Buscar

economia substitutiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- Enade/2015-Economia-adaptado) Com base no conceito da elasticidade-preço da demanda (EPD) e supondo que o preço de um iogurte tenha variado de R$2,00 para R$2,40 e, por conseguinte, sua quantidade demandada observada tenha variado de 4 unidades/dia para 3 unidades/dia, coeteris paribus, podemos afirmar que:
R: A EPD calculada é de 1,25, sendo classificada como EPD elástica..
2- O Break-Even Point de uma empresa:
R: É definido como sendo o nível de produção e vendas em que todos os custos fixos e variáveis são cobertos pela receita..
3- Numa indústria em concorrência perfeita, a curva de oferta de um produto qualquer é definida por Qs = 600P – 1.000 na ausência de impostos, enquanto a curva de demanda é Qd = 4.500 – 400P. Calcule a quantidade transacionada de equilíbrio (Qe) e o preço de equilíbrio (Pe) e assinale a alternativa correta respectivamente:
R: (Qe) = 2.300 unidades e (Pe) = $5,50..
4- Num dado mercado, a oferta e a procura de um determinado produto, são dadas respectivamente, pelas seguintes equações: Qs = 48+10P e Qd = 300 – 8P, onde Qs, Qd e P, representam na ordem, a quantidade oferta, a quantidade procurada e o preço do produto. A quantidade transacionada nesse mercado, quando ele estiver em equilíbrio será:
R: 188 unidades
5- No estudo dos principais fatores que deslocam a demanda, quando a renda do consumidor aumenta, “coeteris paribus”, a demanda de um bem inferior deve:
R devre diminuir
6- O gráfico a seguir mostra as curvas de demanda e de oferta no mercado competitivo de soja.
Um aumento do preço de fertilizantes agrícolas vai provocar:
R: Um deslocamento da curva de oferta de soja..
7- onsidere o gráfico a seguir e responda a alternativa que melhor lhe represente:
Esse gráfico representa o EQUILÍBRIO DE MERCADO, isto é, OFERTA = DEMANDA.
8-A demanda ou procura de um indivíduo por um determinado bem ou serviço refere-se à quantidade desse bem ou serviço que ele está disposto e capacitado a comprar, por unidade de tempo. A quantidade que um consumidor irá adquirir de um determinado bem depende de vários fatores, dentre os quais destacamos: o preço do bem ou serviço, a renda do consumidor, o gasto e preferência do consumidor e o preço dos bens relacionados ou substitutos. A lei da demanda diz que, “coeteris paribus” a quantidade demandada e o preço do bem estão:
R: inversamente relacionados 
9- A Lei da Demanda determina que:
RA curva de demanda é negativamente inclinada, indicando que a quantidade varia inversamente ao preço..
10- As curvas de Custo Médio e Custo Variável Médio no curto prazo tem a forma de uma parábola invertida (forma em U), devido a:
R: Lei dos Rendimentos Decrescentes..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando