Buscar

Ética Profissional em Serviço Social dissertativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Maria Lucilene Pinheiro da Silva (1929266)
	Disciplina:
	Ética Profissional em Serviço Social (SES47)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657712) ( peso.:4,00)
	Prova:
	23114460
	1.
	A intervenção profissional do assistente social é norteada através do seu Código de Ética. Trabalha na defesa e garantia dos direitos sociais dos cidadãos, interferindo diretamente em suas vidas. Disserte  sobre o art. 19 do Código de Ética do Assistente Social, resolução CFESS n. 273, de 13 de março de 1993, que traz: “comparecer perante a autoridade competente, quando intimado a prestar depoimento, para declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional nos termos deste Código e da Legislação em vigor”.
FONTE: Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_1993.pdf>. Acesso em: 2 maio 2014. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
	2.
	A ética, como expressão do pensamento correto, é um ramo da filosofia que procura abarcar o que é moralmente certo ou errado, justo ou injusto, aceitável ou não aceitável em determinada sociedade.  Refletindo sobre essa temática, descreva os problemas éticos e os problemas morais que existem nas sociedades. ( * Máximo 4000 caracteres )
	
	
2 Os problemas surgem quando existe a contrariedade daquilo que genericamente a sociedade estabelece como padrão de valores e comportamentos. Os conflitos estão relacionados ao estado, quando os valores éticos e morais como liberdade, democracia, igualdade, justiça, não estão sendo efetivados na sociedade. A maioria desses conflitos estão relacionados aos preconceitos, violências, discriminações, injustiças, desigualdades, indiferenças, exclusão social entre outros. Fazendo com que as pessoas reivindiquem seus direitos, considerando os homens como seres livres, no qual estão sempre em transformação, mundo em que estão inseridos precisam tomar decisões. 
O assistente social tem o direito e o dever de manter sigilo sobre os atendimentos com as famílias ou o indivíduo, mesmo diante do juiz. Assistente Social não se obriga a depor como testemunha, sobre fatos de que tenha conhecimento profissional, mas intimado a prestar depoimento, deverá comparecer perante à autoridade competente para declarar que está ligado à obrigação do segredo profissional. O Sigilo também é um dever do profissional, porém a quebra só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa está envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e da coletividade. A revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento. O Considerando que todas as confidências, fatos e observações colhidas pelo Assistente Social através do exercício profissional sua relação com o usuário é uma relação profissional e não uma relação informal ou de amizade, mesmo que em sua atuação profissional estabeleça com o usuário um vínculo de confiança, proximidade e empatia.

Continue navegando