vedado a União, Estado, Distrito Federal e aos municípios, instituir impostos
sobre livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão. É correto afirmar que esta norma constitucional retrata uma espécie de:
 Certo	Imunidade.
Explicação:
A imunidade prevista no artigo 150, inciso VI, alínea d¿,daConstituiçãoFederal,justifica-sepelaliberdadedeexpressã⊙Essaiμnidadedeveabran≥ratémesmoosmeios∈dispensáveisà∏uçãodosobje→siμ≠s,talcomoosequipamen→sdest∈adosàsua∏uçã⊙Ex.impos→deimportaçãosobremáqu∈asdest∈adasàimpressãodejornais.Aiμnidadevisaa¯teara∏uçãodasobrasenãoenriqueceros∏u→res.
Acerca do Lançamento por Homologação, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
 Certo	São características do Lançamento por Homologação: 01. O sujeito passivo fornece informações à autoridade tributária; 02. A autoridade tributária lança após receber as informações.
Acerca do Lançamento de ofício, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa ERRADA:
 Certo	O Lançamento de Ofício também é denominado de Lançamento Indireto.
Os fatos do mundo real sobre os quais haverá a incidência tributária, como por exemplo os produtos industrializados compõem as:
 Certo	Fontes Materiais.
Explicação:
Fontes materiais ou reais do Direito Tributário os fatos relevantes para essa disciplina jurídica, denominados de fatos geradores da obrigação tributária, além dos demais fatos sociais, dos costumes e da doutrina jurídica. São os suportes fáticos das imposições tributárias (vg. O cenário político, o patrimônio, a renda, os serviços, transferências, movimentações financeiras.
Prédio de propriedade da União não pode ser submetido à incidência do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana, por força do princípio constitucional da
 Certo	imunidade tributária
Os entes da federação ao iniciar um processo administrativo fiscal, NÃO precisarão observar:
 Certo	A uniformidade dos procedimentos.
Explicação:
A uniformidade dos procedimentos.
São causas de suspensão do crédito tributário, EXCETO:
 Certo	A Imunidade tributária.
Sobre a Sobre a suspensão do crédito tributário (Artigo 151 do CTN) é correto afirmar, EXCETO:
 Certo	A suspensão do crédito tributário tem natureza atemporária (sem determinação do tempo);
Uma vez constituído o crédito, a autoridade não pode dispensá-lo sem expressa autorização legal:
 Certo	Sob pena de responsabilidade funcional.
Explicação:
Ao crédito tributário regularmente constituído somente se modifica ou extingue, ou tem sua exigibilidade suspensa ou excluída, nos casos previstos em lei, fora dos quais não podem ser dispensadas, sob pena de responsabilidade funcional na forma da lei, sua efetivação ou as respectivas garantias.
Maria de Deus é proprietária de um imóvel na Rua B, localizado defronte a uma praça municipal. Nesta referida localidade a Prefeitura realizou algumas obras, asfaltando as ruas ao redor da praça e, também, plantou árvores e fez um lindo jardim. Como consequência, a casa desta contribuinte sofreu uma valorização imobiliária, aumentando o valor de mercado. Diante do exposto, Maria de Deus, em razão da valorização de sua propriedade, está potencialmente sujeita ao pagamento de:
 Certo	Contribuição de Melhoria
Explicação:
O Código Tributário Nacional cuida da Contribuição de Melhoria no seu artigo 81, conforme segue:
Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.
A contribuição de melhoria tem como hipótese de incidência a valorização de imóveis decorrente de obra pública. Com a realização de uma obra pública (praça, jardins, calçamento, asfalto, avenida, ciclovia e outros) há melhoria e, por derradeiro, valorização do imóvel.
Não basta a realização da obra para a ocorrência do fato gerador. É preciso a valorização da propriedade do sujeito passivo, que aumente o valor venal do imóvel, para que se justifique a cobrança.
IMUNIDADE. Veículo de propriedade do Município não pode ser submetido à incidência do imposto sobre a propriedade de automotores (IPVA) por força do princípio constitucional da:
 Certo	Imunidade tributária recíproca.
Explicação:
De acordo com o artigo 150, inciso VI, aliena a¿,évedadoàUnião,aosEstados-Membros,aoDistri→FederaleaosMunicíπos∈stituirimpos→ssobrepatrimônio,rendaouserviços,unsdosoutros,bemcomoasautarquiasefundaçõesmantidaspeloPoderPúblic⊙Essadisposiçãoconstitucionalvisaàproteçãodofederalism⊙
Em relação à lei de diretrizes orçamentárias, pode-se dizer que: I - compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal. II - orientará a elaboração da lei orçamentária anual. III - disporá sobre as alterações na legislação tributária. IV - estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento. V - compreenderá as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. Quais estão corretas?
 Certo	A I, a II, a III, a IV e a V.
Explicação:
Artigo 165 do CTN:
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
 § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
De acordo com o artigo 165 da Constituição Federal vigente, qual a Lei, dentre as indicadas, não compõe o rol das leis orçamentárias que deverão ser propostas para regular as finanças do Estado.
 Certo	As Leis Delegadas.
Explicação:
As Leis Delegadas.
Segundo estabelece o Código Tributário Nacional, o parcelamento é modo de:
 Certo	Suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
(CESPE 2008) Considerando que um estado da Federação resolva instituir a cobrança de um valor para a realização de fiscalização em estabelecimentos comerciais que possuem instalações sanitárias, assinale a opção correta.
