Buscar

Educação Ambiental, SUDAM e Meio Ambiente na Constituição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, conforme a Resolução CNE/CP nº 2/2012, orientam a implementação das disposições da Lei no. 9.795/99 que tratam sobre a Educação Ambiental e da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Entre os itens apresentados a seguir, marque a opção correta que configura objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental:
Escolha uma:
a. Sistematizar os preceitos definidos na Lei, bem como os avanços que ocorreram na área para que contribuam com a formação humana de sujeitos comprometidos com desenvolvimento humano.
b. Orientar ações de fiscalização ambiental.
c. Orientar os cursos de formação de docentes para a Educação Básica.
d. Orientar os sistemas políticos sociais nos diferentes entes federados.
e. Estimular a reflexão crítica e propositiva da inserção da Educação Ambiental nos projetos institucionais e pedagógicos das instituições de ensino.
Feedback
A resposta correta é: Estimular a reflexão crítica e propositiva da inserção da Educação Ambiental nos projetos institucionais e pedagógicos das instituições de ensino..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA) visava ao desenvolvimento autossustentado da economia e o bem-estar social da região amazônica, e, com base em seus fundamentos, criou-se, em 1966, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). A respeito dos seus conhecimentos sobre a SUDAM, analise as assertivas a seguir, e marque a correta:
Escolha uma:
a. Em notória expansão e desbravamento da AMAZÔNIA LEGAL - que abrangia o Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso e as algumas regiões dos Estados do Tocantins, Goiás e Maranhão – foi preciso criar uma instituição para normatizar os conflitos entre a ocupação da terra e a preservação ambiental – a SUDAM.
b. A SUDAM proporcionou grandes conflitos entre Minas Gerais e São Paulo no qual destituíram sua longa parceria desde a época da “política café com leite”, acirrando conflitos sobre o domínio e desbravamento da ocupação de terra para cultivo de café e implantação de criação de bovinos.
c. A ampla divulgação das riquezas da borracha na Amazônia Legal, por meio de cartazes e no recrutamento dos soldados de borracha, possibilitou grande fluxo migratório de paulistas e avanços e progressos financeiros e sociais em toda a Amazônia.
d. O desbravamento da Amazônia e a extração de látex ocasionou oferta de oportunidades e políticas públicas para geração de emprego e desenvolvimento industrial, para a exportação de borracha para a Alemanha, principalmente, não havendo degradação do meio ambiente.
e. Em importante desbravamento da Amazônia, a SUDAM surgiu para apaziguar os conflitos e movimentos referente à reforma agrária.
Feedback
A resposta correta é: Em notória expansão e desbravamento da AMAZÔNIA LEGAL - que abrangia o Acre, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Mato Grosso e as algumas regiões dos Estados do Tocantins, Goiás e Maranhão – foi preciso criar uma instituição para normatizar os conflitos entre a ocupação da terra e a preservação ambiental – a SUDAM..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Constituição Federal de 1988, objetivando o desenvolvimento sustentável diante da necessidade de preservar o meio ambiente, e dando-lhe o tratamento de BEM JURÍDICO como sendo um direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado adota o termo BEM DE USO COMUM DO POVO ao se referir ao meio ambiente. Nessa direção, é correto afirmar que constitucionalmente referente ao meio ambiente:
Escolha uma:
a. A respeito das atribuições de competência referente ao Meio Ambiente, sendo que o Brasil detém três esferas executivas, a federal, a estadual e a municipal, que podem legislar conforme a necessidade e a realidade local.
b. Há uma constatação de que o movimento desenvolvimentista realmente é o caminho a ser seguido pela sociedade atual para se alcançar o equilíbrio natural do meio ambiente, essencial à sadia qualidade de vida, e preceito de direito fundamental afirmado em nossa Constituição.
c. A Constituição Federal determina regras a serem seguidas pela sociedade para se alcançar o equilíbrio ecológico, com o preceito de direito fundamental afirmado tornou-se essencial à qualidade de vida a coletividade social.
d. A Constituição Federal objetivando o desenvolvimento rentável e dinâmico, com a necessidade de preservar o meio ambiente, deu-lhe o tratamento de BEM JURÍDICO, como direito fundamental ter um meio ambiente economicamente equilibrado adotando o termo BEM DE USO COMUM DO POVO, ao se referir ao meio ambiente.
e. Estipula que mitiguem as consequências danosas que acarretam o meio ambiente, oriundas das atividades econômicas.
