Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1) É necessário apresentar um certo equilíbrio, sob a forma de controle e integridade emocional para que ocorra a aprendizagem. Entretanto, “o desenvolvimento harmonioso da aprendizagem representa um ideal, uma norma utópica, mais do que uma realidade. Dessa forma, o normal e o patológico na aprendizagem escolar, assim como no equilíbrio psicoafetivo, não podem ser considerados como dois estados distintos um do outro, separados com rigor por uma fronteira ou um grande fosso” (MÖOJEN, 2001, p. 56).
MÖOJEN, S. M. P. Caracterizando os Transtornos de Aprendizagem. In: BASSOLS, A. M. S. e col. Saúde mental na escola: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Mediação, 2001.
Em que consistem as alterações neste processo de aprendizagem? Escolha a opção que responde corretamente à questão.
Escolha uma:
a. Transtornos do desenvolvimento e da aprendizagem.
Questão 2
Na Antiguidade, diferentemente de hoje, as pessoas com deficiências eram consideradas aberrações da natureza e, por isso, eram eliminadas ou abandonas até a sua morte. Em função disso, a segregação dessas pessoas tornou-se algo comum, uma vez que a deficiência estava associada a superstições religiosas, em que tudo o que era considerado diferente era maligno.
JANUZZI, G. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas. Autores Associados, 2004. 
De acordo com o que foi estudado no texto-base, a visão abordada no texto enunciado passou a mudar a partir:
e. de uma nova concepção religiosa e da criação de instituições de assistência a pessoas com deficiência.
Questão 3
O Brasil, através da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008, p. 15), adota o conceito que define como pessoas, crianças e adultos com altas habilidades/superdotação aquelas que “demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse”.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
Com base no enunciado, analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta os tipos de altas habilidades.
e. Capacidade de liderança, habilidades de pensamento criativo e produtivo, aptidão acadêmica, capacidade intelectual geral, capacidade de liderança, habilidades de pensamento, habilidades psicomotoras. 
Questão 4
Quadros (2004) refere-se à tradução como um complemento da interpretação. Outros autores, como Capovilla (2001), apresentam a ideia de que a tradução e interpretação são conceitos que remetem a tarefas distintas, pois traduzir está ligado a transformar uma língua em outra, trabalhando com textos escritos ou não. Interpretar, por sua vez, está ligado à tarefa de versar de uma língua para outra nas relações interpessoais. 
QUADROS, R. M. O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa: programa nacional de apoio à educação de surdos. Brasília, DF: MEC; SEESP, 2004. 
CAPOVILLA, F. C. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira. São Paulo: Edusp, 2001.
 A partir do trecho destacado acima, “tradução” e “interpretação” podem ser definidos respectivamente como:
d. interpretação parte da língua oral; tradução de uma língua escrita. 
Questão 5
 “A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular” (BRASIL, 2009, documento online). O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é ofertado aos alunos incluídos, preferencialmente, nas escolas regulares. Seu objetivo é complementar a aprendizagem da sala de aula comum, utilizando metodologias diferenciadas para que este aluno atinja o sucesso, considerando suas especificidades.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes operacionais da educação especial para o atendimento educacional especializado na educação básica. Brasília-DF, 2009. 
Qual o nome dado ao espaço em que o AEE ocorre, normalmente? Escolha a opção que responde corretamente à questão.
c. Sala de recursos multifuncionais. 
Questão 6
Por meio dos estudos da neurociência e do entendimento do funcionamento do cérebro, tornou-se possível entender a associação de práxis (movimentos) globais amplos e específicos, também chamados de coordenação motora ampla e coordenação motora fina, ou seja, movimentos como arremessar ou chutar uma bola até pintar ou bordar são coordenados por meio dos circuitos neurais. Estes estão localizados no cérebro e na medula espinhal. Tais circuitos estão associados a todas as conexões cerebrais das emoções a atividades de abstrações.
Quais as funções dos circuitos neurais? Escolha a opção que responde corretamente à questão.
b. Estabelecer as conexões neurológicas por meio das sinapses, estabelecendo a aprendizagem. 
Questão 7
Diferentes conceitos são debatidos na área da educação especial. É por isso que se deve cuidar a forma como se fala ou sobre o que se está falando para que não haja uma confusão de conceitos, podendo comprometer o discurso. É importante que haja conhecimento sobre a temática que será abordada, para que seja possível proporcionar a todos um ensino de qualidade, que desenvolva as potencialidades dos educandos.
Qual conceito reflete a importância de um ensino com qualidade para todos? Escolha a opção que responde corretamente à questão.
d. Inclusão. 
Questão 8
Inclusão é uma temática bastante discutida nas Políticas Públicas, nas formações de professores, nas mídias e, até mesmo, em conversas cotidianas. Trata-se de algo que exige compreensão de toda sociedade, a fim de desenvolver uma cultura inclusiva apta a todos.
Considere os conceitos relacionados à inclusão e à inserção de pessoas com deficiências e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que corretas, e F, de falso, para as falsas.
(   ) O processo de inserção de pessoas com deficiência corresponde apenas à presença destas no ambiente de ensino regular.
(   ) A inclusão é o processo de segregação de alunos especiais no ambiente escolar regular.
(   ) A inclusão é inserção de pessoas com deficiência no ambiente escolar e classes especiais, sendo que as atividades devem ser adaptadas aos alunos.
(   ) A inclusão dos alunos especiais ocorreu devido a um movimento de reabilitação das pessoas mutiladas pela II Guerra Mundial.
(   ) O conceito de “inclusão” e “inserção” é o mesmo, tendo em vista que não houve evoluções significativas nesse contexto educacional.
 Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
d. V, F, V, F e F.
Questão 9
Métodos de ensino, como o TEACCH (Treatment and Education of Autistic and related Comunication – handicapped) Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits Relacionados à Comunicação, desenvolvem a compreensão de situações, a independência e reduzem problemas de comportamento. A comunicação por meio de linguagem mais simples, com pistas visuais, conhecida como comunicação alternativa é um recurso para o desenvolvimento das diferentes pessoas com autismo.
Sobre o método TEACCH, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
Escolha uma:
c. Não valoriza as descrições das condutas esperadas pela criança.
Questão 10
O mercado de trabalho é bastante competido e, para pessoas com deficiência, é ainda muito restrito. O Estatuto da Pessoa com Deficiência, em seu art. 37, orienta: “constitui modo de inclusão da pessoa com deficiência no trabalho a colocação competitiva, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, nos termos da legislação trabalhista e previdenciária, na qual devem ser atendidas as regras de acessibilidade, o fornecimento de recursos de tecnologia assistiva e a adaptaçãorazoável no ambiente de trabalho” (BRASIL, 2015, documento online). 
BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015.
Considerando o enunciado, qual a condição para o acesso das pessoas com deficiências no mercado de trabalho? Escolha a opção que responde corretamente à questão.
Escolha uma:
a. Oferta de acessibilidade em cursos de formação e capacitação.

Mais conteúdos dessa disciplina