 Certo	Trata-se, no caso, de cobrança de um tributo, da espécie taxa, o qual, por essa razão, só poderá ser instituído por lei.
As imunidades devem estar expressas:
 Certo	d) na Constituição Federal
Explicação:
Art. 150 da CF/88: Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
VI - instituir impostos sobre: 
a) patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros;
b) templos de qualquer culto;
c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;
d) livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão.
Sobre o orçamento público analise as afirmações: I ¿ podemos conceituar orçamento público como sendo a autorização legislativa para a realização da atividade financeira do Estado. II- nem toda a despesa deve estar previamente autorizada no orçamento. III- nos Estados democráticos, o orçamento é considerado o ato pelo qual o Poder Legislativo prevê a autorização ao Poder Executivo, por certo período e em pormenor, as despesas destinadas ao funcionamento dos serviços públicos e outros fins adotados pela política econômica ou geral do país, assim como a arrecadação das receitas já criadas em lei. IV- de acordo com o artigo 165 da CF existe somente uma lei orçamentária, a lei de diretrizes orçamentárias. V- orçamento é a peça técnica que demonstra as contas públicas para um período, contendo a discriminação da receita e da despesa, demonstrando a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade
e anualidade.
 Certo	Estão corretas as afirmações I, III e IV;
Explicação:
 II- nem toda a despesa deve estar previamente autorizada no orçamento (AS DESPESAS DEVERÃO ESTAR PREVISTAS NO ORÇAMENTO PÚBLICO)
V- orçamento é a peça técnica que demonstra as contas públicas para um período, contendo a discriminação da receita e da despesa, demonstrando a política econômico-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
O Orçamento não é uma peça técnica, mas sim, um instrumento de planejamento e execução das finanças públicas. Na atualidade, o conceito está intimamente ligado à previsão das Receitas e à fixação das Despesas públicas. No Brasil, sua natureza jurídica é considerada como sendo de lei em sentido formal, apenas. Isso guarda relação com o caráter meramente autorizativo das despesas públicas ali previstas. O orçamento contém estimativa das receitas e autorização para realização de despesas da administração pública direta e indireta em um determinado exercício que, no Brasil, coincide com o ano civil. De maneira simples, o orçamento é uma estimativa, uma previsão de receitas e a fixação de despesas que serão realizadas por um governo no exercício seguinte. Ao final do processo de elaboração, o Orçamento Público materializa-se numa lei, a LOA ¿ Lei Orçamentária Anual.
É possível definir ___________ como o direito subjetivo de que é portador o sujeito _____________ de uma ______________ e que lhe permite exigir o objeto prestacional, representado por uma importância em dinheiro.
As palavras que outorgam sentido ao enunciado acima, são respectivamente:
 Certo	crédito tributário; ativo; obrigação tributária
Explicação:
Como é o SUJEITO ATIVO que poderá cobrar tributos, este direito subjetivo concretizará a OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA, através o cumprimeto da obrigação, que é o pagamento do tributo.
Maria de Deus é proprietária de um imóvel na Rua B, localizado defronte a uma praça municipal. Nesta referida localidade a Prefeitura realizou algumas obras, asfaltando as ruas ao redor da praça e, também, plantou árvores e fez um lindo jardim. Como consequência, a casa desta contribuinte sofreu uma valorização imobiliária, aumentando o valor de mercado. Diante do exposto, Maria de Deus, em razão da valorização de sua propriedade, está potencialmente sujeita ao pagamento de:
 Certo	Contribuição de Melhoria
Acerca dos tipos de lançamentos tributários, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
 Certo	No Lançamento por Declaração cabe ao sujeito ativo tomar a iniciativa e realizar, por si só, a verificação da ocorrência do fato gerador, identificação do sujeito passivo, cálculo do montante devido, formalização do crédito e notificação do sujeito passivo para pagamento.
Se sujeitam ao princípio da anterioridade, previsto no artigo 150, III, "b" e "c", da Constituição Federal as espécies tributárias abaixo referidas:
 Certo	Imposto sobre a circulação de mercadorias (ICMS)
A suspensão da exigibilidade do crédito tributário ocorre:
 Certo	com o depósito do montante integral.
Explicação:
Art. 151 do Código Tributário Nacional:
 Suspendem a exigibilidade do crédito tributário:
 I - moratória;
 II - o depósito do seu montante integral;
 III - as reclamações e os recursos, nos termos das leis reguladoras do processo tributário administrativo;
 IV - a concessão de medida liminar em mandado de segurança.
 V ¿ a concessão de medida liminar ou de tutela antecipada, em outras espécies de ação judicial; 
 VI ¿ o parcelamento. 
 Parágrafo único. O disposto neste artigo não dispensa o cumprimento das obrigações assessórios dependentes da obrigação principal cujo crédito seja suspenso, ou dela conseqüentes.
De acordo com o que estabelece o Código Tributário Nacional, a contribuição de melhoria é um tributo que pode ser cobrado
 Certo	E) de sujeito passivo que teve seu imóvel valorizado em decorrência da realização de obra pública.
Explicação:
O Código Tributário Nacional cuida da Contribuição de Melhoria no seu artigo 81, conforme segue:
Art. 81. A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais