Buscar

Agenda 21 e Direitos Ambientais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Agenda 21 é um acordo da comunidade internacional e que promoveu grandes discussões e encaminhamentos sobre o Meio Ambiente e sua proteção e promoção. Nessa direção, assinale a alternativa que corretamente expõe o objetivo central dessa Agenda 21.
Escolha uma:
a. Tem como objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico com proteção ambiental, visando a perpetuidade da vida no Planeta Terra.
b. Tem como objetivo de equacionar os problemas ambientais globais com base no Princípio da Cidadania ambiental, onde os problemas ambientais globais tem a obrigação de cada país signatário solucionar seus próprios problemas ambientais.
c. Tem como objetivo de equacionar os problemas ambientais globais com base no Princípio do Poluidor-Pagador, ou seja, as nações mais ricas devem indenizar e financiar as nações pobres resolver questões ambientais globais e na erradicação da pobreza.
d. Tem como objetivo de sanar os problemas ambientais globais de modo a equacionar com o investimento das nações em conjunto.
e. Tem como objetivo de equacionar os problemas ambientais globais com base no Princípio do Poluidor-Pagador, ou seja, as nações mais ricas devem financiar os projetos ambientais e reparação do meio ambiente mundial, pois são industrialmente desenvolvidas, e em grande parte, as responsáveis pelos danos ambientais.
Feedback
A resposta correta é: Tem como objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico com proteção ambiental, visando a perpetuidade da vida no Planeta Terra..
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Compreender os direitos individuais, coletivos, difusos e transindividuais no relativo ao meio ambiente, deve ser uma das preocupações do profissional do Direito. Dentre as alternativas abaixo, marque a correta a respeito da definição de cada uma das três espécies de direitos transindividuais desenvolvidos no artigo e discutidos em aula.
Escolha uma:
a. Os direitos difusos são todos que possuem transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade coletiva e a impossibilidade individual e a reparabilidade indireta. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos coletivos”, titulares são determinados por categorias ou grupos de pessoas, objeto é indivisível, reparabilidade direta.
b. Os direitos difusos são chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são indeterminados, objeto é indivisível, reparabilidade direta. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos coletivos”, titulares são determinados por categorias ou grupos de pessoas, objeto é indivisível, reparabilidade direta.
c. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, por deter titulares determinados, unidos por um vínculo fático, divisível, indisponível, e o ressarcimento direto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade individual e a reparabilidade indireta. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são indeterminados, objeto é indivisível, reparabilidade direta.
d. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, com a indeterminação de titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade coletiva e a impossibilidade individual e a reparabilidade indireta. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são determinados, objeto é divisível, reparabilidade direta.
e. Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, por deter titulares determinados, unidos por um vínculo fático, divisível, indisponível, e o ressarcimento direto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a mais ampla transindividualidade fática, por ser indeterminado os titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são determinados, objeto é divisível, reparabilidade direta.
Feedback
A resposta correta é: Os direitos difusos são todos que possuem a mais ampla transindividualidade fática, com a indeterminação de titulares, unidos por um vínculo fático, indivisível, indisponível, e o ressarcimento indireto. Já os direitos coletivos estritamente, tem a transindividualidade fática restrita, determinação de titulares pela coletividade que estão unidos por um liame jurídico, a divisibilidade, a possibilidade coletiva e a impossibilidade individual e a reparabilidade indireta. Os direitos individuais homogêneos, chamados “direitos acidentalmente coletivos”, titulares são determinados, objeto é divisível, reparabilidade direta..
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A defesa coletiva será exercida quando se tratar de interesses ou direitos DIFUSOS. Com essa afirmação, e a respeito dos diretos de defesa coletiva, assinale a assertiva que corretamente discorre acerca das suas características.
Escolha uma:
a. São direitos que surgem de um gênese comum, e que possuem transindividualidade instrumental ou artificial, tem titulares determinados e o seu objeto é indivisível. Como ainda admite a reparabilidade direta, ou seja, a recomposição individual.
b. São direitos que surgem de uma gênese comum, e que possuem transindividualidade instrumental ou artificial, tem titulares determinados e o seu objeto é divisível. Como ainda admite a reparabilidade indireta, ou seja, impossível a recomposição individual.
c. Os direitos difusos são os direitos transindividuais, de natureza indivisível onde os titulares são pessoas indeterminadas e que independente da vontade das partes estão ligadas por circunstâncias de fato. Ou seja, a defesa coletiva será exercida quando se tratar de interesses ou direitos COLETIVOS tem titulares inseridos em determinado grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou mesmo por uma relação jurídica base.
d. Os direitos difusos são os direitos transindividuais, de natureza divisível onde os titulares são pessoas indeterminadas e que independente da vontade das partes estão ligadas por circunstâncias de fato, porém com reparabilidade individual. Ou seja, a defesa coletiva será exercida quando se tratar de interesses ou direitos COLETIVOS tem titulares inseridos em determinado grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou mesmo por uma relação jurídica base.
e. São direitos que surgem de uma gênese comum, e que possuem transindividualidade, tem titulares determinados, objeto divisível, como ainda a reparabilidade direta ou recomposição individual.