Feedback
A resposta correta é: A Constituição Federal determina regras a serem seguidas pela sociedade para se alcançar o equilíbrio ecológico, com o preceito de direito fundamental afirmado tornou-se essencial à qualidade de vida a coletividade social..
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Diante do esquema de repartição de competências adotado pela Constituição Federal, atribui aos entes federativos competências legislativas -em competência privativa da União, dada pelo texto constitucional do artigo 22 em seus incisos IV, XII e XXVI. Porém, em seu parágrafo único dispõe que poderá haver autorização em Lei complementar para delegar competência estadual para legislar nas especificidades de matérias do referido, sendo eles:
Escolha uma:
a. Preservação de florestas, da fauna e da flora Águas e energia; Proteção do meio ambiente e Combate à poluição.
b. Águas e energia; Jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia e Atividades nucleares de qualquer natureza.
c. Preservação de florestas, da fauna e da flora; Jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia e Atividades nucleares de qualquer natureza.
d. Águas e energia; Preservação de florestas, da fauna e da flora; Jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia.
e. Águas e energia; Proteção do meio ambiente e Combate à poluição.
Feedback
A resposta correta é: Águas e energia; Jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia e Atividades nucleares de qualquer natureza..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A cidadania ambiental perpassa a noção tradicional de cidadania, uma vez que não busca estabelecer apenas direitos, mas também os deveres da nova cidadania os quais acompanham os problemas oriundos da questão ambiental atual e da sociedade de riscos existente. Com base nessa afirmação, abaixo assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. O compromisso assumido pelo cidadão ambiental não esta dirigido ao seu país de origem, nem mesmo ao momento de sua vida, alcançando o futuro, assim como na geração que lhe integra.
b. O conceito contemporâneo de cidadania no compromisso assumido pelo cidadão ambiental dirigido somente a sua comunidade e nos aspectos regionais, para que na geração que lhe integra possa causar uma transformação social.
c. O conceito de cidadania, atualmente, restringe-se à “qualidade de gozar direitos políticos”.
d. A cidadania é exercida por cada um individualmente, tendo a consciência de que sua atuação é o propulsor das atividades e participação social, o que veda o exercício mediante grupos de pessoas ou por instituições.
e. A cidadania com conceito estanque, onde na atualidade deve ressignificar seu comportamento e mensura seu consumo individual para que todos das populações mais pobres tenham acesso aos bens consumíveis.
Feedback
A resposta correta é: O compromisso assumido pelo cidadão ambiental não esta dirigido ao seu país de origem, nem mesmo ao momento de sua vida, alcançando o futuro, assim como na geração que lhe integra..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto
da questão
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), mais conhecida por Rio+20, tratou da economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. A reportagem a seguir ilustra exatamente os problemas tratados na Rio+20. Veja: RIO+20 APROVA TEXTO SEM DEFINIR OBJETIVOS DE SUSTENTABILIDADE Os 188 países participantes da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável adotaram oficialmente o documento intitulado "O futuro que queremos", nesta sexta-feira (22). O propósito da Rio+20 era formular um plano para que a humanidade se desenvolvesse de modo a garantir vida digna a todas as pessoas, administrando os recursos naturais para que as gerações futuras não fossem prejudicadas. Uma das expectativas era de que a reunião conseguisse determinar metas de desenvolvimento sustentável em diferentes áreas, mas isso não foi atingido. O documento apenas cita que eles devem ser criados para adoção a partir de 2015. O texto final da Rio+20, intitulado "O futuro que queremos", foi publicado no site oficial da conferência (leia o documento, traduzido para os idiomas oficiais da ONU: inglês, espanhol, árabe, russo, francês e chinês). A adoção aconteceu às 19h15, quando o embaixador brasileiro Luiz Alberto Figueiredo consultou a plenária dos líderes e não ouviu objeção. "Fica assim decidido", concluiu, batendo um martelo. Também na plenária de encerramento, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que "o documento final que foi adotado por consenso fornece formação firme para um bem-estar social, econômico e ambiental. Agora é nossa responsabilidade desenvolver isso". "Não podemos mais hipotecar o nosso futuro para as necessidades de curto prazo", alertou. Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/rio20/noticia/2012/06/rio20-termina-sem-definir-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel.html. Acesso: 24 abr 2015.
Nessa direção, e a partir da reportagem a respeito da Rio +20, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O resultado da CNUDS foi a constatação da inexistência organização internacional com poder regulatório de fato. Onde a sociedade civil clama pela criação de uma agência ambiental internacional, podendo tal agência suplementar ao PNUMA, ou com outras agências. Desafiando os governos mediante as mobilizações sociais.
b. A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável conhecida por Rio+20, sendo o percursor dos Acordos de Marrakesh, que também ocorreu no Rio de Janeiro.
c. No ano de 2002, a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável foi realizada em Joanesburgo, na África do Sul. Conhecida como Rio+10, essa reunião foi marcada pela forte tensão dos blocos capitalista e socialista.
d. Na Rio+20, o Protocolo de Quioto passou a vigorar com mais de 90% de suas metas de sua criação. Atingindo seu ápice no que tange a mitigação dos GEE’s.
e. O Protocolo de Quioto, foi ratificado na CNUDS, que visava o uso de créditos de carbono surgidos pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo a reduzir a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.
Feedback
A resposta correta é: O resultado da CNUDS foi a constatação da inexistência organização internacional com poder regulatório de fato. Onde a sociedade civil clama pela criação de uma agência ambiental internacional, podendo tal agência suplementar ao PNUMA, ou com outras agências. Desafiando os governos mediante as mobilizações sociais..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Para uma aplicabilidade do Direito Ambiental como de sua sistematização, têm-se princípios e conceitos que não estão adstritos somente a esta disciplina jurídica, o que por vezes se demonstram antagônicos, se completam em sua hermenêutica e aplicação, sendo que em sua essência os princípios ambientais são oriundos de Declarações Internacionais, principalmente a de Estocolmo e do ECO-92, e mesmo não tendo um caráter normativo e impositivo imediato, soft law, são tão relevantes do ponto de vista jurídicos, que estão em comentos em toda as questões envolvendo o meio ambiente. Nessa direção, referente aos Princípios de Direito Ambiental, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Que todo o ser humano tem direito ao meio ambiente protegido, ou seja, que o homem tem a necessidade de um meio ambiente equilibrado como meio essencial para uma vida saudável.
b. O Princípio da Responsabilidade tem por conceito na implantação de procedimento(s) ao se explorar economicamente os recursos disponibilizados pela natureza de incutir na atividade empresária uma preocupação com o meio ambiente.
c. O Princípio da Precaução é o que determina que permite que se produzam intervenções no meio ambiente mediante estudo que dê a certeza de que estas não serão adversas para o meio ambiente.
d. Princípio do Direito Humano Fundamental garante a todo e qualquer indivíduo o acesso à informação e a participação na elaboração das políticas públicas ambientais.
e. O Princípio do Ecodesenvolvimento, expresso no § 3º do artigo 225 da Constituição Federal, dispõe que na incidência de degradação ambiental é triplamente aplicável, ou seja, pode o infrator ser acumuladamente em razão de seu ato ter implicações no âmbito administrativo, cível e penal.
Feedback
A resposta correta é: Que todo o ser humano tem direito ao meio ambiente protegido, ou seja, que o homem tem a necessidade de um meio ambiente equilibrado como meio essencial para uma vida saudável..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Lei nº 5.173 de 1966 extinguiu a Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia (SPVEA), e criou a SUDAM - Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Até o início do século, tratou-se de uma autarquia voltada para gerar incentivos fiscais e financeiros especiais para atrair investidores privados, nacionais e internacionais direcionados exclusivamente para o desenvolvimento da região amazônica; portanto, uma instituição muito importante para o país no relativo à proteção do meio ambiente. Com base nisso, analise as alternativas a seguir, e identifique, dentre elas, qual não tem relação com o tema SUDAM.
Escolha uma:
a. Que logo após foi substituída por outra autarquia denominada SPVEA, diretamente subordinada à Presidência da Republica, tendo como primeiro superintendente Arthur César Ferreira Reis.
b. Superintendência do Plano de Valorização da Floresta da Amazônia – SUDAM, subordinada aos Estados que compunha a Amazônia Legal, tinha o objetivo principal de controlar, fiscalizar o desmatamento e extração ilegal de madeira na Amazônia, aplicando penalidades aos infratores.
c. Era uma agência de fomento para a Amazônia Legal, que tinha sede em Belém do Pará, subordinada ao Ministério do Meio Ambiente. Era, porque foi extinta em 2001.
d. A SUDAM era uma agência de fomento para a Amazônia Legal – base para a criação da ADA – Agência de Desenvolvimento da Amazônia.
e. Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia - SUDAM - entidade com personalidade jurídica e patrimônio próprio, com sede e foro na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, com o objetivo principal de planejar, promover a execução e controlar a ação federal na Amazônia.
