Buscar

Estratégias para conter a violência policial no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Estratégias para conter a violência policial no Brasil
O herói de Gotham City, Batman, é um personagem dos quadrinhos que, em Nova York, cria sua própria noção de justiça que o coloca à sombra da lei para combater atos criminosos com uso da violência e morte de inocentes, em face de um sistema falho e em benefício da sociedade. De maneira análoga, a polícia no Brasil também faz uso da violência em prol da segurança dos cidadãos. No entanto, a violência policial desmedida é contraditória a sua função de garantir a segurança no país e, nesse sentido, é necessário analisar as causas da problemática para, então, encontrar estratégias para conter a violência policial no Brasil.
	De fato, o sistema criminal falho é um dos fatores que levam os policiais a agirem com violência. De acordo com relatório do Conselho Nacional de Segurança, mais de 90% dos casos de homicídios no Brasil não são punidos e solucionados. Nesse cenário, a desesperança no sistema criminal pelos policiais faz com que, certamente, o combate ao crime nas ruas seja visto como um campo de guerra, no qual, continuamente, a única solução é o uso excessivo da violência que, por vezes, ultrapassa o limite da autoridade policial e torna a ação desse órgão uma ameaça aos cidadãos. É imprescindível, dessa forma, a formulação de melhorias no sistema criminal judiciário e policial, para combater efetivamente a violência em suas diversas faces.
	Outrossim, a persistência de atos preconceituosos também é uma causa que reflete na violência policial no Brasil. É indubitável que as regiões periféricas e favelizadas representam os maiores focos de violência policial. Nesse sentido, o preconceito e racismo institucionalizado nas estruturas do país faz com que, lamentavelmente, a cor da pele e a condição social sejam associadas ao crime e ao uso da violência seja premeditada em face de um julgamento errôneo. Esse fato fica evidente no recente caso ocorrido em São Paulo, onde uma mulher negra teve a cabeça pisoteada e quase asfixiada por um policial, em uma ação desnecessária. É substancial, portanto, criar estratégias de reformulação das ações policiais, com vistas a um trabalho mais humanizado.
	A violência policial no Brasil representa um desafio hodierno e, por conseguinte, medidas devem ser adotadas. Para isso, convém ao Poder Público, em parceria com o Ministério da Segurança, por meio de verbas estáveis e adequadas, destinar mais investimentos à polícia técnica e ao sistema jurídico, a fim de que mais crimes possam ser investigados e resolvidos e, esses criminosos, não retornem às ruas. Da mesma forma, esses investimentos também devem ser destinados à formação policial, com a criação de cursos e palestras que visem uma ação policial mais humanizada, pela resolução de conflitos de maneira imparcial e que utilize a violência como último recurso, com o fito de mitigar o abuso de autoridade policial e a violência advinda disso. Com essas medidas, a policial do Brasil auxiliará, efetivamente, na proteção dos cidadãos e na segurança das cidades.

Continue navegando