Buscar

Economia política

Prévia do material em texto

Economia política 
A economia política é a ciência que trata do estudo e análise do funcionamento dos sistemas econômicos. É "a ciência que estuda a atividade humana no comportamento económico e humano como uma relação entre a satisfação das necessidades em condições de escassez de recursos. A "economia política" termo vem da combinação de três palavras gregas oikos (casa), nomos (lei) e polis (estado). Etimologia da palavra pode ser rastreada até o objeto de estudo da economia política que consiste em observar o comportamento do homem confrontado com o problema de satisfação das necessidades individuais em condições de escassez de recursos. O campo de pesquisa de estudos econômicos é muito amplo. Economia política é dividida em dois ramos principais de estudo:
· Microeconomia. Microeconomia é o estudo do comportamento dos agentes econômicos individuais, empresas e consumidores, ea forma como eles forma como eles interagem uns com os outros para formar unidades maiores, como os mercados e indústrias. Microeconomia estuda o comportamento dos racionais único agente econômico (consumidor, corporativo) em suas decisões econômicas.
· Macroeconomia. Macroeconomia é o estudo dos grandes agregados económicos. Macroeconomia estuda o funcionamento do sistema econômico, analisando a relação entre variáveis ​​económicas agregadas (por exemplo, o consumo, a produção, etc gastos públicos.).
Além de macroeconomia e microeconomia, o estudo da economia política tem gradualmente especializada na observação de aspectos individuais da realidade econômica. Eu sou assim nascido especialista economia, tais como "economia internacional, economia monetária, os" economia de desenvolvimento , a política econômica , administração de empresas, economia do trabalho, economia agrícola e outros. Análise econômica pode ser dividida em análise positiva e normativa.
· Análise positiva. Economista análise positiva identifica a relação entre causa e efeito dos fenômenos econômicos, através da construção de um modelo econômico.
· Análise normativa. Analisando economista legislação formula uma teoria sobre as intervenções que permitam alcançar uma declaração determinado objetivo.
Nos tempos antigos, a economia é concebida principalmente como uma mera gestão de recursos de uma família / lar (oikos). A " fonte de economia política é mais recente, o nascimento dos Estados modernos unitários nos séculos XV e XVI, permite o desenvolvimento da economia como um campo de estudo separado da ética e da política. As primeiras teorias econômicas são desenvolvidos pelos fisiocratas, os mercantilistas e da ópera "A Riqueza das Nações" de Adam Smith, este último originado no final do 700 teoria econômica clássica.
	
	
Economia política
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa 
Economia política foi um termo originalmente introduzido por Antonie de Montchrétien em 1615 em seu livro "Tratado de Economia Política", com o objetivo de transpor para a atividade estatal as ideias e os princípios da Economia. Nesse livro o autor aborda temas como Monopólio, proteção para a industria, trabalho, etc 1 . O nome passou a ser utilizado para o estudo das relações de produção, especialmente entre as três classes principais da sociedade capitalista ou burguesa: capitalistas, proletários e latifundiários. Em contraposição com as teorias do mercantilismo, e, posteriormente, da fisiocracia, nas quais o comércio e a terra, respectivamente, eram vistos como a origem de toda a riqueza, a economia política propôs (primeiro com Adam Smith) a teoria do valor-trabalho, segundo a qual o trabalho é a fonte real do valor. No final do século XIX, o termo economia política foi paulatinamente trocado pelo economia, usado por aqueles que buscavam abandonar a visão classista da sociedade, repensando-a pelo enfoque matemático, axiomático e valorizador dos estudos econômicos atuais e que concebiam o valor originado na utilidade que o bem gerava no indivíduo.
Atualmente o termo economia política é utilizado comumente para referir-se a estudos interdisciplinares que se apoiam na economia, sociologia, direito e ciências políticas para entender como as instituições e os contornos políticos influenciam a conduta dos mercados. Dentro da ciência política, o termo se refere principalmente às teorias liberais e marxistas, que estudam as relações entre a economia e o poder político dentro dos Estados. Economia política internacional é um ramo da economia que estuda como o comércio, as finanças internacionais e as políticas estatais afetam o intercâmbio internacional e a política monetária e fiscal.
Referências
1. ↑ PREVIDELLO, Adhemar - DUTRA, Ivan - Elementos de Economia - Editora Jalovi - Bauru, São Paulo - pg. 10
Bibliografia
· HUNT, E. K.. História do pensamento econômico. tradução de José Ricardo Brandão Azevedo. 7a. edição - Rio de Janeiro : Campus, 1989 (ISBN 85-7001-421-X).
· MARTINS, Alexandre Lyra. Fundamentos de economia política marxista. 2a. edição - João Pessoa : Editora Universitária UFPB, 1999 (ISBN 85-237-0150-8).
	
	Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. 
v • e

Continue navegando