Buscar

PTI (Bruno) - Copia

Prévia do material em texto

4
Sistema de Ensino Presencial Conectado
Superior de TECNOLOGIA DE GESTÃO AMBIENTAL.
 (
bruno da silva reis 
)
 (
PRODUÇÃO TEXTUAL individual:
“
Escassez de Recursos Hídricos”.
)
 (
Caçapava-SP
20
20
)
 (
BRUNO DA SILVA REIS
)
 (
PRODUÇÃO TEXTUAL individual:
“Escassez de Recursos Hídricos”.
)
 (
Trabalho 
de Portfólio, 
apresentado à 
Faculdade Anhanguera
, como requisito parcial pa
ra a obtenção de média semestral,
 
no 1
º período do curso de
 
Superior de tecnologia
 
em gestão ambiental.
Orientadores
: Francielle Pereira da Silva 
)
 (
Caçapava 
20
20
)
 SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...................................................................................3
2 TECNOLOGIAS APLICADAS AO MEIO AMBIENTE.........................5
3 GESTÃO DE PROJETOS....................................................................7
4 HOMEM CULTURA E SOCIEDADE....................................................9
5 LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL..............................................10
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................12
7 REFERÊNCIAS FINAL..........................................................................13
INTRODUÇÃO:
A escassez de água é a falta de recursos de água doce para atender à demanda padrão de água. A escassez de água pode ser causada por secas, falta de chuvas ou poluição. A escassez de água foi listada em 2019 pelo como um dos maiores riscos globais em termos de impacto potencial na próxima década. É manifestada pela satisfação parcial ou inexistente da demanda expressa, competição econômica pela quantidade ou qualidade da água, disputas entre usuários, esgotamento irreversível das águas subterrâneas e impactos negativos sobre o meio ambiente. Dois terços da população global (4 bilhões de pessoas) vivem em condições de severa escassez de água pelo menos 1 mês por ano. Meio bilhão de pessoas no mundo enfrentam grave escassez de água durante todo o ano. Metade das maiores cidades do mundo sofrem de escassez de água.
Apenas 0,014% de toda a água da Terra é doce e facilmente acessíveis da água restante, 97% é salina e pouco menos de 3% é de difícil acesso. 
A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. ... Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável.
Uma pessoa que investiga os processos de transformação, sejam eles sociais, econômicos, humanos ou químicos, e a partir dessa investigação constrói conhecimentos que são essenciais para o desenvolvimento de uma nação. ... “Nenhuma nação consegue evoluir sem pesquisa científica”, afirma Benite.
A ciência e a tecnologia podem ajudar a salvar o meio ambiente com novos meios de gerar a energia, entre eles a captação da energia solar, uma fonte renovável e não poluente, e a energia eólica proveniente dos ventos.
 A ética ambiental na sociedade contemporânea... Está sempre por trás da política, pois para a filosofia dele a ética estava... química e biológica, que permite, abrigam e regem a vida em todas as suas formas, Proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas.
1- TECNOLOGIAS APLICADAS AO MEIO AMBIENTE.
 Lançado em alto mar o petróleo forma uma grande barreira que impede a penetração da luz, assim bloqueando a luminosidade impedindo que o fitôplancton realize a fotossíntese, afetando negativamente os seres vivos, como o fitplâncton serve de alimento para o zooplâncton, este também é atingido desse modo todo ecossistema marinho é prejudicada. Lembrando também que o homem também pode sofre as conseqüências dessa poluição caso faça a ingestão de organismos que foram contaminados.
 O petróleo é capaz de intoxicar os animai Mário, causando danos no sistema nervoso, além de asfixia e morte.
 Aves marinhas também são amplamente afetadas. Ao entrar em contato com a água para capturar seu alimento, essas aves têm suas penas cobertas de óleo. Ao recobrir o corpo do animal, o óleo é capaz de prejudicar o equilíbrio térmico desses organismos, fazendo com que a ave morra de frio ou de calor, dependendo do local em que ela estiver. Vale destacar, no entanto, que outros animais também podem ter seu equilíbrio térmico alterado.
 A área contaminada por petróleo também causa danos ao turismo local afetando diretamente a economia da região afetada.
 As pessoas que pescam nas áreas atingidas também são afetadas, pois a prática deve ser interrompida até que se comprove a segurança da realização dessa atividade.
 A limpeza das áreas atingidas por petróleo não é tarefa fácil, dentre as técnicas de limpeza disponíveis atualmente, podemos citar: Barreiras de contenção: buscam impedir que o petróleo se espalhe por mais áreas.
Skimmer: equipamento que garante a retirada do petróleo da água por meio de um dispositivo captador e um sistema que garante o bombeamento do óleo para um local de armazenamento. Normalmente o skimmer é acompanhado pelo uso da barreira de contenção.
Biorremediação: técnica que se baseia na degradação do petróleo por meio do estímulo da atividade de micro-organismos capazes de metabolizar os constituintes do petróleo. Em alguns casos, esses micro-organismos já estão presentes no local; em outros, é necessário inseri-los no meio.
 Remoção manual: é feita em ambientes costeiros, sendo utilizados objetos como pás, latas, carrinhos de mão, entre outros.
 Remoção mecânica: é também realizada em ambientes costeiros, e a retirada do óleo ocorre por meio de veículos e máquinas.
Vale destacar que várias outras técnicas podem ser adotadas para retirar o petróleo do meio ambiente. A utilização de cada técnica depende de fatores como a concentração do óleo e suas características.
gestão de PROJETOS;
· Solicitação do Cliente e Contexto Operacional do Negócio;
· Identificação das necessidades de negócio;
· Identificação das partes interessadas 
· Definição dos objetivos;
· Estudos de viabilidade;
· Busca de alternativas;
· Seleção do projeto;
· Identificação de restrições, premissas e riscos;
· Desenvolvimento do termo de Abertura do Projeto identificando suas razões;
· Descrição básica do escopo, duração, previsão dos recursos;
· Identificação do porte do projeto e se há necessidade de mesmo ser quebrado em fases;
· Autorização do projeto;
· Designação das gerências de projeto.
 Preservar o meio ambiente é emergencial e todos devem estar envolvidos. Devemos agir como cidadãos íntegros, conscientes em respeitar outras pessoas, animais e plantas, com o mesmo respeito que desejamos para nós mesmos.
 Desenvolvemos projetos que incentivam o conhecimento ambiental e atividades conscientes, auto-sustentáreis e saudáveis, sempre integrando os hábitos diários com atitudes ambientalmente conscientes.
 Formar professores e membros das comunidades sobre a importância da preservação do meio ambiente, hortas e sustentabilidade, e alternativas locais para práticas ambientais. Criar alternativas de envolvimento da comunidade para conscientização sobre o desenvolvimento sustentável.
 Promover práticas de sustentabilidade em escolas, com foco em atividades lúdicas para alunos e adoção de hábitos saudáveis e sustentáveis.
2- Homem, cultura e sociedade.
A destruição do meio ambiente tem como principal fator a ação humana e a exploração desenfreada dos recursos naturais;
 Sabendo que a degradação ambiental do planeta tem sua origem na atividade humana podemos alterar nossos comportamentos para estabelecer um estilo de vida menos danoso ao meio ambiente;
 Isso implicaria mudanças como: redução do consumismo práticas de separação de lixo e reciclagem diminuição no consumo de carne práticas agropecuárias mais conscientes.
O capitalismo global é um dos principais empecilhos a preservação da vida, pois, fomentao consumo e a produção em um ritmo que nosso planeta não possui capacidade de atender.
Legislação e Direito Ambiental
 Este princípio busca garantir a utilização contínua e sustentável dos recursos naturais que, apesar de poderem ser utilizados, carecem de proteção para que também estejam disponíveis às futuras gerações. Para tanto é necessário que as atuais gerações tenham o direito de não serem postas em situações de total desarmonia ambiental.
 Temos o direito de viver em um ambiente sadio e livre de poluição sobre qualquer das formas, sem que sejamos postos diante de situações que acarretem prejuízos à qualidade de vida, em razão de posturas contrárias aos dogmas de preservação do meio ambiente. Trata-se de um dos mais importantes princípios do Direito Ambiental, tanto no âmbito nacional, como no internacional.
 Na Conferência do Rio, realizada em 1992 da Cidade do Rio de Janeiro, o Princípio do Direito Humano ao Meio Ambiente Sadio foi reconhecido como o direito dos seres humanos a uma vida saudável e produtiva, em harmonia com a natureza.
 Hoje o Brasil e um país com leis fortes para a proteção do meio ambiente e adotando teorias ate aclamadas como extremas por doutrinadores e grandes juristas da área, visto não permitir a exclusão da culpa do autor do dano e impondo diversos meio para a reparação e compensação do dano provocado, são inúmeros mecanismos jurídicos voltados para a proteção e prevenção de danos. Sendo considerada pela doutrina e jurisprudência majoritária a responsabilidade, como objetiva e solidaria não permitindo meios escusos para a não reparação do meio ambiente além de jurisprudências recentes adotarem o dano moral a partir de danos ambientais considerando que o dano provocado propositura deste instituto. Dessa forma e clara a importância quando se geração presente e futura fala em proteção do meio ambiente, pois o dano a ele provocado reflete em toda uma coletividade além de prejudicar a qualidade de vida da geração presente e futura.
Responsabilidade Civil. Dano Ambiental. Reparação. Responsabilidade
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 Os estudos que tratam sobre derramamentos de óleo, na maior parte, têm como preocupação os aspectos físicos e bióticos, apresentando análises pouco aprofundadas no tocante às questões sócio-econômicas e raramente contém dados precisos e abundantes. 
 Acredita-se que a escassez de maiores informações a respeito deste tema pode estar relacionada à falta de atenção dada à sócia-economia durante o levantamento dos danos decorrentes dos vazamentos.
 Em relação à comprovação de danos provenientes do derramamento de óleo é exatamente a falta de uma base de dados seguros que atravanca uma avaliação mais precisa do impacto e a cobrança de indenizações pela interrupção da atividade produtiva. Para uma ação civil pública ou mesmo para um acordo entre os interessados se faz necessário explicar detalhadamente qual o estado anterior do ambiente impactado, qual o efeito ofensivo da substância em questão e quais danos geraram.
 HOLOS Environm ent, v.9 n.2, 2009 - P. 234
 ISSN:1519-8634 (ON-LINE)
 
 
 
			REFERENCIAS FINAL
MARTINS, D. S. F. Contribuição para a elaboração de cartas de sensibilidade ambiental para derramamentos de óleo: impactos sócio-ambientais na atividade pesqueira. 2006. 82p. Monografia (Graduação em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.
 Citar o Google em referencia :
https://www.google.com.br/search?source=hp&ei=Ywm_Xuf5GMyv5OUPzeaLyAc&q=%E2%80%9CProblem%C3%A1tica+socioambiental+de+%C3%A1reas+impactadas+por+derramamento+
									
 HOLOS Environm ent, v.9 n.2, 				2009 - P. 234
 ISSN:1519-8634 (ON-LINE)

Continue navegando