Buscar

exercicios microbiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário de Barra Mansa – UBM
Curso: Nutrição
Disciplina: Microbiologia 
Período: 2° Curso noturno 
Aluna: Luiza Helena Campos Mirra 
Matr. 20201000692
Professor: Victor M. R. Tebaldi
Atividade avaliativa Nota II (valor: 5,0 pontos)
Data de entrega: até 09/11/2020
01. Por que os microbiologistas utilizam meios quimicamente definidos? Para determinar as necessidades nutricionais, para isolar microrganismos definidos, os microbiologistas quando adicionam ou retiram algum componente do meio, os eles conseguem descobrir se aquele constituinte é essencial para o crescimento do microrganismo.
02. Explique por que os meios complexos contendo substratos naturais são quimicamente indefinidos. 
Os meios complexos são quimicamente indefinidos porque são preparados a 
partir de produtos naturais,  é aquele no qual a exata constituição não é conhecida, mas eles têm a função de simular e até mesmo melhorar 
o ambiente natural dos microrganismos. 
03. Discutir as vantagens de utilizar um meio diferencial e/ou seletivo em microbiologia. Dar exemplos específicos de tais meios para complementar sua resposta.
O meio diferencial é quando contém substancias que diferenciam os microrganismos parecidos, como exemplo o meio de ágar salgado é específico para o crescimento de bactérias estafilococos. 
O meio seletivo é o meio em que se encontram substancias que impedem que certos grupos de microrganismos se desenvolvam, deixando assim que outros desenvolvam. Permite também diferenciar colônias, sólidos, dos microrganismos. Exemplo:  meios com antibióticos para isolamento de diversos microrganismos (TSC, SFP, meio de Blaser, meio de Skirrow, etc.), meios com telurito de potássio (para isolamento de Corynebacterium diphtheriae)
04.Comparar as temperaturas nas quais as eubactérias mesófilas e termófilas crescem melhor. 
 Mesófilos são microrganismos que crescem em temperatura ambiente de 25 a 40 °C. A velocidade das reações enzimáticas acelera com o aumento da temperatura até um ponto em que as enzimas são danificadas pelo calor e as células param de crescer.
Termófilos são microrganismos que crescem em altas temperaturas, em torno de 40 a 85ºC As enzimas dos termófilos são produzidas mais rapidamente do que as enzimas dos mesófilos. Os ribossomos, as membranas e as enzimas das bactérias termófilas funcionam melhor em altas temperaturas do que em baixas temperaturas. A perda da função da membrana citoplasmática em baixas temperaturas é o que determina o crescimento mínimo dos termófilos.
05. Descrever os quatro grupos fisiológicos dos microrganismos baseados na resposta ao oxigênio livre.
- Aeróbios: Mirorganismos que crescem apenas na presença de oxigênio
- Facultativos: São microrganismos que tanto crescem na presença de oxigênio como na ausência do mesmo(anaerobiose) 
- Anaeróbios: São microrganismos que não crescem em presença do ar e podem ser mortos pelo oxigênio. 
- Microaerófilos: São organismos que crescem em meios com quantidade de oxigênio muito pequenas, mas em meios com quantidades de oxigênio normal não conseguem crescer. Não toleram o oxigênio ambiente.
06. Explicar por que os microrganismos anaeróbios não podem tolerar o oxigênio molecular.
Quando o oxigênio entra em qualquer célula, ele sofre alterações e pode se tornar um radical livre. Normalmente, células aeróbicas tem enzimas que degradam o excesso de radicais livres, mas no caso de uma bactéria anaeróbica, que não costuma ter contato com oxigênio, essa enzima não é produzida, fazendo com que os radicais livres sejam formados e danifiquem as membranas da célula, causando sua morte.
07. Descrever as várias fases de uma curva típica de crescimento de uma cultura microbiana em um sistema fechado. 
O crescimento de microrganismos em um recipiente fechado (batelada) apresenta um ciclo típico com todas as fases de crescimento.
Fase Lag: Período de adaptação da cultura. Mudança de meio, preparação do complexo enzimático. Reparação das células com danos, crescimento lento
Fase exponencial: Fase mais saudável das células onde todas estão se dividindo. A maioria dos microrganismos unicelulares apresentam essa fase, mas as velocidades de crescimento são bastante variáveis: Procarióticos crescem mais rapidamente que os eucarióticos. Eucarióticos menores crescem mais rapidamente que os maiores 
Fase estacionária: Numero de células mortas equivalem ao número de células novas. Num sistema fechado (tubo, frasco ou biorreator) o crescimento exponencial não pode ocorrer indefinidamente. Ocorre a limitação por ausência de nutrientes e acúmulo de metabólitos. Divisão, morte, crescimento líquido nulo. Ainda pode ocorrer: catabolismo e produção de metabólitos secundários
Fase de morte (declínio): A manutenção de uma cultura no estado estacionário por longo tempo conduz as células ao processo de morte. A morte celular é acompanhada da lise celular
08. Como os microrganismos são afetados em temperatura de refrigeração e congelamento? 
Inúmeras alterações ocorrem na estrutura e nas células desses microrganismos. O resfriamento retarda as reações químicas e biológicas
Quando os microrganismos são congelados, acontece o retardamento da ação das enzimas metabólicas a queda de temperatura, não deixa água líquida disponível para as atividades microbiológicas. Os líquidos extracelulares e intracelulares se solidificam e formam cristais de gelo. As células são danificadas e rompem suas membranas.
Se o congelamento for feito de forma lenta, são formados cristais de gelo maiores e o líquido extracelular se solidifica primeiro que o intracelular, pois tem menos soluto. Dessa maneira, pode haver vazamento de líquido celular para o meio externo devido à diferença de pressão de vapor, desidratando a célula.
09. Como o calor úmido pode ser comparado ao calor seco quanto à temperatura e ao tempo necessário para matar os esporos bacterianos?
Quando usamos o calor seco, ele elimina os microrganismos, também pelo processo de oxidação. O calor úmido na forma de vapor tem o maior poder de penetração e eliminar as formas vegetativas dos procarióticos, vírus e fungos e seus poros, o vapor sob pressão entra em contato com o microrganismo, desnaturando suas proteínas e enzimas O calor seco tem menor poder de penetração do que calor úmido, são usados temperatura e tempos maiores. A característica em comum entre os métodos é ausência de umidade, o que torna o processo menos eficiente e demorado.
Calor úmido: A esterilização empregando calor úmido requer temperaturas acima de fervura da água (120º), por volta de 15 minutos. Estas são conseguidas nas autoclaves, e este é o método preferencial de esterilização desde que o material ou substância a ser esterilizado não sofra mudanças pelo calor ou umidade. A esterilização é mais facilmente alcançada quando os organismos estão em contato direto como vapor, nestas condições o calor úmido matará todos os organismos.
Calor seco: A forma mais simples de esterilização empregando o calor seco é a flambagem. A incineração também é uma forma de esterilizar, empregando o calor seco. Outra forma de esterilização empregando o calor seco é feita em fornos. Em uma temperatura de 170°C mantida por aproximadamente duas horas.
10. Quais são os vários métodos que utilizam altas temperaturas para matar microrganismos?
Calor úmido, autoclave, autoclave de auto vácuo, água fervente, esterilização biológica, radiação ionizante e não ionizante, filtração, calor seco , calor úmido, micro-ondas,

Continue navegando