Buscar

bioquimica avaliação dissertativa Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Bioquímica Básica e Metabolismo (17492)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:655750) ( peso.:4,00)
	Prova:
	24618225
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Os seres vivos apresentam estruturas biológicas complexas e diversificadas. Entretanto, estas estruturas compartilham diversas características comuns, sendo uma delas a utilização de biomoléculas para a manutenção de seus processos biológicos. Com base no exposto, disserte sobre o objetivo da Bioquímica.
	
A bioquímica é a ciência responsável por estudar e compreender a célula e seu funcionamento. Estuda todos os processos químicos que acontecem nas células vivas, suas reações e transformações moleculares, ou seja, metabolismo..
	2.
	O termo "gliconeogênese" significa a síntese de novas moléculas de glicose. Nos organismos dos mamíferos, esse processo ocorre no fígado e no córtex renal. Disserte sobre a importância da gliconeogênese para o metabolismo.
	
Os níveis de glicose sanguínea precisam se manter dentro de um padrão ideal. Níveis baixos comprometem o funcionamento celular pela baixa energia. Em determinado período do dia, após atividades físicas intensas ou jejuns mais longos, a glicose armazenada (glicogeneo) tende a diminuir e, para manter o nível glicêmico, a glicose é sintetizada a partir do piruvato ou lactato. Ou seja, gliconeogênese é a síntese de glicose a partir de um não-carboidrato, processo importante para manter a glicemia estável mesmo durante a ausência de ingestão de carboidratos e açúcar. É de alta importância pois a glicose é o principal fonte energética dos seres vivos.Parte inferior do formulário

Continue navegando