Buscar

Exercício de Ética na Educação Física 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Ética na Educação Física 1
No Brasil os PCNs atendem toda a rede de ensino seja pública ou privada, sendo um documento norteador para professores, coordenadores e diretores, podendo este ser adaptável às peculiaridades regionais ou culturais. Na educação física, os PCNs propõem:
I. A intenção é disseminar valores conceituais sobre regras, táticas, contextos históricos esportivos, reflexões éticas e morais.
II. A proposta da atividade pratica, desvaloriza a importância da pratica para a questão saúde.
III. O ensino das atividades físicas não se restringe apenas as questões motoras e dos fundamentos esportivos.
Estão corretas:
D - I e III
O conceito ética se origina do termo grego “etho”. Já o termo moral é oriundo do latim “mos”, com significado de "costume". Desta forma pode-se dizer que ética e moral, possivelmente apresentem mesma base etimológica, ambas relacionadas a hábitos e costumes, de forma distinta em sua representação. Contudo a ética encontra-se diretamente relacionada a princípios, já a moral volta-se para a conduta, ou seja, ética e algo permanente e universal (WALKER). Segue abaixo os princípios que diferenciam ética e moral, relacione-os com seus correspondentes:
Ética                                                                     Moral
( 1 ) Princípio                                                         (   ) Cultural
( 2 ) Permanente                                                   (   ) Ação
( 3 ) Universal                                                        (   ) Conduta
( 4 ) Regra                                                              (   ) Conduta da
( 5 )Teoria                                                              (   ) Certo/ Errado
( 6 ) Reflexão                                                         (   ) Temporal
( 7 ) Bem/Mal                                                        (   ) Prática
Qual seria a sequência certa da segunda coluna:
C - 3 – 6 – 1 – 4 – 7 – 2 – 5
Ao estudarmos sobre os direitos e deveres do profissional de Educação Física, abordamos inicialmente fatos sobre a história da Educação Física no Brasil, sua trajetória e as responsabilidades ao longo dos anos como instrumento ideológico. Também a regulamentação da profissão e o caminho ou a necessidade eminente da criação do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) e seus respectivos Conselhos Regionais de Educação Física (CREFs), com demandas diretas e indiretas na área de atuação. Com o intuito de organizar prestadores de serviço e profissionais, também é de sua natureza o registro dos profissionais de educação física formados e das pessoas jurídicas, além desse órgão ainda regular, regulamentar, fiscalizar e orientar o exercício profissional, defende os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelos profissionais e pessoas jurídicas. Analise e estude o material da disciplina – capítulo 2, e assinale a alternativa correta em que evidencia e/ou determina os campos de atuação do profissional de Educação Física:
E - Compete a este profissional a coordenação, o planejamento, os programas, a prescrição e supervisão, a dinamização, dentre outros, com aspectos técnicos, científicos e pedagógicos que compreendam as atividades físicas, desportivas e similares à prática de atividade física.
Segundo o IBGE, milhões de pessoas praticam algum tipo de atividade esportiva no Brasil. Em 2015, foram registrados 38,8 milhões de praticantes de algum esporte no país. Segundo a pesquisa, assinale a alternativa que indica quais atividades esportivas são as mais praticadas pelos brasileiros.
C - futebol e caminhada.
O Sistema CONFEF/CREFs possuem poder delegados pela União para normatizar, orientar, disciplinas e fiscalizar o exercício das entidades próprias dos Profissionais de Educação Física e das pessoas jurídicas, com finalidade de prestar serviço nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares. Sobre o Sistema CONFEF/CREFs indique com (V) as alternativas VERDADEIRAS e com (F) para as alternativas FALSAS.
( ) Com o intuito de organizar prestadores de serviço e profissionais também é de sua natureza o registro dos profissionais de educação física formados e das pessoas jurídicas que busquem prestar serviços nas áreas.
( ) Cabe a este órgão ainda regular, regulamentar, fiscalizar e orientar o exercício profissional, defende os interesses da sociedade em relação aos serviços prestados pelos profissionais e pessoas jurídicas.
( ) Como qualquer disciplina a educação física tem suas responsabilidades no processo de formação e desenvolvimento dos valores e atitudes. Seu papel encontra-se num patamar semelhante as de outras disciplinas, porém seu diferencial encontra-se no conhecimento e melhoria do corpo, por meio do movimento, isto a torna única e insubstituível no processo de formação
( ) confere ao CONFEF e aos CREFs o status de órgãos normatizadores, disciplinadores, de defesa e fiscalização dos profissionais de educação física, em direção a sociedade, atuador como órgãos consultivos do governo.
