Buscar

Disciplina Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Formação Social, Histórica e Política do Brasil (SES45)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:650286) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23526332
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
	No Brasil do final do século XIX, especificamente em 15 de novembro de 1889, ocorreu a troca de regime político, no sentido de que o regime de Monarquia foi substituído pelo da República. Aparentemente, este processo parece ter transcorrido de forma natural e foi celebrado com muita pompa e festejos, porém, a bibliografia que analisa e reflete sobre este momento da história do país é unânime em apresentar que se tratou de um momento em que vários fatos e fenômenos de crise se precipitavam, especialmente no campo econômico e político, enfim existia um estado de coisas que precisava de respostas, e a mudança de regime político representava uma solução ao contexto geral de crise do país. Sobre o contexto desses fatos e movimentos, classifique V para sentenças as verdadeiras e F para as falas:
(    ) A troca de regime procurava acomodar as reivindicações das elites econômicas que se encontravam insatisfeitas com o regime monárquico, em especial diante da crise que era vivida no setor agrícola e do sistema escravista.
(    ) As movimentações pela Proclamação da República ganharam força quando o exército brasileiro retornou vitorioso da Guerra do Paraguai e aproveitou a oportunidade para expulsar o exército português e os integrantes da nobreza que ainda permaneciam no Brasil.
(    ) Ocorria a crescente movimentação partidária que defendia a federalização do governo, ou seja, o fim da centralização das decisões políticas, pois almejavam incluir no interior das instâncias de governo também os interesses regionais.
(    ) Além das agitações políticas no interior do país, ocorria também a influência de ideias estrangeiras, em especial a ideologia positivista europeia, que encontrou terreno fértil no interior do exército brasileiro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	2.
	O Brasil do final do século XIX encontrava-se agitado por diversos movimentos políticos, que abalavam o regime imperial que vigorava na época. Neste contexto, tinha-se o movimento abolicionista e toda uma legislação, indicando que a escravidão deveria ser superada em pouco tempo. Diante disto, analise as seguintes sentenças:
I- A Lei Eusébio de Queirós, de 1850, previa que todos os filhos de escravos nascidos após a promulgação da lei ganhariam automaticamente a liberdade.
II- A Lei dos Sexagenários, promulgada em 1885, representava mais uma tentativa de prorrogar ao máximo a escravidão do que uma preocupação com os direitos humanos.
III- A pressão contra a manutenção do regime de trabalho escravo se desenvolveu em várias frentes, dentre outros motivos porque havia um medo generalizado de que pudesse ocorrer no Brasil uma revolta de grandes (e imprevisíveis) proporções.
IV- Ao longo da segunda metade do século XIX, surgiram no país diversos clubes abolicionistas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	Ao longo do período da República Velha, surgem os movimentos sociais que traziam em suas pautas as causas dos setores trabalhistas do recente ciclo econômico do país, o da indústria e da mão de obra, constituído pelos operários urbanos. Sobre os impasses e as reivindicações que recaíam sobre esta categoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Durante a Primeira República, ocorria forte segregação geográfica e discriminação sociocultural entre os operários e as classes dirigentes, o que foi responsável por favorecer o nascimento de vilas e bairros operários, que isolava-os das proximidades dos centros urbanos, palco primordial para atividades comerciais e os bairros burgueses.
(    ) O movimento operário não foi forjado de forma coesa e unilateral, além dos simpatizantes e manifestos do socialismo, coexistiam em seu interior também anarquistas, que acabaram por configurar o movimento anarco-sindicalista e conseguiram exercer hegemonia no interior do movimento operário organizado.
(    ) A corrente anarco-sindicalista, em suas ações práticas de reivindicação, optava pela via política da ?ação direta?, cuja principal estratégia residiu na organização das greves, que os diferenciava dos grupos socialistas.
(    ) A expansão do anarco-sindicalismo se deu em especial a partir do ano de 1922, e conseguiu rapidamente obter o fortalecimento do movimento operário brasileiro.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	4.
	A instauração do regime republicano em 1889 no Brasil consistiu na substituição do regime monárquico pelo regime republicano. Este consistiu em toda uma nova articulação e acomodação das lideranças políticas no cenário nacional e governativo, fazendo com que o rearranjo político nos primeiros anos da República transcorressem de forma turbulenta. Sobre esse período, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A República foi produto de um golpe militar contra a monarquia, teve o apoio das elites, mas não foi produto de uma iniciativa popular.
(    ) A República começou a sofrer um desgaste político a partir do momento em que Deodoro da Fonseca, primeiro presidente, desrespeitou a Constituição e fechou o parlamento nacional.
(    ) O fechamento do parlamento encontrou apoio na oligarquia cafeeira, que apoiou Deodoro e depois apoiou Floriano Peixoto na tarefa de consolidar a República.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - F - V.
	5.
	Euclides da Cunha (1866-1909) foi um jornalista brasileiro responsável por fazer a cobertura da Revolta de Canudos, que ocorreu no interior da Bahia, entre os anos de 1896 e 1897. A partir desta experiência, Euclides publicou o livro "Os Sertões" e foi reconhecido como um dos maiores intérpretes do Brasil, pois deu conta de registrar toda a sua percepção sobre a revolta e a população daquela região. Com relação aos registros e às reflexões feitas por Euclides da Cunha, registrados no livro "Os Sertões", analise as sentenças a seguir:
I- Apresenta o povo sertanejo como sendo débil e sem futuro, e ao mesmo tempo como capaz de grande bravura e resistência.