Feedback
A resposta correta é: Que logo após foi substituída por outra autarquia denominada SPVEA, diretamente subordinada à Presidência da Republica, tendo como primeiro superintendente Arthur César Ferreira Reis..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O artigo 76 da Lei nº 9.605/98, da Lei da Natureza, como as normas de Direito Ambiental, adotam o princípio do non bis in idem. A respeito do Princípio do non bis in idem e da disposição da Lei nº 9.605/98, assinale a assertiva a correta.
Escolha uma:
a. O dano ambiental tem repercussão jurídica tripla, onde o infrator em um mesmo ato pode ser responsabilizado nas esferas penal, administrativa e civil.
b. Em caso de penalidade imputada por
uma das esferas haverá a responsabilização alternativa ou cumulativamente da punibilidade da esfera federal, no caso de uma mesma hipótese de incidência.
c. O dano ambiental tem repercussão jurídica tripla, onde o infrator em um mesmo ato obrigatoriamente será responsabilizado nas esferas penal, administrativa e civil.
d. Em caso de penalidade imputada por uma das esferas haverá a responsabilização cumulada da punibilidade da esfera federal, estadual e municipal, no caso de uma mesma hipótese de incidência.
e. Em caso de penalidade imputada por uma das esferas haverá a substituição da punibilidade da esfera federal, no caso de uma mesma hipótese de incidência.
Feedback
A resposta correta é: Em caso de penalidade imputada por uma das esferas haverá a substituição da punibilidade da esfera federal, no caso de uma mesma hipótese de incidência..
Questão 10
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Em 1998, foi publicada a Lei de Crimes Ambientais, ou também conhecida como Lei da Natureza. Referente a classificação dos crimes ambientais, opte pela alternativa correta sobre o tema.
Escolha uma:
a. Os crimes ambientais foram classificados em seis tipos diferentes, sendo eles os Crimes contra os seres aquáticos (vegetais e animais), Crimes Florestais, Crime contra os animais em extinção, Crimes contra o bem estar rural, Crimes contra as comunidades indígenas e as Infrações Florestais.
b. Os crimes ambientais foram classificados em tipos diferentes, sendo eles os Crimes contra as Florestas, como Mata Atlântica e a Floresta Amazônica, Crimes contra os rios e mares e cursos d’áqua, Poluição do ar, rios marres, oceanos, Crimes contra o Estatuto das Cidades que significa dizer que vai contra o ordenamento urbano, Crimes contra o patrimônio vegetal e animal, Crimes contra a administração, que implica em cometer Infrações Administrativas.
c. Os crimes ambientais foram classificados em seis tipos diferentes, sendo eles os Crimes contra a fauna, Crimes contra a flora, Poluição, Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural, Crimes contra a administração ambiental e as Infrações Administrativas.
d. Os crimes ambientais foram classificados em tipos diferentes, sendo eles os Crimes contra as Florestas, como Mata Atlântica e a Floresta Amazônica, Crimes de Incêndio, Crime de desmatamento, Crime de exploração lucrativa da vegetação nativa, Crime contra animais silvestres, Poluição da praia, Poluição do ar, Poluição das cidades, Poluição das rodovias, Crimes contra o patrimônio paisagístico, Crimes contra a administração pública.
e. Os crimes ambientais foram classificados em seis tipos diferentes, sendo eles os Crimes contra os animais silvestres, Crimes contra as Florestas, Crimes a ordem pública urbana e rural, Crime contra patrimônio público florestal, Crime contra o Fundo Florestal e as Infrações Ambientais que se referiam a crimes de pequena periculosidade para o meio ambiente.
Feedback
A resposta correta é: Os crimes ambientais foram classificados em seis tipos diferentes, sendo eles os Crimes contra a fauna, Crimes contra a flora, Poluição, Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural, Crimes contra a administração ambiental e as Infrações Administrativas..
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais