Buscar

Discursiva ecologia e biodiversidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As abelhas e outros insetos são conhecidos por proporcionar uma variedade de benefícios econômicos e ambientais. Entre eles pode-se citar a polinização de plantas e a produção de alimentos, os quais são os principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade na Terra. Entretanto, segundo trabalho publicado na revista Nature de novembro de 2016, o uso intensivo de fertilizantes químicos, a destruição e a degradação de áreas florestais e o agravamento das mudanças climáticas têm causado o declínio das populações de insetos polinizadores ao redor do mundo. Com base no conceito de Agricultura Sustentável, descreva as medidas que podem ser adotadas para amenizar o problema do declínio das populações de insetos polinizadores.
FONTE: Disponível em: <www.nature.com>. Acesso em: 8 maio 2017.
	Resposta Esperada:
Contrário ao modelo da agricultura moderna, em que a base econômica é a monocultura, responsável pelos desequilíbrios ambientais e o esgotamento dos recursos naturais, a agricultura sustentável pode ser definida como ecologicamente equilibrada, economicamente viável e socialmente justa, humana e adaptativa. Neste contexto, para amenizar o declínio das populações de polinizadores, deve-se sugerir medidas de políticas de estímulo a sistemas agrícolas mais diversos, sem uso de inseticidas e fertilizantes químicos, entre outras.
	2.
	O bioma Mata Atlântica, destacado no mapa anexo, é formado por um conjunto de formações florestais que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro. Hoje os remanescentes de vegetação nativa estão reduzidos a cerca de 22% de sua cobertura original e encontram-se em diferentes estágios de regeneração. Apenas cerca de 7% estão bem conservados em fragmentos acima de 100 hectares. É uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, tem importância vital para aproximadamente 120 milhões de brasileiros que vivem em seu domínio, onde são gerados aproximadamente 70% do PIB brasileiro, prestando importantíssimos serviços ambientais. Com base no texto apresentado, descreva as principais características que definem o bioma Mata Atlântica.
FONTE: Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biomas/mata-atlantica>. Acesso em: 8 maio 2017.
	
	Resposta Esperada:
O bioma Mata Atlântica ocorre na região costeira do Brasil, em planícies e montanhas como a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira (estende-se ao longo de todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul). Ao norte o clima é tropical úmido, e ao sul ele é subtropical úmido. Existe uma grande cadeia de montanhas por toda a costa litorânea, que varia entre 500 a 800 m acima do nível do mar (norte), ao sul, em torno de 900 m na região da Serra do Mar e São Paulo. Devido ao calor e à alta umidade ocorre uma aceleração da decomposição, não ficando muitos nutrientes no solo, porque já são absorvidos pelas raízes das plantas. A vegetação é similar à Floresta Amazônica, com folhas e caules pendentes, para facilitar o escoamento da água. Possui alta umidade, temperatura constante, devido à maritimidade. Folhas latifoliadas, árvores com epífitas e maior densidade no nível arbustivo.

Continue navegando