Feedback
A resposta correta é: Os direitos difusos são os direitos transindividuais, de natureza indivisível onde os titulares são pessoas indeterminadas e que independente da vontade das partes estão ligadas por circunstâncias de fato. Ou seja, a defesa coletiva será exercida quando se tratar de interesses ou direitos COLETIVOS tem titulares inseridos em determinado grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou mesmo por uma relação jurídica base..
Questão 4
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A partir da década de 1960, houve uma preocupação que apontava de maneira evidente somente a classe da comunidade ambiental e científica. A partir de então, ocorreram acontecimentos que marcaram a história Direito Ambiental Internacional, o que incidiu em medidas de âmbito internacional que tutelaram o meio ambiente, envolvendo outros atores. Nessa direção, ao se falar em tutela internacional do meio ambiente, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida como RIO+20, foi a antecessora da Agenda 21.
b. Na Conferência das Nações Unidades para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento de 1992, não houve significativas propostas de cunho ambiental.
c. As questões ambientais se reportam somente a existência humana no Planeta, ou seja, as tutelas ambientais visam o Desenvolvimento Sustentável.
d. A soberania dos Estados signatários não se sobrepõe na utilização e disposição de suas reservas naturais no que tange as pactuações dos Acordos Internacionais.
e. O marco inicial dos tratados internacionais foi a Conferência de Estocolmo de 1972.
Feedback
A resposta correta é: O marco inicial dos tratados internacionais foi a Conferência de Estocolmo de 1972..
Questão 5
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As questões ambientais devem ser consideradas em todas as atividades humanas, de forma que provocaram uma ruptura com o padrão de desenvolvimento educacional, originando novos parâmetros pedagógicos. Nessa direção, marque a opção correta sobre os novos parâmetros pedagógicos na temática do meio ambiente:
Escolha uma:
a. Ao proporcionar uma interdisciplinaridade normativa, ou seja, uma real preocupação com o meio ambiente, o legislador dispôs que a partir de então os cidadãos seriam responsáveis pelo uso racional dos recursos humanos. Pois, a existência humana e suas necessidades devem estar aliadas com a preservação ambiental e destinação final de seus resíduos, devendo respeitar os limites de uso determinados. Sendo este o Princípio da Ubiquidade no âmbito educacional.
b. Vigotsky que em sua obra “A Formação Social da Mente”, propõe que a educação ambiental é um processo intelectual, que promove um processo de adaptação da existência humana ao interagir com o meio ambiente, diante de sua degradação. Sendo assim, um processo de aprendizagem que se constitui da adaptação e um cuidado para não se perder qualidade de vida.
c. Vigotsky e Fritjof Capra conceituam que para a educação ambiental seja transformadora, o homem tem que resignificar seus padrões de utilização dos recursos naturais, voltando a viver como antepassados que não consumiam tanto de produtos industrializados. Sendo assim, podem-se atingir as propostas do IPCC, na redução do desenvolvimento econômico e industrial. Ou seja, a educação ambiental tem a finalidade de mudar o padrão de consumo atual.
d. A dimensão ambiental relacionada com a existência humana, que na existência humana e na sua sistemática de convivência com os demais seres vivos e os recursos naturais, visa harmonizar a necessidade humana com a utilização dos recursos naturais, sendo que tais recursos estão a disposição e uso ilimitado, desde que se respeite a legislação ambiental. Sendo este o Princípio da Educação Ambiental.
e. Vigotsky que em sua obra “A Formação Social da Mente”, assevera que a educação ambiental ao estar inserido no processo intelectual, promove um processo de reconstrução interna ao interagir com o meio ambiente. Sendo assim, um processo de aprendizagem que se constitui da reconstrução e ressignificação dos valores e conceitos.
Feedback
A resposta correta é: Vigotsky que em sua obra “A Formação Social da Mente”, assevera que a educação ambiental ao estar inserido no processo intelectual, promove um processo de reconstrução interna ao interagir com o meio ambiente. Sendo assim, um processo de aprendizagem que se constitui da reconstrução e ressignificação dos valores e conceitos..
Questão 6
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Dois grandes acontecimentos marcaram a história Direito Ambiental Internacional: em 1969 (EUA), surgiu o NEPA - National Environmental Policy Act; e, em 1972 (Estocolmo-Suécia), a ONU realizou a 1ª Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Sobre o NEPA, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Tinha a finalidade de planejar e elaborar programas e propostas de lei para proteger o meio ambiente.
b. Como parte dos Acordos de Washington, tinha como finalidade o recrutamento, encaminhamento e colocação de trabalhadores para fornecimento de matéria-prima para os aliados da II Guerra Mundial, mediante a extração de borracha na Amazônia.
c. Tinha a finalidade de exercer poder de polícia para proteger o meio ambiente.
d. Como parte dos Acordos de Washington, tinha como finalidade planejar e elaborar programas e propostas de ofertas de oportunidades aos trabalhadores da Amazônia, conforme o Princípio da Dignidade Humana.
e. Tinha a finalidade de fiscalizar, orientar e penalizar com vistas a proteger o meio ambiente.
Feedback
A resposta correta é: Tinha a finalidade de planejar e elaborar programas e propostas de lei para proteger o meio ambiente..
Questão 7
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Nas Ordenações Filipinas, à época da colonização, no reinado de Felipe II, houve normatização referente à exploração colonial que exerciam práticas mercantilistas gerando vantagem econômica para a Metrópole Portuguesa, sendo que primeira atividade econômica empreendida pelos portugueses no Brasil se tratava da exploração de recursos naturais. A legislação promulgada naquele contexto inclusive dispunha de penalidades aos infratores das regras de utilização do solo e das florestas existentes no país, como pena capital e o exílio. Como era denominada tal normatização?
Escolha uma:
a. Estatuto Tropical.
b. Decreto Fernando de Noronha.
c. Regimento do Pau-brasil.
d. Regimento da Coroa Portuguesa.
e. Lei Felipe II.
Feedback
A resposta correta é: Regimento do Pau-brasil..
Questão 8
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Agenda 21 é um acordo da comunidade internacional que visou a perpetuidade humana juntamente com o desenvolvimento econômico. A respeito da Agenda 21, assinale a alternativa correta sobre sua pactuação e origem:
Escolha uma:
a. Na Conferência de Estocolmo de 72.
b. Na ECO 92.
c. Diante da publicação do Relatório Brundtland.
d. Teve sua aplicação juntamente com o Protocolo de Quioto.
e. Na COP11/MOP1.
Feedback
A resposta correta é: Na ECO 92..
Questão 9
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
No que se refere aos Princípios do Direito Ambiental, assinale, das opções abaixo, aquela que define corretamente os Princípios Ambientais.
Escolha uma:
a. O Princípio do Poluidor-Pagador se fundamenta na responsabilidade e obrigação que recai sobre o utilizador do recurso natural, o que implica que quem se utiliza o recurso ambiental deve suportar seus custos.
b. Na Declaração de Estocolmo de 1972: Os Recursos não renováveis do Globo devem ser explorados de tal modo que não haja risco de serem exauridos e que as vantagens extraídas de sua utilização sejam partilhadas a toda humanidade, traduz o princípio da equidade no acesso aos recursos naturais.
c. O Princípio da Participação Cidadã, aclamado e consagrado na Declaração da CNUDS, mais conhecida como RIO+20, que garante além da participação individual na tomada de decisões relativas ao meio ambiental, não se reportando a intervenção de associações da sociedade civil.
d. O Princípio da Participação da Sociedade, por sua vez, aclamado e consagrado na Declaração da ECO-92, também conhecida como Cúpula da Terra, contextualiza a intervenção de associações da sociedade civil.
e. O Princípio da Prevenção, também denominado como cautela ambiental, tem por objetivo
e finalidade garantir a perpetuação da qualidade de vida sadia no globo e a continuidade das espécies.
Feedback
A resposta correta é: O Princípio do Poluidor-Pagador se fundamenta na responsabilidade e obrigação que recai sobre o utilizador do recurso natural, o que implica que quem se utiliza o recurso ambiental deve suportar seus custos..
Questão 10
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Os estudos do Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC) acarretou uma nova ordem climática no mundo atual, mediante fundamentos teórico-científicos. Como a Agenda 21 resulta de várias conferências e convenções da comunidade internacional que ocorreram desde 1972, emergiu a necessidade de se traçar planos para o impedimento de desastres climáticos e extinção da vida sobre nosso Planeta, determinando metas e ações em busca desta nova ordem climática. Com essa conclusão, marque a alternativa correta que tem o conceito ambiental fundamental da Agenda 21.
Escolha uma:
a. Da Cidadania Ambiental.
b. Do Pacto de San José.
c. Desenvolvimento sustentável.
d. Da Preponderância o Interesse Nacional.
e. Dos Direitos Difusos.
Feedback
A resposta correta é: Desenvolvimento sustentável..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando