Buscar

PORTFOLIO BIOLOGIA HUMANA

Prévia do material em texto

Sthéphany Oliveira Alves, 8113174
Enfermagem
OCORRÊNCIA DO TRANSPORTE ENTRE MEMBRANAS CELULARES
Orientador: Prof Jessé Menezes Campanharo
Claretiano – Centro Universitário
SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ
2020
1. Transportadores primários 
Para realizar uma transferência ativa, o carregador deve combinar a transferência do soluto com o gradiente eletroquímico e liberar energia de forma que a mudança geral na energia livre seja negativa. Geralmente, transferência de energia se refere à transferência de íons que envolve o movimento de cargas elétricas na membrana do líquido. Esse tipo de co-transporte mediado por transportadores é chamado de transporte ativo secundário e é indiretamente controlado por bombas. As proteínas de membrana que catalisam o principal transporte ativo são chamadas de bombas, muitas das quais transportam íons. De um modo geral, o transporte eletrogênico refere-se ao transporte de íons envolvendo movimento carga de líquido através da membrana.
2. Transportadores secundários 
 O potencial de membrana e os gradientes de pH são gerados às custas da hidrólise do ATP. O gradiente desse potencial eletroquímico de H + representa a energia livre armazenada na forma de um gradiente de H +, e a força motriz dos prótons representa a energia livre armazenada na forma de um gradiente de H+. 
Há três tipos de transporte secundário. Simporte: a proteína é chamada de transportador, pois ambas substancias se movem na mesma direção. Antiporte: o transporte atado no qual o soluto se move em favor de um gradiente de prótons, e isso empurra o transporte ativo de soluto na direção contrária. Uniporte: somente um soluto é transportado e facilita o gradiente eletroquímico. 
As proteínas transportam íons e outros solutos, mas além disso há uma ordem ou canais e estes dividem o transporte da água, já que a água rapidamente se propaga por esses canais, ainda mais rápido que pela dupla camada lipídica. As aquaporinas, têm a função de permitir a passagem de moléculas de água pela membrana, sem permitir a entrada de solutos, ou seja, o movimento de água de dentro para fora das células é facilitado.
3. H+ -ATPases do tipo P 
 	Esta enzima usa ATP como essência para bombear prótons através da membrana plasmática para o apoplasto. Desempenham as seguintes funções, por meio do transporte ativo, íons e moléculas são transportados através do gradiente de pH e potencial elétrico. Tem sua participação importante em crescimento em plantas como: a tolerância ao estresse salino, regula o pH intracelular e a expansão celular, temperatura e outros. Além disso, a molécula H + -ATPase pode ser reversivelmente ativada ou inativada por sinais específicos, tais como hormônios ou luz, etc. Essa padronização é mediada por um domínio de autoinibição dedicado na região C-terminal da cadeia polipeptídica, que funciona como um registro que regula a atividade da bomba de prótons. As ATPases da membrana plasmática são acanhadas por complexos de ortovanadato e fluoreto de alumínio que competem com o fosfato. 
A ATPase do tipo P pode ser encontrada em todos os tipos de células vegetais, a quantidade exata depende do tecido. O floema é uma organização especializada usada para o transporte de longa distância da maioria dos componentes orgânicos. Foi confirmado que a H + -ATPase do tipo P é muito importante para o carregamento de sacarose e outros fotoassimilados no floema. Quase todos os hormônios vegetais comunicam-se com a bomba de prótons da membrana. 
A bomba de prótons esteve envolvida em vários processos de amadurecimento. O amadurecimento da fruta prova que a atividade da bomba de membrana plasmática diminui durante o processo de amadurecimento dos pepinos, e aumenta na fase final, até a senescência, até a senescência do pepino, indicando que a bomba de prótons promove o amolecimento do pH apoplástico dessas frutas por meio desses processos. A H + -ATPase do tipo P é composta por uma única cadeia polipeptídica. Os domínios terminais C e N estão voltados para o citoplasma. A função específica da região amino-terminal ainda é desconhecida, mas a região C-terminal tem uma função reguladora e constitui o domínio de auto-inibição. 
4. H+ -ATPases do tipo V
Os vacúolos são as maiores organelas na maioria das células vegetais, respondendo por 90% do número total de células. O espaço intracelular contém a maior proporção de citosol. No entanto, uma vez que o tamanho da planta aumenta a pressão osmótica do vacúolo precisa ser mantida alta o suficiente para manter a planta com água suficiente. A membrana do vacúolo regula o transporte de íons metabólitos entre a membrana plasmática e o vacúolo, assim como a membrana plasmática regula a absorção das células. H+-ATPases vacuolares é uma bomba elétrica cuja principal função é bombear prótons para dentro do vacúolo, é gerada a força motriz que impulsiona os prótons através do tonoplasto.
Se os ânions não forem movidos simultaneamente com os prótons bombeados, o acúmulo de carga através da membrana do tonoplasto tornará energeticamente impossível bombear prótons adicionais. Manter a neutralidade elétrica geral por meio da transmissão de ânions, que pode produzir o tipo H + -ATPase V grande gradiente de concentração de prótons (pH) em toda a membrana do vacúolo. A H + -ATPase V é estrutural e funcionalmente compatível com H + -Tipo ATPase P, As H + -V-tipo ATPase é estimulada por ânions e não é sensível ao vanadato. A H + -ATPase tipo V é uma proteína que é onipresente em todas as células eucarióticas, composto por dois domínios: catalítico e citoplasma, juntos, esses domínios formam um complexo.
5. H+ -Pirofosfatase
Nas plantas, a enzima está localizada na membrana do vacúolo e sua função é A bomba de prótons é acoplada à hidrólise do pirofosfato inorgânica e à acidificação vacuolar. Esta H + -PPase também pode existir em outras membranas celulares, e ajuda a regular o transporte, o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Os níveis de V-PPase em plantas são estimulados em resposta ao estresse energético, incluindo frio, hipóxia e hipóxia, e esses estresses podem induzir o aumento da transcrição nas plantas. A H + -PPase é uma enzima estrutural única, e ATPase V tipo em Um gradiente de prótons é formado na membrana do vacúolo.
A energia livre liberada pela hidrólise menos que a hidrólise de ATP. No entanto, H + -PPase carrega apenas um H + Por molécula de Hidrólise de ATPase tipo V parece carregar dois íons H + Hidrólise de ATP. Geralmente, o nível de PPi celular é regulado por várias reações do metabolismo de ácido nucléico, aminoácido, polissacarídeo e lipídeo. Nos tecidos em desenvolvimento, RNA, proteína e celulose são ativamente sintetizados para A estrutura celular, como resultado, produz uma grande quantidade de PPi como subproduto desses processos metabólicos. Portanto, H + -PPase coleta PPi no citoplasma e usa-o como uma fonte de energia para transportar prótons no vacúolo expandido. 
6. Componentes da membrana plasmática
A membrana plasmática é composta principalmente de lipídios e proteínas. Os lipídios atuam fornecendo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão envolvidas nas principais funções desempenhadas por essa estrutura celular.
7. Defina transporte celular
O transporte celular se refere ao mecanismo que regula a passagem de solutos, como íons e pequenas moléculas, através das membranas biológicas e da camada biliar que contém proteínas.
REFERÊNCIAS
MOACIR, Carlos Colodete. “Fluxo molecular e iônico das proteínas de transporte em membranas”; Perspectivas online. Disponível em: https://www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/biologicas_e_saude/article/viewFile/11/9. Acesso em 01 de novembro de 2020.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Membrana plasmática"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/membrana-plasmatica.htm. Acesso em 02 de novembro de 2020.

Continue navegando