Buscar

prova fisica univasf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal do Vale do São Francisco Colegiado de Ciências da Natureza – SBF Professor: Jaderson de Araujo Barros Barbosa
Texto 03 – Física Moderna
Questões
1-) É possível gerar ondas de rádio com uma pilha e um pedaço de fio metálico? Em caso de positivo, explique como isso é possível.
R= Sim, uma vez que uma pilha e um pedaço de fio metalico são capazes de gerar corrente eletrica e assim captar ondar sonorar. 
2-) Quem tem maior energia: as ondas de rádio ou as microondas? Justifique
R= Microondas, as ondas de radio precisam de antenas para longos alcançes, enquanto que as microondas propaga em linha reta e mesmo com antenas e radares, tem um alcance maior. 
3-) Digamos que por algum defeito, você conseguisse ligar um microondas com a porta aberta. Seria possível cozinhar o braço de uma pessoa com um aparelho de microondas? Por quê?
R= sim, já que as microondas agem na agitação de moleculas de água e um braço humano possui moleculas de água, a porta do microondas é exatamente para evitar que as ondas ultrapassem o ambiente e queime a pessoa. 
4-) Por que não podemos enxergar os raios infravermelhos?
R= Por ser um tipo de radiação eletromagnetica, onde a luz vermelha possui frequencia maior e por isso não é visivel ao olho humano. 
5-) Você é daltônico? Não sabe? Para detectar o daltonismo, usa-se o teste de Ishihara, em que pontilhados coloridos formam determinados números ou letras. Na figura abaixo, existe um número. Que número é este? Uma pessoa normal consegue enxergá-lo sem maiores problemas!
R= não consigo ver o numero, porque sou mesmo daltonico .
6-) Que tipos de radiações o Sol emite? Que sensores naturais permitem que nós “enxerguemos” essas radiações?
R= Raios ultravioleta (UV), estimula a produção da melanina, deixando a pele visivelmente bronzeada. 
7-) Para que serve um filtro solar? Somente as pessoas de pele clara é que devem usar filtro solar? Justifique.
R= Para proteger a pele dos raios UVB, também causadores do cancer de pele, todas as pessoas, independentes de ser branco, preto, pardo ou amarelo, precisam usar o filtro solar, uma vez que todos estão sujeitos a suas ações negativas. 
8-) Qual das radiações UV é a mais perigosa? Por quê?
R= UVA, causa envelhecimento, enquanto que UVB, cancer de pele. Por tanto, UVB é mais perigosa. 
9-) Nas radiografias, os contornos dos ossos aparecem bastante claros, sobre o fundo escuro, bem como o contorno de objetos e pessoas (Fig. 4 e 5). Analisando o processo de absorção dos raios X, estas regiões mais claras, recebem mais ou menos raios X do que as outras? Explique sua resposta.
R= Com o aquecimento a altas temperaturas do tubo de filamento de tungstenio, atraves de uma correte eletrica, onde uma das extremidades tem uma placa de metal que produz o raio X, entre o filamento e a placa metalica é colocada uma alta tensão, mantida em potencial positivo, desta forma os eletrons são emitidos de forma acelerada pelo filamento e se choca de forma violenta com o metal, quando os eletrons são desacelerados de forma subita, os mesmo penetram o material que resulta na produção das ondas eletromagneticas de alta energia, ou raios X
10-) Como você imagina os diagnósticos médicos se os raios X não tivessem sido descobertos? O que os médicos fariam para perceber se você tem uma infecção ou um osso rachado?
R= Antes do raio X era usado o senso comum, o toque ou o corte da area machucada para ver se ouve fratura interna, acredito que continuaria sendo assim, coso o raio X, não tivesse sido descoberto. 
1

Continue navegando