Assinale a alternativa correta:
E - V – V – F – V.
Ao abordarmos a palavra ética, vemos que esta teve origem na Grécia, com a descrição correta “ethos”, que possui como característica mais marcante a referência que faz ao caráter, disposição, costume e hábito. Ao observar dentro do campo da filosofia, podemos dizer que ética é o entendimento do conjunto de valores morais de um grupo ou indivíduo. Sabemos que em cada profissão e que cada profissional possui condutas e recomendações a serem respeitadas, assim como não se deve esquecer de que o ser ético se dá por meio de princípios, muitas vezes influenciados pelo momento introspectivo. Também, construir uma vida ética e moral na atualidade, fica cada vez mais complicada, se observarmos que há décadas foram adotadas práticas contra ações legais, morais ou éticas para benefícios pessoais ou grupais, que podem ser confundidas como o correto. Mesmo quando visto por outros como imoral ou ilegal, em diversos aspectos como: social, político, religioso, profissional, educacional e esportivo são expressados. Assim, segundo seus estudos e conhecimentos já adquiridos, assinale a opção correta que esclarece ou trata da ética no campo profissional:
B - Devem possuir ou construir juntos o código de normas e condutas, um instrumento deve gerar orientação dos comportamentos esperados como satisfatórios entre todos, dentro de normas e posturas organizacionais, que facilite aos funcionários a adaptação e o crescimento, servindo também como manual de boas práticas.
Sobre a Ética, é possível perceber uma complexidade, quanto ao entendimento ético e moral, pois apresenta diferentes situações, porém, muitas vezes resulta num mesmo objetivo, a satisfação pessoal. É fundamental salientar que cada profissão e que cada profissional possui condutas e recomendações a serem respeitadas, assim como não se deve esquecer que o ser ético se dá por meio de princípios, muitas vezes influenciados pelo momento introspectivo. Considerando os esportes, como estes podem contribuir e se tornarem potentes construtores éticos ao longo da vida dos sujeitos? Assinale a alternativa correta.
B - Na busca da felicidade por meio da vitória, seguindo as regras de conduta, de trabalho em equipe, de respeito aos adversários e à torcida, obedecendo orientações, aderindo comportamento adequado aos padrões da ética desportiva.
Tendo em vista os pilares de organização estratégica o CONFEF possui como princípio norteador a seguinte frase que tornou-se missão: "A missão do Sistema CONFEF/CREFs é garantir à sociedade que o direito constitucional de ser atendida na área de atividades físicas e esportivas seja exercido por profissionais de Educação Física.", desta forma buscou ao longo dos anos auxiliar cada profissional de Educação Física na busca pela excelência de conhecimento pessoal e na de instrução de atividades esportivas e recreativas. Assinale a alternativa que corresponde aos pilares do CONFEF.
E - infraestrutura e processos; um corpo técnico eoperacional; o de política e institucionalização e; a sustentabilidade;
Para Rubio (2007), o “esporte de espetáculo” é o conhecido como esporte de alto rendimento, que utiliza atletas profissionais para atividades esportivas de maneira remunerada ou não, exigindo do praticante dedicação para superar as atividades amadoras ou de tempo livre. Nesse caso, a psicologia do esporte tem agregado maior visibilidade, levando-o a ser confundido tão somente com essa perspectiva. Na busca do rendimento máximo, são investigadas as possíveis variáveis que potencializam ou não o desempenho do atleta ou da equipe, sempre com o intuito maior de buscar a vitória. Nessa vertente, é correto afirmar:
D - Nessa vertente os valores sociais da atualidade são incorporados, com o corpo sendo usado para alcançar o melhor desempenho do próprio atleta, tudo em um curto prazo, em que o interesse permeia o espetáculo como na venda de um produto ou uma imagem para o patrocinador.
Para garantir o respeito à categoria e à profissão, é necessário que profissionais busquem inscrever-se no CONFEF e, o registrar-se nos CREFs, possuam diploma obtido em curso de Educação Física, oficialmente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação. O Estatuto do CONFE descreve sobre o campo de atuação e sobre o entendimento dos termos atividade física, desporto/esporte e atividade esportiva. Quanto ao campo de atuação, podemos destacar que compete a este profissional:
A - A coordenação, o planejamento, os programas, a prescrição e supervisão, a dinamização, dentre outros, com aspectos técnicos, científicos e pedagógicos que compreendam as atividades físicas, desportivas e similares à prática de atividade física. Esta prática é descrita como sendo todo movimento corporal voluntário huno, que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso, por atividades do cotidiano e pelos exercícios físicos.

Continue navegando