Buscar

passei direto

Prévia do material em texto

1.
	Desde o final do século XIX, no Brasil, a expressão "cultura popular" esteve presente numa vertente do pensamento intelectual, formada por folcloristas, antropólogos, sociólogos, educadores e artistas, preocupada com a construção de uma determinada identidade cultural. Artistas, políticos, literatos e intelectuais tentaram responder a estas questões relacionando cultura popular com variados atributos, por vezes contraditórios: ora com a não modernidade, o atraso, o interior, o local, o retrógrado, o entrave à evolução; ora com o futuro positivo, diferente, especial e brilhante para o país, valorizando as singularidades culturais e a vitalidade de uma suposta cultura popular, responsável pelo nascimento de uma nova consciência, uma nova civilização, sempre mestiça (ABREU, 2003). Sobre cultura popular, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É documentada a partir da memória e do registro realizado por estudiosos.
(    ) Pertence à maioria do povo e não é ensinado em espaços formais de ensino.
(    ) Surge com a resolução de problemas cotidianos e é criada pelo povo e para o povo.
(    ) É um sistema elaborado em diferentes momentos históricos e baseia-se no que foi realizado antes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ABREU, Martha. Cultura popular, um conceito e várias histórias. In: ABREU, Martha; SOIHET, Rachel. Ensino de História, conceitos, temáticas e metodologias. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	Os indígenas encontrados no litoral brasileiro pelos portugueses eram principalmente das tribos Tupi. Sua alimentação era baseada no plantio efetuado por eles, permitindo ter alimentos disponíveis durante todo o ano. O plantio da mandioca foi considerado uma planta preciosa. Com ela, eles produziam uma bebiba chamada Cauim que atualmente é pouco conhecida no Brasil. Em qual Estado Brasileiro esta bebida foi consumida?
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Maranhão.
	 b)
	Piauí.
	 c)
	Amazonas.
	 d)
	Mato Grosso.
	3.
	Não somente os tipos das canções de sucesso, os astros, as novelas ressurgem ciclicamente como invariantes fixos, mas o conteúdo específico do espetáculo só varia na aparência. O fracasso temporário do herói, que ele sabe suportar como bom esportista que é; a boa palmada que a namorada recebe da mão forte do astro são, como todos os detalhes, clichês prontos para serem empregados arbitrariamente aqui e ali e completamente definidos pela finalidade que lhes cabe no esquema. Desde o começo do filme já se sabe como ele termina, quem é recompensado e, ao escutar a música ligeira, o ouvido treinado é perfeitamente capaz, desde os primeiros compassos, de adivinhar o desenvolvimento do tema e sente-se feliz quando ele tem lugar como previsto. O número médio de palavras é algo em que não se pode mexer. Sua produção é administrada por especialistas, e sua pequena diversidade permite reparti-las facilmente no escritório. Levando em consideração o texto e os seus conhecimentos sobre a cultura de massa, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o tema abordado:
FONTE: ADORNO, T. W.;  HORKHEIMER, M. A indústria cultural como mistificação das massas. In: Dialética do esclarecimento, 1947.
	 a)
	Aos procedimentos de transformação da cultura em meio de entretenimento.
	 b)
	À hegemonia da cultura americana nos meios de comunicação de massa.
	 c)
	Ao aspecto positivo da democratização da cultura na sociedade de consumo.
	 d)
	Ao conteúdo intelectualmente complexo das produções culturais de massa.
	4.
	Uma das funções da escola é sistematizar e disseminar conhecimentos historicamente elaborados, permitindo ao educando apropriar-se dos bens culturais produzidos pela sociedade. Nessa concepção, o processo educativo pode ser compreendido como?
	 a)
	Um sistema reprodutor das desigualdades sociais.
	 b)
	Um sistema que deve estar alheio aos fatores culturais, pois seu foco deve ser apenas o conhecimento científico.
	 c)
	Uma dinâmica de socialização da cultura.
	 d)
	Uma dinâmica que deve estar voltada exclusivamente para a propagação das formas cultas de expressão artística.
	5.
	A formação cultural no Brasil se origina do choque de diversas culturas provenientes de diferentes lugares. Isto se deve muito à forma como o país foi povoado, bem como ao seu desenvolvimento econômico e exploração dos recursos naturais. Com relação à formação cultural do povo brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura do povo brasileiro é o resultado de uma miscigenação étnica e cultural, principalmente dos povos indígenas, africanos e europeus.
(    ) O Brasil foi explorado primeiramente pelo litoral, depois pelo interior do Sudeste e do Nordeste e, por último, as regiões Norte e Sul.
(    ) Os indígenas, antes da chegada dos europeus viviam em sociedades em que existiam níveis hierárquicos, dependendo da idade e das habilidades físicas.
(    ) O europeu, na colonização e exploração do Brasil, seguia uma linha capitalista de exploração das novas terras e, para tal, utilizou-se do cunhadismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	A indústria cultural, com suas vantagens e desvantagens, pode ser caracterizada pela transformação da cultura em mercadoria, com produção em série e de baixo custo, para que todos possam ter acesso. É uma indústria como qualquer outra, que deseja o lucro e que trabalha para conquistar o seu cliente, vendendo imagens, seduzindo o seu público a ter necessidades que antes não tinham. Sobre a indústria cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  ) A indústria cultural não é uma característica da sociedade contemporânea. Ela é um produto natural em qualquer sociedade.
(  ) A indústria cultural é responsável por criar no indivíduo necessidades que ele não tinha e transformar a cultura em mercadoria.
(  ) A indústria cultural não influencia nas necessidades do indivíduo com a sua produção em série e de baixo custo.
(  ) A indústria cultural faz com que o indivíduo reflita sobre o que necessita, não desejando lucro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	Diz respeito ao que pertence à maioria do povo, que atinge a maior parte da população e que não é ensinado em espaços formais de ensino, surge como resolução de problemas cotidianos e é criada pelo povo e para o povo.  Este conceito refere-se a:
	 a)
	Cultura Popular.
	 b)
	Cultura Erudita.
	 c)
	Cultura de Massa.
	 d)
	Cultura Folclórica.
	8.
	A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. Sobre a contribuição africana no que diz respeito às manifestações culturais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Demonstram a menor complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
	 b)
	Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
	 c)
	Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
	 d)
	Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
	9.
	É uma forma de cultura produzida industrialmente e tem por objetivo a lucratividade das corporações de mídia que nela investem grande capital em máquinas e infraestrutura fabril. Utiliza tecnologia de ponta, destina-se a um grande público anônimo e impessoal, é distribuída através do mercado e depende de patrocinadores. Com relação a esse conceito de cultura, classifique V paraas opções verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Cultura Erudita.
(   ) Cultura Popular.
(   ) Cultura de Massa.
(   ) Cultura Eletrônica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	10.
	Que o Brasil começou a ser pré-Brasil como projeção humana e cultural da Europa - especificamente de Portugal - é fato inconfundivelmente histórico. No entanto, não explica por si só nem o aparecimento do Brasil como nova entidade sociocultural no mundo que se considere "moderno" - dando extensão sociológica a adjetivo tão impreciso - nem a sua consolidação em sistema nacional de convivência e de cultura. Essa consolidação se processaria através da confluência de outras presenças ou de outras contribuições, além da europeia. Um processo complexo e abrangente. O lastro de cultura e de população ameríndias não pode ser nunca desprezado, mesmo porque subsiste. A ele se acrescentaria fortemente outra presença não europeia: a negra africana (FREYRE, 2016). Sobre a influência africana na cultura popular brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A contribuição negra africana foi pequena na espiritualidade, na música e na religiosidade, com isso, poucos elementos novos foram agregados à cultura nacional.
(    ) Os homens negros adornavam seus corpos com pinturas de urucum e com plumas, enquanto as mulheres teciam redes e trançavam cestos.
(    ) A religião teve a união da cultura do senhor e a do negro, gerando as religiões afro-brasileiras e o sincretismo entre santos e orixás.
(    ) A culinária da senzala fazia uso de sobras e de elementos indígenas, como aipim, com temperos africanos (pimenta malagueta e o dendê), criando novos pratos, como a feijoada, a farofa e o vatapá.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREYRE, Gilberto. Aspectos da influência africana no Brasil. Revista del CESLA, 2005. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=243320976021>. Acesso em: 10 mar. 2016.
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - V.

Continue navegando