Buscar

Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A intervenção profissional do assistente social é norteada através do seu Código de Ética. Trabalha na defesa e garantia dos direitos sociais dos cidadãos, interferindo diretamente em suas vidas. Disserte  sobre o art. 19 do Código de Ética do Assistente Social, resolução CFESS n. 273, de 13 de março de 1993, que traz: ?comparecer perante a autoridade competente, quando intimado a prestar depoimento, para declarar que está obrigado a guardar sigilo profissional nos termos deste Código e da Legislação em vigor?.
FONTE: Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_1993.pdf>. Acesso em: 2 maio 2014.
	Resposta Esperada:
O assistente social tem o direito e o dever de manter sigilo sobre os atendimentos com as famílias ou o indivíduo, mesmo diante do juiz. Claro que esse sigilo pode ser quebrado diante da gravidade da situação, quando o usuário ou a sociedade correr algum tipo de risco eminente.
	2.
	Podemos classificar a ética como um modo do comportamento moral dos seres humanos, sendo um espaço de reflexão sobre a vida cotidiana em sociedade, considerando os homens como seres livres, no qual estamos sempre em transformação e movimento. Partindo deste pressuposto, o que se entende por liberdade?
	Resposta Esperada:
A liberdade humana pode ser considerada em constante transformação. Pode ser uma questão ética, sendo que todas as pessoas têm convicções para poder fazer escolhas em seu cotidiano. No mundo em que estamos inseridos, necessariamente precisamos tomar decisões a todo o momento, tendo a liberdade de escolhas e transformações.

Continue navegando