II- Na obra, constam a relação de supremacia e dominação que o povo do sertão exerceu sobre as demais populações da época e região.
III- Na obra, constam registros sobre o sertão, ou seja, o interior do Brasil, as variações do clima, as questões fluviais e a vegetação.
IV- A obra critica a forma de atuação das forças do governo diante da humildade e simplicidade do povo de Canudos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	Quando ocorreu o processo de mudança do regime de Monarquia para República, existiam inúmeras situações de insatisfação no interior do Brasil. As pessoas que estavam insatisfeitas beneficiaram-se do momento e expressaram suas reivindicações. Neste contexto, o que é possível afirmar sobre este momento da história do Brasil?
	 a)
	Os movimentos ocorreram no campo e nas cidades, mas aqueles que ocorreram no campo não foram de grande importância.
	 b)
	A situação de exclusão das camadas mais pobres dos benefícios do novo regime não influenciou na eclosão dos movimentos sociais da Primeira República.
	 c)
	Um dos movimentos foi o do Tenentismo, que teve origem em 1922 e que apresentava um discurso moralizador, que previa a purificação das forças armadas e da sociedade como um todo.d)
	São exemplos desses movimentos: a Guerra de Canudos (1896-1897), a Guerra do Contestado (1912-1915), a Revolta da Vacina (1904) e a Revolta da Chibata (1910).
	7.
	A contratação de melícias e jagunços foi uma prática comum no contexto político regional do Brasil dos primeiros anos do século XX. Os serviços dos jagunços foram contratados no sentido de desfazer situações de oposição que os coronéis pudessem encontrar quando almejavam eleger ou reeleger os representantes políticos. Sobre outras práticas ilegítimas que foram comuns no contexto eleitoral das primeiras décadas do século XX no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Voto secreto e direito de voto a negros e nativos brasileiros.
	 b)
	Voto a cabresto, atas e urnas manuais e ampla votação das mulheres.
	 c)
	Voto a cabresto e direito de voto a negros e estrangeiros.
	 d)
	Voto a cabresto, cédulas preenchidas, atas e urnas adulteradas.
	8.
	As atividades econômicas do Brasil desenvolvidas entre os séculos de XV e XVIII, quando tomadas numa perspectiva histórica, pode-se destacar as atividades de extrativismo de matérias-primas e atividades agrícolas em grandes propriedades de terra; porém quando tomados para estudo a segunda metade do século XIX e XX, o contexto/cenário sofreu mudanças e gradualmente  foi alterado com a introdução da produção industrial e a vida urbana. Sobre os primórdios do processo de industrialização no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A importação do maquinário europeu foi um dos fatores que favoreceram a implementação da indústria no Brasil, porém acabou por se caracterizar como sendo dependente internacionalmente.
	 b)
	A economia brasileira esteve completamente atrelada à agricultura de exportação, o que fez com que, durante as duas últimas décadas do século XVIII, ocorresse um forte desenvolvimento industrial do país.
	 c)
	O Brasil encontrava-se em pleno processo de urbanização e industrialização desde o início do século XIX; assim, a adaptação das atividades industriais foi rapidamente assimilada.
	 d)
	O sistema educacional privilegiou a formação/preparação da mão de obra e o Brasil reunia e apresentava as condições necessárias para fomentar o desenvolvimento industrial.
	9.
	A mudança de regime político de Monarquia para República ocorreu em 15 de novembro de 1889 e acabou por revelar um contexto amplo de contradições que se encontrava latente tanto no campo econômico, como no político. Segundo a estudiosa Emília V. da Costa (1994), os descontentamentos eram tantos que uniam integrantes dos grupos que reclamavam a restauração da Monarquia até defensores do recém instaurado regime republicano. Sobre o contexto de primeiros anos de implantação do regime republicano no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os grande proprietários de terras foram os únicos que mantiveram o apoio constante e inabalável ao governo republicano.
(    ) Burgueses e militares ,ora se posicionavam à favor, ora contra o governo republicano, ou seja, conforme os interesses e os favorecimentos em questão.
(    ) O PR e o PRP foram partidos políticos responsáveis por agregar reivindicações das elites regionais.
(    ) Ao longo do governo de Floriano Peixoto eclodiram diversas revoltas pelo interior do Brasil, que foram rechaçadas de forma repressiva e violenta.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	O Arraial de Belo Monte e/ou a Guerra de Canudos, de maneira geral, caracterizou um movimento/levante social encabeçado por pequenos trabalhadores da terra, que se deu no interior da Bahia, nos primeiros anos do século XX; tinha como objetivo consolidar uma organização e modo de vida alternativa diante dos problemas sociais e políticos que ocorriam no interior da própria comunidade. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A existência do Arraial de Belo Monte representava problemas para os coronéis locais, para o Governo Republicano e para a Igreja Católica.
(    ) A comunidade de Canudos viveu uma experiência comunitária, cujos princípios morais se baseavam no catolicismo e no positivismo.
(    ) A resistência dos seguidores de Antônio Conselheiro só foi possível devido ao auxílio prestado pela Igreja Católica e diante da ineficiência do Exército Brasileiro.
(    ) Pode ser considerado um dos exemplos de movimentos messiânicos que ocorreram no Brasil no início do período republicano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.

Continue navegando