Buscar

Estudo dirigido de Células do Sistema Nervoso

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de Células do Sistema Nervoso, bioletrogênese e transmissão sináptica
1.Quais são os dois tipos de células que formam o tecido nervoso?
NEURÔNIOS E GLIÓCITOS 
2.Identifique as estruturas que compõem o neurônio abaixo:
DENTRITOS- FUNCIONAM COMO UMA “ANTENA”, RECEBENDO INFORMAÇÕES DE OUTROS NEURÔNIOS.
SOMA OU CORPO CELULAR- AGE COMO UM CENTRO METABÓLICO DA CÉLULA. CONTÉM ORGANELAS (NÚCLEO, RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO, RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO E MITOCÔNDRIA), E TEM A FUNÇÃO DE COLETAR E INTEGRAR AS INFORMÇÕES QUE CHEGAM.
AXÔNIO- LOCAL ONDE SE PROPAGA O SINAL ELÉTRICO (POTENCIAL DE AÇÃO). GERALMENTE É ÚNICO, MAS PODE TER RAMIFICAÇÕES QUE SÃO CHAMADAS DE COLATERAIS.
TERMINAL AXONAL- LOCAL ONDE O AXÔNIO ENTRA EM CONTATO COM OUTROS NEURÔNIOS E/OU OUTRAS CÉLULAS PARA PASSAR A INFORMAÇÃO (IMPULSO ELÉTRICO).	Comment by guilherme: 	Comment by guilherme: 
3. Cite os gliócitos ou células gliais que fazem parte do sistema nervoso central e sistema nervoso periférico
OLIGODENDRÓCITOS (NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL), CÉLULAS DE SCHWANN (NO SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO), ASTRÓCITOS E MICROGLIÓCITOS 
4. Descreva as principais funções dos gliócitos da figura abaixo (microgliócito ou micróglia, oligodendrócito e astrócito)
OLIGODENDRÓCITOS (NO SNC) CÉLULAS DE SCHWANN (NO SNP) – RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DA BAINHA DE MIELINA E PELO ISOLAMENTO ELÉTRICO DOS AXÔNIOS;
ASTRÓCITOS - RESPONSÁVEL PELA SUSTENTAÇÃO E NUTRIÇÃO DOS NEURÔNIOS, REGULAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE DIVERSAS SUBSTÂNCIAS COM POTENCIAL PARA INTERFERIR NAS FUNÇÕES NEURONAIS NORMAIS, AUXILIAM O CRESCIMENTO E A MIGRAÇÃO DOS NEURÔNIOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO ENCÉFALO;
MICROGLIÓCITOS- RESPONSÁVEL PELO SISTEMA IMUNOLÓGICO DO SISTEMA NERVOSO E PELA DEFESA CONTRA AGENTES AGRESSORES E ABSORÇÃO DO DEGENERADO.
5. Quais células formam a bainha de mielina no sistema nervoso central e periférico, respectivamente?
SISTEMA NERVOSO CENTRAL A BAINHA DE MIELINA É FORMADA PELOS OLIGODENDRÓCITOS. NO SISTEMA NERVOSO PERIFÉCO É FORMADA PELAS CÉLULAS DE SCHWANN. 
6. Como a mielina pode aumentar a condução do impulso nervoso?
A BAINHA DE MIELINA QUE REVESTE O AXÔNIO IMPEDE QUE A DESPOLARIZÇÃO ACONTEÇA, CRIANDO UMA CONDIÇÃO SALTATÓRIA ENTRE OS NÓS DE RANVIER E AUMENTANDO A VELOCIDADE DO IMPULSO NERVOSO.
7. Como se denomina a região do axônio que não está coberta pela mielina?
NÓS DE RANVIER.
9. O que é potencial de ação?
SÃO IMPULSOS ELÉTRICOS QUE PASSAM PELOS AXÔNIOS DOS NEURÔNIOS COM A CAPACIDADE DE TRANSMITIR INFORMÇÕES. PARA QUE AS INFORMAÇÕES SEJAM TRANSMITIDAS, É PRECISO UMA INVERSÃO MOMENTÂNEA DO POTENCIAL DE MEMBRANA, ONDE O MEIO INTRACELULAR FICA MAIS POSITIVO EM RELAÇÃO AO MEIO EXTRACELULAR. 
10. Em qual estrutura do neurônio ocorre a propagação do impulso nervoso? Qual o sentido do potencial de ação no neurônio?
O POTENCIAL DE AÇÃO SE INICIA NO CONE DE IMPLANTAÇÃO E SE PROLONGA AO LONGO DO AXÔNIO. PODE OCORRER DO SNC PARA O SNP, DO SNP PARA O SNC OU PODE FICAR SOMENTE NO SNC (COMO A MEMÓRIA E APRENDIZADO).
11. Qual a polaridade da membrana do axônio (cargas positivas e negativas, concentrações de íons sódio e potássio) durante o potencial de repouso?
DURANTE O POTENCIAL DE REPOUSO, A MEMBRANA DO AXÔNIO SE MANTÉM POLARIZADA, OU SEJA, O MEIO INTRACELULAR FICA MAIS NEGATIVO EM RELAÇÃO AO MEIO EXTRACELULAR. O MEIO INTRACELULAR (EM COMPARAÇÃO AO MEIO EXTRACELULAR) CONTENDO BAIXA CONCENTRAÇÃO DE NA+, CL-,CA2+ E MAIOR CONCENTRAÇÃO DE K+. O MEIO EXTRACELULAR (EM COMPARAÇÃO AO MEIO INTRACELULAR) CONTENTO MAIOR CONCENTRAÇÃO DE NA+, CL-,CA2+ E MENOR CONCENTRAÇÃO DE K+.
12. Quais os dois tipos canais iônicos dependentes de voltagem existem na membrana do axônio e que participam do potencial de ação?
CANAIS DE SÓDIO E CANAIS DE POTÁSSIO
13. Cite as três fases do potencial de ação.
DESPOLARIZAÇÃO, HIPERPOLARIZAÇÃO E REPOLARIZAÇÃO
14. O que acontece na despolarização?
OS CANAIS DE SÓDIO SE ABREM. CONFORME O SÓDIO VAI ENTRANDO, O LADO INTRACELULAR FICA MAIS POSITIVO, FAZENDO COM QUE OCORRA UMA INVERSÃO DA POLARIDADE. 
15. O que acontece na repolarização?
ATUA COMO UM MECANISMO PARA FAZER COM QUE A MEMBRANA DO AXÔNIO VOLTE À POLARIZAÇÃO INICIAL (LADO INTRA. MAIS NEGATIVO COMPARADO AO LADO DE EXTRA. QUE É MAIS POSITIVO). COM ISSO, OS CANAIS DE SÓDIO SE FECHAM E AO MESMO TEMPO SE ABREM OS CANAIS DE POTÁSSIO. OS CANAIS DE POTÁSSIO FECHAM TARDIAMENTE, ENTÃO O POTÁSSIO, POR DIFUSÃO, VAI SAINDO DA CELULA. COM ISSO, O POTENCIAL DE MEMBRANA VAI CAINDO E FICANDO MAIS NEGATIVA COMO FORMA DE FAZER A MEMBRANA VOLTAR À POLARIZAÇÃO INICIAL.
16. Quais as duas formas de condução e velocidade do potencial de ação?
SERIA ESSA CONDUÇÃO SALTATÓRIA QUE FAZ COM QUE ESSE POTENCIAL SEJA PROPAGADO COM MAIOR VELOCIDADE NOS NÓS DE RANVIER FAZENDO COM QUE ESSA PROPAGAÇÃO CHEGUE ATÉ O FINAL AXONAL COM MAIOR VELOCIDADE.
NA CONTÍNUA SEM A BAINHA DE MIELINA, A PROPAGAÇÃO OCORRE DE FORMA MAIS LENTA E O SINAL É PROPAGADO POR AXÔNIO ATÉ QUE O SINAL CHEGUE AO TERMINAL AXONAL.
17. Quais os dois fatores que influenciam a velocidade do potencial de ação?
O DIÂMETRO DO AXÔNIO- AXÔNIO COM DIÂMETRO MAIOR FAZ COM QUE FACILITE A PROPAGAÇÃO DO PA.
A PRESENÇA DA BAINHA DE MIELINA- PROVOCA UMA CONDUÇÃO SALTATÓRIA, FAZENDO COM QUE O PA “SALTE” ENTRE OS NÓS DE RANVIER E O SINAL ELÉTRICO SEJA PROPAGADO COM MAIS RAPIDEZ.
18. (Enade, 2010) A esclerose múltipla é uma doença autoimune, crônica, que afeta o sistema nervoso central provocando dificuldades motoras e sensitivas, comprometendo a qualidade de vida de seus portadores. Os sintomas caracterizam-se por distúrbios visuais, perda de sensibilidade dos membros inferiores, fadiga, disfunções motoras e dor. A patologia é um processo inflamatório que causa uma lesão nos axônios neuronais e produz uma esclerose em vários locais do sistema nervoso central, conforme ilustra a figura abaixo. Qual a função da bainha de mielina?
a) proteger as fibras nervosas contra agressões físicas, químicas e biológicas.
b) Retardar a propagação dos impulsos através dos neurônios cerebrais motores.
c) Dar consistência à fibra nervosa para que não seja comprimida por músculos.
d) Isolar a fibra nervosa e permitir a condução saltatória dos potenciais de ação. (CORRETA)
e) Promover o transporte axonal que ocorre em vários pontos do sistema nervoso central.
19. A respeito da sinapse representada abaixo, é correto afirmar que:
a) só está presente no sistema nervoso central.
b) o impulso nervoso passa de 2 para 1.
d) as substâncias presentes em 3 são produzidas exclusivamente nas células desse sistema.
c) a liberação das substância presentes em 3 determina a passagem de impulso de um neurônio para outro. (CORRETA)
e) é possível haver contato físico entre 1 e 2.
20. Explique o potencial pós-sináptico excitatório (PEPS) e pós-sináptico inibitório (PIPS).
PEPS- TRAZ O POTENCIAL PARA PRÓXIMO DO LIMIAR PARA UM PA. NELE OCORRE A DESPOLARIZAÇÃO E A ABERTURA DE CANAIS DE NA+.
PIPS- AFASTA O POTENCIAL DO LIMIAR PARA UM PA. NELE OCORRE A HPERPOLARIZÇÃO E A CABERTA DE CANAIS DE Cl-.

Continue navegando