Buscar

APOL FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Como parte da educação especializada, além de escolas especificas para crianças com deficiências, também estavam previstas escolas 'de educação emendativa dos delinquentes' (Decreto n. 5.884, de 21 de abril de 1933, art. 794)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, sobre a classificação dos alunos portadores de deficiência, é correto afirmar que: 
Nota: 0.0
	
	A
	Os serviços de higiene dos diferentes estados brasileiros passaram a classificar os alunos entre normais e anormais.
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “Baseados na aplicação dos estudos de Alfred Binet (1857-1911) e Theodore Simon (1872-1961), os serviços de higiene dos diferentes estados brasileiros passaram a classificar os alunos entre normais e anormais [...]” (texto-base , p. 836).
	
	B
	A classificação era relativa ao atendimento educacional que a criança recebia na época, tornando-a anormal. 
	
	C
	Devido ao grande número de adultos analfabetos, a escola passou a classificar os alunos como alfabetizados e analfabetos. 
	
	D
	A classificação era a que assegurava a dignidade humana e a garantia dos direitos dos alunos.
	
	E
	A classificação passou a ser realizada a partir do desempenho escolar dos alunos com deficiência.
Questão 2/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, formulada apos a Segunda Guerra Mundial, a preocupação com a não discriminação passa a ser ressaltada, [...], adotada pelo Brasil em 1968 [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012. p.837 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>.Acesso em 20 fev. 2020.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que descreve corretamente como a Organização das Nações Unidas reconhece os direitos das pessoas portadoras deficiências: 
Nota: 10.0
	
	A
	A Convenção reconhece a privação do acesso de qualquer pessoa ou grupo de pessoas aos diversos tipos ou graus de ensino.
	
	B
	A Convenção reconhece os direitos das crianças deficientes que se enquadrem na faixa etária dos 5 aos 12 anos incompletos. 
	
	C
	A Convenção reconhece o direito de todas as crianças com deficiências serem tanto incluídas no sistema geral de educação quanto terem suas necessidades específicas atendidas.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta porque: “[...] reconhece o direito de todas as crianças com deficiências tanto serem incluídas no sistema geral de educação quanto terem suas necessidades específicas atendidas [...]” (texto-base, p.839).
	
	D
	A Convenção reconhece o direito como segurança, lazer e higiene à todas as crianças com deficiência.
	
	E
	A Convenção reconhece o direito à escola especial e às atividades pedagógicas na escola integral.
Questão 3/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Entre as populações atendidas no processo de universalização da escolaridade obrigatória, encontram-se aquelas que historicamente foram dela excluídas, inclusive a que hoje e foco da educação especial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 20  fev.  2020. 
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que descreve corretamente o público alvo da educação especial matriculado em classes comuns de escolas públicas:
Nota: 10.0
	
	A
	Crianças com dificuldade de aprendizagem. 
	
	B
	Alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação.
Você acertou!
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Atualmente, muitos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superlotação estão matriculados em classes comuns de escolas publicas em todo território nacional [...]" (texto-base, p. 837).
	
	C
	Alunos com deficiência intelectual. 
	
	D
	Estudantes com altas habilidades/superdotação e crianças com dificuldade de aprendizagem. 
	
	E
	Alunos com síndromes e espectro autista. 
Questão 4/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Leia o fragmento de texto:
“Algumas passagens encontradas na literatura da época e na bíblia permitem analisar a sua natureza e procedimentos. Havia dois agrupamentos sociais; a nobreza [...] e o populacho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão.  Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios.  Acesso em 12 jan. 2020. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, relacione os diferentes períodos históricos às características de tratamento à pessoa com deficiência:
1. Antiguidade
2. Idade Média
3. Idade Moderna
4. Idade Contemporânea
(  ) Os novos avanços na medicina, elucidaram a tese da organicidade, corroborando para o entendimento da deficiência, como um processo natural.
(  ) Atualmente, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais.
(  ) As pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana.
(  ) Os deficientes eram vistos como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que “a doença” representava, e também, amaldiçoados pelos deuses.
Nota: 0.0
	
	A
	3 - 4 - 2 - 1
Comentário: A sequência correta é 3-4-2-1. "Ainda na Antiguidade, a Bíblia menciona'o diferente' ao cego, ao manco e ao leproso, como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que 'a doença' representava, e também, amaldiçoados pelos deuses. (livro base, 24). Na idade Média as pessoas doentes, defeituosas e/ ou mentalmente afetadas não podiam ser exterminadas, porém, dependiam da caridade humana. [...] na Antiguidade, a pessoa 'diferente' servia como fonte de diversão e material de exposição. (livro base, p.24). Na Idade Moderna, [...] século XVII, novos avanços na medicina, [...] para o entendimento da deficiência, como um processo natural (livro base, p.24). E finalmente na contemporaneidade, as pessoas com deficiência possuem seus direitos garantidos, mediante a uma política nacional, leis e outros documentos nacionais e internacionais." (livro base, p.24)
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1
	
	C
	4 – 3 – 1– 2
	
	D
	4 – 2 – 3 – 1
	
	E
	2 – 1 – 3 – 4
Questão 5/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Atualmente, muitos alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação estão matriculados em classes comuns
de escolas públicas em todo território nacional, o que denota uma mudança de perspectiva em relação a essa população [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em  20 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, identifique a alternativa que apresenta corretamente as mudanças no atendimento prestado aos alunos portadores de necessidades especiais: 
Nota: 0.0
	
	A
	As mudanças iniciaram pelo atendimento das pessoas deficientes em instituições particulares, depois se expandiu para escolas públicas.
	
	B
	A perspectiva de mudança nos atendimentos foi distribuída de acordo com a classificação das normalidades.
	
	C
	As mudanças na perspectiva em relação à crença anterior, a qual dizia que o atendimento ideal aos deficientes deveria ocorrer em locais específicos. Agora, a atual perspectiva diz que os espaços mais adequados são os espaços comuns.
Comentário: Esta é a alternativa correta porque “[...] o que denota uma mudança de perspectiva em relação a essa população: da crença anterior de que o atendimento ideal deveria ocorrer em locais específicos, separadamente ao destinado à população em geral, para a atual percepção de que os espaços mais adequados são os espaços comuns” (texto-base, p.837).
	
	D
	As mudanças nos atendimentos aos alunos deficientes aconteciam com base na medicalização. 
	
	E
	As mudança nos atendimentos prestado aos alunos portadores de necessidades especiais em salas de aula comum ocorreu após a implementação das salas de recurso. 
Questão 6/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Leia o fragmento de texto:
“As mudanças propostas pela inclusão de estudantes com deficiência são importantes na garantia de direitos, [...] torna-se fundamental o acesso e permanência mediante um ensino de qualidade.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão.  Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.23. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios.  Acesso em 12 jan. 2020. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente os termos utilizados para se referir ao deficiente atualmente:
Nota: 10.0
	
	A
	Pessoas carentes, em situação de maior desvantagem social, matriculadas nas escolas regulares.
	
	B
	Os termos retardados mentais, cegos, surdo-mudo, anti-sociais são usados para se referir aos alunos matriculados em escolas especiais.
	
	C
	Os indivíduos com deficiências, vistos como “doentes” e incapazes físicos, atendidos nas salas de recursos.
	
	D
	Os termos referem-se à pessoas como aleijadas ou retardadas mentais, avaliados clinicamente e matriculados nas escolas especiais.
	
	E
	O termo usado é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.
Você acertou!
Comentário: esta é afirmativa correta porque: “Atualmente a denominação a ser considerada é pessoa com deficiência, relacionando à educação, são utilizados os termos alunos/estudantes com deficiência.” (texto-base, p. 23)
 
Questão 7/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Atente para a citação:
“Ainda na Antiguidade, a Bíblia menciona 'o diferente' ao cego, ao manco e ao leproso, como sendo pedintes ou rejeitados, vistos através do medo que 'a doença' representava, e também, amaldiçoados pelos deuses”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROGRIGUES, A.P.N.; LIMA, C.A. A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão. Interritórios: Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, v.3, n.5, 2017. p.22. Disponível em:https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios.  Acesso em 12 jan. 2020. 
Considerando a citação acima e os conteúdos do texto-base A história da pessoa com deficiência e da educação especial em tempos de inclusão, assinale a alternativa que descreve corretamente como tem se caracterizado a história da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais:
Nota: 0.0
	
	A
	Uma das características principais está no fato de o deficiente ter muitas restrições para a inclusão, mesmo com direito à matricula na escola regular.
	
	B
	A história de atendimento se traduz pelo envolvimento emocional com os alunos deficientes.
	
	C
	Caracteriza-se pelo conjunto de ideias sobre a deficiência desatrelada da política de atendimento aos direitos individuais.
	
	D
	Tem se caracterizado pela segregação, acompanhada pela consequente e gradativa exclusão, sob diferentes argumentos, dependendo do momento histórico focalizado.
Comentário: esta é afirmativa correta porque “A história da atenção à pessoa com necessidades educacionais especiais tem se caracterizado pela segregação, acompanhada pela consequente e gradativa exclusão, sob diferentes argumentos, dependendo do momento histórico focalizado” (texto-base, p. 22).
	
	E
	Escolas especiais para todos os alunos com qualquer deficiência matriculados na escola pública.
Questão 8/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Falar sobre a educação especial no Brasil implica, necessariamente, a consideração de dois aspectos constitutivos de nossa história: a desigualdade e a diversidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc.,  Campinas,  2012. p.835. <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que identifica corretamente os problemas relacionados à crianças e jovens no período da República:
Nota: 0.0
	
	A
	Alguns dos problemas eram relacionados à condições de moradia, lazer e cultura.
	
	B
	Abandono de crianças nas ruas, além do acesso limitado à escola e, consequentemente, grande número de analfabetos.
Comentário: Esta é afirmativa correta porque: “A formação econômica do Brasil e as características de sua organização social fizeram com que o país passasse a conviver com vários problemas que impactaram diretamente a vida de crianças e jovens brasileiros, muitos dos quais presentes até hoje: crianças abandonadas nas ruas das grandes cidades, desde o século XVII [...], restrita cobertura escolar e, consequentemente, um número grande de analfabetos” (texto-base, p. 835).
	
	C
	As necessidades de lazer e de alimentação para diminuir a mortalidade infantil.
	
	D
	Financiamento dos estudantes com altas habilidades/superdotação.
	
	E
	Altos custos das escolas particulares e o financiamento estudantil.
 
Questão 9/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Ao longo de todo o século XX, as estatísticas brasileiras foram registrando paulatinamente a ampliação do atendimento educacional no país, tanto no que se refere ao número de alunos matriculados, quanto ao tempo de escolarização [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.
p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 19  fev. 2020.  
Considerando o excerto de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta corretamente a característica da população atendida na educação especial:
Nota: 0.0
	
	A
	Crianças abandonadas nas ruas das grandes cidades e sem escolarização.
	
	B
	Grupo de pessoas que foram historicamente excluídos da escolarização.
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Entre as populações atendidas no processo de universalização da escolaridade obrigatória, encontram-se aquelas que historicamente foram dela excluídas, inclusive a que hoje e foco da educação especial, em salas de aulas de escolas publicas, em classes especiais, em escolas ou instituições especializadas publicas ou privadas” (texto-base , p. 836).
	
	C
	Alunos que são atendidos em espaços públicos ou conveniados na perspectiva inclusiva.
	
	D
	Estudantes matriculados em escolas integrais nas salas regulares e multifuncionais.
	
	E
	Grupo de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem e socialização. 
Questão 10/10 - Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Especial
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] os serviços de higiene dos diferentes estados brasileiros passaram a classificar os alunos entre normais e anormais, iniciando um processo de “patologizacão” escolar, ao adotar uma visão psicopedagógica no atendimento aos alunos com deficiências [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educ. Soc., Campinas, 2012.p.836 <http://www.scielo.br/pdf/es/v33n120/10.pdf>. Acesso em 20 fev. 2020. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do texto-base Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade, assinale a alternativa que apresenta a concepção de separação dos alunos normais e anormais:
Nota: 0.0
	
	A
	A concepção segregatória está no fato de entender que para uma educação eficiente, as crianças deveriam ser separadas a partir de suas características.
Comentário: Esta é afirmativa correta porque “Para uma educação eficiente, as crianças deveriam ser separadas a partir de suas características” (texto-base, p. 836). 
	
	B
	A separação entre alunos diz respeito à elaboração e execução do plano de Atendimento Educacional Especializado.
	
	C
	Ideia que assegura a todos os estudantes da educação especial um  atendimento em contraturno da escola, exclusivamente para aqueles com transtornos de conduta.
	
	D
	A concepção inclusiva se refere a educação para todos de forma segregatória. 
	
	E
	A separação entre alunos normais e anormais facilita o aprendizado dos alunos especiais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais