Buscar

Sistemas e Aplicações Distribuídas (GTI04)

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Breno Goncalves Vercosa (2654496)
	Disciplina:
	Sistemas e Aplicações Distribuídas (GTI04)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:649518) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	24928557
Parte superior do formulário
	1.
	Todo sistema operacional pode utilizar diversos tipos de algoritmos de escalonamento, sendo que cada um deles é recomendado para situações distintas, submetendo-se a alguns critérios. Acerca dos critérios de escalonamento, analise as sentenças a seguir:
I- A taxa de utilização do processador é um dos critérios que deve ser analisado pelo escalonador do sistema operacional, sendo desejável que o processador permaneça a maior parte do tempo em estado de ocupado. 
II- A fim de otimizar o processo de escalonamento, busca-se maximizar o turnaround, o qual estabelece o número de processos que foram completados em determinado espaço de tempo.
III- O tempo de espera é resultado do intervalo entre o início do processo e a geração da primeira resposta.
IV- Um escalonamento eficiente é resultado máximo do uso do processador e throughput, com a minimização dos tempos de processador, resposta e espera.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	Os Sistemas Operacionais estão sujeitos a um fenômeno chamado deadlock, situação em que ocorre um impasse, e dois ou mais processos ficam impedidos de continuar suas execuções, ou seja, ficam bloqueados. Acerca do fenômeno do deadlock, analise as afirmativas a seguir:
I- Para a ocorrência de um deadlock, é necessário que algumas condições sejam atendidas, a falha de alguma delas ensejará em sua inexecução.
II- As situações de deadlock podem ser tratadas pelo sistema operacional através de três estratégias: detecção e recuperação, evitar deadlock e prevenção.
III- Com a utilização de sistemas operacionais multiprogramas, as situações de deadlock não poderão ser evitadas, haja vista a grande quantidade de processos em execução.
IV- O deadlock pode ocorrer mesmo que haja somente um processo no sistema operacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	d) As afirmativas II e IV estão corretas.
	3.
	A interrupção é um sinal de dispositivo que usualmente resultará na troca de contexto, onde o processador para de executar um processo para atender ao dispositivo que pediu a interrupção. Acerca do tema interrupção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualquer dispositivo poderá disparar uma interrupção com o objetivo de informar ao sistema operacional que concluiu uma tarefa ou para retornar dados para o sistema operacional.
(    ) As IRQs (Interrupt Request - Requisição de Interrupção) são 16 canais enumerados de 1 a 16, os quais os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção da memória RAM.
(    ) A implementação da preempção por tempo tem como base as interrupções geradas pelo PIT (Programable Interrupt Timer).
(    ) A ISR (Interrupt Service Routine - Rotina do Serviço de Interrupções) é a instrução executada quando ocorre uma interrupção, havendo apenas uma instrução predefinida para todos os tipos de interrupção.
(    ) O PIC (Programable Interrupt Controller) é o responsável pelo encaminhamento das interrupções dos periféricos para o processador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F - V.
	
	b) F - V - F - V - V.
	
	c) V - V - V - F - F.
	
	d) F - F - F - V - F.
	4.
	O escalonamento de processos é uma atividade executada pelo sistema operacional visando organizar a execução dos processos obtendo o máximo desempenho da CPU. Acerca do mecanismo de escalonamento do sistema operacional, analise as afirmativas a seguir:
I- O throughput é um critério simples de escalonamento, dado pela soma do tempo de espera com o tempo de serviço ou tempo de execução.
II- O tipo de escalonamento preemptivo permite que um processo seja interrompido para a execução de outro.
III- O escalonamento cooperativo, quando utilizado por um programa mal escrito, pode monopolizar a CPU, gerando um grande problema para o sistema operacional.
IV- A implementação do modelo de escalonamento de múltiplas filas com realimentação gera ganho de tempo pelo sistema operacional, já que não precisa identificar qual a fila ideal para cada processo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas II e IV estão corretas.
	5.
	Para que um programa possa ser executado num computador, é necessário que o sistema operacional esteja em funcionamento, podendo executar diversos processos ou subprocessos, muitos deles nem percebidos pelo usuário. Os sistemas multitarefas conseguem executar vários programas ao mesmo tempo, através de mecanismos que controlam os diversos processos. Acerca dos processos e subprocessos computacionais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Quando um programa entra em execução, virando um processo, é criado um contexto de hardware que demarca os recursos a serem alocados, como quantidade de memória e arquivos abertos.
	
	b) Quando um programa entra em execução, virando um processo, é criado um espaço de armazenamento que determina o conteúdo dos registradores, como contador de programa, pilha do programa e status.
	
	c) Um programa que está executando pode ser chamado de processo, sendo que um mesmo programa pode ter vários processos em execução, cada um desses processos com recursos alocados para si.
	
	d) Quando um programa entra em execução, virando um processo, é criado um contexto de software cuja responsabilidade é armazenar todas as instruções que serão executadas pelo processo.
	6.
	Num processo, as instruções eram executadas uma de cada vez nos primeiros sistemas operacionais. Já nos sistemas operacionais atuais, um processo pode dar início a um ou mais subprocessos, que são executados em paralelo ou de forma concorrente. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir:
I- Para cada processo criado, o sistema operacional cria uma estrutura chamada Bloco de Controle do Processo (PCB), com o objetivo de realizar o gerenciamento dos contextos do processo.
II- O contexto de software especifica características do processo que influem na sua execução, tais como: quantidade de arquivos abertos, prioridade, entre outros.
III- O subprocesso apresenta as mesmas características e particularidades de um processo qualquer, no tocante a contexto e fluxo de controle, diferenciando-se pelo fato de estarem relacionados a uma hierarquia.
IV- Para que um processo possa ser escalado para execução, precisa estar no estado novo.
V- O processo, estando no estado de espera, passa para o estado de novo assim que tiver sua solicitação de recurso atendida pelo sistema.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, II e V estão corretas.
	
	c) As afirmativas II, III e V estão corretas.
	
	d) As afirmativas III, IV e V estão corretas.
	7.
	A interrupção é um sinal de dispositivo que usualmente resultará na troca de contexto, em que o processador para de executar um processo para atender ao dispositivo que pediu a interrupção. Acerca do tema de interrupção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualquer dispositivo poderá disparar uma interrupção com o objetivo de informar ao sistema operacional que concluiu uma tarefa ou para retornar dados para o sistema operacional.
(    ) As IRQs (Interrupt Request ? Requisição de Interrupção) são 16 canais enumerados de 1 a 16, os quais os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção da memória RAM.
(    ) A implementação da preempção por tempo tem como base as interrupçõesgeradas pelo PIT (Programable Interrupt Timer).
(    ) A ISR (Interrupt Service Routine ? Rotina do Serviço de Interrupções) é a instrução executada quando ocorre uma interrupção, havendo apenas uma instrução predefinida para todos os tipos de interrupção.
(    ) O PIC (Programable Interrupt Controller) é o responsável pelo encaminhamento das interrupções dos periféricos para o processador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F - V - F.
	
	b) V - F - V - F - V.
	
	c) V - V - V - F - F.
	
	d) F - V - F - V - V.
	8.
	Os Sistemas Operacionais estão sujeitos a um fenômeno bastante importante chamado deadlock. Nesta situação ocorre um impasse, e dois ou mais processos ficam impedidos de continuar suas execuções, ou seja, esses processos acabam ficando bloqueados. Acerca do fenômeno do deadlock, analise a alternativa CORRETA:
	
	a) Para a ocorrência de um deadlock, é necessário que algumas condições sejam atendidas, a falha de alguma delas ensejará em sua inexecução.
	
	b) Com a utilização de sistemas operacionais multiprogramas, as situações de deadlock não poderão ser evitadas, haja vista a grande quantidade de processos em execução.
	
	c) As situações de deadlock podem ser tratadas pelo sistema operacional através de duas estratégias somente: evitar deadlock e prevenção.
	
	d) O deadlock pode ocorrer mesmo que haja somente um processo no sistema operacional.
	9.
	Visando obter o máximo desempenho do processador, foram desenvolvidos vários algoritmos de escalonamento, que têm por função determinar qual processo vai rodar num dado tempo e quanto tempo vai rodar. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a descrição de um tipo de escalonamento:
	
	a) First-in-first-out - implementa uma fila, na qual o primeiro processo a entrar é o último a sair.
	
	b) Shortest-Job-First - executa os processos maiores primeiro.
	
	c) Round robin scheduling - atribui frações de tempo para cada processo em partes iguais e de forma circular, definindo prioridades para cada processo.
	
	d) Múltiplas filas - cada processo é colocado em uma fila, na qual cada fila possui uma prioridade de escalonamento própria.
	10.
	Um conjunto de funções e de estruturas de dados compõem o Device Driver. A função é controlar um ou mais periféricos, como discos rígidos, teclados, mouses, monitores, interfaces de redes, entre outros. Cada driver interage com as diferentes partes do sistema operacional através de uma interface de programação. Com relação ao Device Driver, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  v  ) Para cada sistema operacional é projetado e implementado um Device Driver específico.
(   f ) O Device Driver inviabilizou que os sistemas operacionais se tornassem mais genéricos, complicando a instalação de novos dispositivos.
(    ) Cada fabricante desenvolve o Device Driver de seu dispositivo, devido à inviabilidade do Sistema Operacional ter conhecimento sobre todos os dispositivos disponíveis.
(    ) Uma das responsabilidade do Device Driver é enviar as instruções para o controlador de entrada e saída.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - V - F.
	
	b) V - F - V - V.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - F - V - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando