Buscar

Psi e processos clÃ_nicos - Jung

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Barbara Vitoria Marquês de Lima 
Tópico Especial Psicologia e Processos Clínicos I
PETRÓPOLIS
2020
Inconsciente Coletivo
Carl Jung nasceu em 1975 na Suíça, foi um dos discípulos de Freud com o qual cortou relações em 1914 para poder desenvolver sua própria teoria, a Psicologia Analítica. A mente para Jung possui dois níveis: o inconsciente e o consciente, e diferente de Freud, Jung defende que a parte mais importante do inconsciente surge do passado coletivo da humanidade, o chamado inconsciente coletivo e não das experiências individuais.
O inconsciente pessoal conceituado por Jung, abarca as experiências individuais reprimidas como traumas, frustrações e também abarca informações que foram aprendidas de forma subliminar, ou seja, aprendidas de formas implícitas, sem nos dar conta como propagandas. Cada sujeito tem um inconsciente pessoal único e algumas das informações que existem nele podem ser lembradas facilmente, algumas são mais difíceis de serem lembradas e há aquelas que jamais serão lembradas novamente.
O inconsciente coletivo é uma mescla de ideias e tendência inatas transmitidas de geração para geração desde os primórdios de nossa espécie, os conteúdos psíquicos são sempre passados a diante para as novas gerações e são praticamente os mesmos para todas as pessoas em todas as culturas. Formam o conteúdo do inconsciente coletivo os conceitos universais relacionados a Deuses, água, terra, maternidade e entre outros, desde as primeiras experiências que nossos antepassados tiveram com essas ideias. O conteúdo do inconsciente coletivo influencia ativamente a nossa vida mental e comportamental, e esse material não é formado por ideias que são simplesmente herdadas, e sim por tendências humanas inatas. De acordo com Jung, possuímos certas tendência e predisposições para reagir de determinada forma diante as mais diversas situações, como todos os animais.

Continue navegando