Buscar

AP1 Alfabetização 1 2020.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome:
	Matrícula:
	Polo:
Disciplina: Alfabetização 1 Coordenação: Carla Sass Sampaio
Mediadoras pedagógicas: Maria Cristina Corais e Tânia Mara Barreto Alves
AP1 – 2020.1
Avaliação Escrita Presencial Valor: 10,0Caro estudante,
esta é a sua primeira avaliação presencial, composta por apenas 6 questões, as quais devem ser obrigatoriamente respondidas à caneta de tinta azul ou preta, individualmente e sem consulta.
As 4 questões de múltipla escolha não admitem rasuras. Em cada uma delas, você deverá marcar um X em uma única alternativa, prestando bastante atenção nos enunciados.
As 2 questões discursivas solicitam a produção de respostas dissertativas não muito longas, mas sim objetivas, coerentes, bem fundamentadas e, claro, escritas de modo legível em linguagem formal e acadêmica, respeitando o limite de linhas. Lembre-se de que um texto acadêmico, como os solicitados nessas questões, deve articular os saberes construídos por você e os textos lidos ao longo do curso.
A equipe de Alfabetização 1 lhe deseja um excelente trabalho!
QUESTÃO 1 (Valor: 1,0)
A professora Rute, da Educação Infantil, antes de colar nas agendas um convite para os responsáveis sobre um evento escolar, faz a leitura do texto em voz alta e escreve o seu conteúdo no quadro, para que as crianças contem e recontem a mensagem para seus familiares. Essa proposta significativa da cultura escrita se mostra muito importante porque:
(A) as crianças vão percebendo que se escreve igual ao modo como se fala.
(B) contribui para o cumprimento do planejamento cooperativo que prevê essa atividade.
(C) antecipa o processo de alfabetização das crianças da Educação Infantil.
(D) permite que as crianças pequenas vivenciem práticas reais de usos e funções sociais da linguagem escrita.
QUESTÃO 2 (Valor: 3,0)
A partir da leitura da questão 1, pense em uma situação de investigação, com criança, jovem ou adulto, em processo de alfabetização, que leve à leitura de um texto. Relate a proposta, destacando as estratégias de leitura de texto para alunos ainda não alfabetizados e seus encaminhamentos enquanto professor(a) alfabetizador(a).
	Seria uma situação de investigação da alfabetização de um desses sujeitos. Neste caso é para você relatar uma atividade onde, você, professor, irá trabalhar a leitura de um texto com um estudante em fase de alfabetização, destacando as estratégias de leitura e seus encaminhamentos enquanto professor alfabetizador.
https://novaescola.org.br/conteudo/2502/a-leitura-feita-pelo-professor-tem-que-ser-constante-na-alfabetizacao
É preciso, porém, ter em mente a intenção da leitura. Não basta simplesmente fazer uma sessão por dia sem propósito comunicativo. "Quando o professor lê, tem de considerar sua ação como prática social que entretém, emociona, informa e diverte. Mas também deve estar ciente dos objetivos didáticos a que ela se destina - por exemplo, diferenciar a linguagem escrita da falada ou conhecer o estilo de um autor", afirma Célia Prudêncio, formadora do Programa Ler e Escrever, do governo do estado de São Paulo. Segundo ela, se os objetivos não estiverem claros, a leitura, por si só, não dá conta de alavancar o processo de alfabetização, pois faltam os procedimentos necessários à mediação entre o professor, os alunos e a linguagem escrita.
QUESTÃO 3 (Valor: 3,0)
Com a Revolução Industrial, a alfabetização do povo tornou-se uma necessidade social – a alfabetização era uma habilidade necessária ao novo modelo produtivo. Com a escolarização de massa, a escrita reduziu-se (ou melhor, foi reduzida) à sua dimensão mecânica, ou seja, a uma forma de padronização e adestramento, uma vez que a escola estava exclusivamente voltada para a preparação do indivíduo para o mercado de trabalho.
PÉREZ, C. L. V.; MELLO, M. B. de. Alfabetização: conteúdo e método. Rio de Janeiro: Cecierj, 2016. p. 134
Com base no trecho acima, nos textos lidos ao longo do curso e em suas reflexões acerca do tema, apresente duas características da perspectiva mecanicista da alfabetização, exemplificando-as com o que ainda costuma ocorrer no cotidiano de algumas escolas brasileiras.
· Atividade repetitiva – o professor escreve e o aluno copia, sempre utilizando as mesmas frases ou palavras, que, geralmente, não coadunam com o dia-a-dia do aluno. O saber está centralizado no professor, pois ele tem pouco ou nada a aprender com o aluno.
· Atividade de memorização – esta atividade envolve a memoização do conteúdo em atividades individuais e sem consulta. Só o professor detém o conhecimento. Busca-se medir e quantificar os resultados da aprendizagem, a partir de uma progressão temporal previamente definida.
	
Hoje em dia podemos ver esse tipo de alfabetização na padronização de testes, provas e atividades de verificação/aferição da aprendizagem. Ex.: Provinha Brasil, ANA, Saeb...
QUESTÃO 4 (Valor: 3,0)
Os métodos de alfabetização ao se restringirem à mecânica da codificação e decodificação “convencem” a criança de que ler é uma atividade sem sentido, sofrida e inútil. É fundamental que a professora compreenda que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo prazeroso, que estimula a curiosidade e a busca por descobrir e conhecer.
PÉREZ, C. L. V.; MELLO, M. B. de. Alfabetização: conteúdo e método. Rio de Janeiro: Cecierj, 2016. p. 169
Considerando o trecho acima, os textos lidos até agora e suas reflexões acerca do tema, construa um parágrafo crítico, com um mínimo de 5 linhas, sobre a escolha do método na alfabetização.
Nós, professores, precisamos nos indagar a respeito dos processos de alfabetização utilizados hoje, pois é preciso que se perceba que não podemos trabalhar a educação como sendo algo exclusivo, individual. Nossos alunos são seres sociais e tiram do meio em que estão inseridos ferramentas que influenciam na sua aprendizagem, isto é, eles não se comportam como sujeitos passivos que somente concebem aquilo que lhe treinam, eles, da mesma forma, absorvem e aprendem por meio da observação, das conversas, dos símbolos e constróem seu mundo próprio através da realidade que a sua psique alcança perceber. Cada ser apreende de maneira diversa, trazendo de casa uma bagagem mais ou menos cheia, não chegam livres e vazios de conhecimento. Sendo assim, não existe um método único e próprio para alfabetizar, mas sim, um apanhado de estratégias que se complementam e facilitam o trabalho do alfabetizador.

Outros materiais