Buscar

AVALIAÇÃO SEGURANÇA DO TRABALHO

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – SEGURANÇA DO TRABALHO
· ACIDENTE DO TRABALHO OU SIMPLESMENTE ACIDENTE: É a ocorrência imprevista e indesejável, instantânea ou não, relacionada com o exercício do trabalho, que provoca lesão pessoal ou de que decorre risco próximo ou remoto desta lesão. Essa definição está:
Resposta Marcada :
Correta
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· O advento da ______________________ ocasionou o surgimento das fabricas, as quais passaram a empregar grande parte população, multiplicando as ocupações e trazendo, como conseqüência, uma serie de problemas de saúde.. Com isso, surge também a necessidade de o medico entrar nas fabricas e dedicar atenção ao trabalhador e as condições de trabalho. Complete a frase:
Resposta Marcada :
Revolução Industrial.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Pode-se definir Doença Ocupacional como sendo toda moléstia causada pelo trabalho ou pelas condições do ambiente em que é executado. Isso é:
Resposta Marcada :
Verdadeiro
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· ____________– Problemas de iluminação, ruídos e trepidações em excesso, falta de protetores em partes móveis de máquinas e nos pontos de operação, falta de limpeza e de ordem, passagens obstruídas, pisos escorregadios ou esburacados, escadas entre pavimentos sem proteções, condições sanitárias insatisfatórias, ventilação deficiente ou imprópria, ferramentas desarrumadas, ferramentas defeituosas, substâncias altamente inflamáveis em quantidade excessivas na área de produção, má distribuição de máquinas e equipamentos, condutores de eletricidade com revestimento estragado, roupas muito largas, colares, anéis, cabelos soltos em operações com máquinas de engrenagens móveis, calçados impróprio, trânsito perigoso de material rodante, calor excessivo, resíduos inflamáveis acumulados, equipamentos de extinção de fogo (se estão desimpedidos, se podem ser facilmente apanhados, se estão em situação de perfeito funcionamento). Estamos nos referindo a:
Resposta Marcada :
Condições Inseguras.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· ______________– atos imprudentes, inutilização, desmontagem ou desativação de proteções de máquinas, recusa de utilização de equipamento individual de proteção, operação de máquinas e equipamentos sem habilitação e sem treino, operação de máquinas em velocidade excessiva, brincadeira, posição defeituosa no trabalho, levantamento de cargas com utilização defeituosa dos músculos, transporte manual de cargas sem ter visão do caminho, permanência debaixo de guindastes e de cargas que podem cair, uso de fusíveis fora de especificação, fumar em locais onde há perigo de fogo, correr por entre máquinas ou em corredores e escadas, alterar o uso de ferramentas, atirar ferramentas ou materiais para os companheiros e muitos outros. Complete a frase:
Resposta Marcada :
Atos inseguros.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Marque a alternativa condizente com afirmativa estudada: “Para a Medicina do Trabalho, são de grande importância”.
Resposta Marcada :
O diagnóstico e a prevenção das doenças ocupacionais.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Complete a afirmativa: ‘São considerados  os agentes físicos, químicos, biológicos, mecânicos e ergonômicos existentes nos ambientes de trabalho e capazes de causar danos à saúde do trabalhador em função de sua natureza, ou intensidade e tempo de exposição.’
Resposta Marcada :
Riscos ambientais.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Marque a alternativa que condiz com conceito estudado no material: “Possui dois objetivos básicos: Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde do trabalhador nas empresas. E possibilitar a troca e a divulgação de informações sobre os riscos ambientais entre os empregados, bem como estimular sua participação em medidas preventivas.”
Resposta Marcada :
Mapeamento de riscos.
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Relacione a coluna 1 com a 2:
	1- Insalubre
	(   ) É a substância, o elemento químico ou atividade orgânica, cuja concentração ou atividade em um fluido biológico tem em relação com a exposição ambiental. Este indicador é relevado nos exames médicos do PCMSO (por exemplo, a presença de ácido hipúrico e metil-hipúrico na urina do pintor de paredes).     
 
	2- Higiene do trabalho
	(   ) É o levantamento e a avaliação dos agentes de riscos existentes no local, inclusive das medidas de controle adotadas para combatê-los. Sua periodicidade está prevista no PPRA.
 
	3- Monitorização ambiental
	(   ) É a intensidade/concentração máxima ou mínima, relacionada com a natureza dos agentes de risco e o tempo de exposição a ele, que não provoca danos à saúde do trabalhador, no exercício de sua função.
 
	4- Limite de tolerância
	(   ) É a ciência e a arte dedicada ao reconhecimento, à avaliação e ao controle dos fatores ambientais e agentes “tensores” originados no ou do local de trabalho, podendo causar doenças, prejuízos à saúde e bem-estar, um desconforto significativo e insuficiência entre os trabalhadores ou entre cidadãos da comunidade.
 
	5- Indicador biológico de exposição
	(   ) Palavra de origem latina, que significa tudo aquilo que origina doença, que doentio. Esta condição de insalubre é caracterizada por valores em que o limite de tolerância foi ultrapassado.
 
·  
· Marque a alternativa que possuem a ordem correta:
· Resposta Marcada :
· 5, 3, 4, 2, 1
· PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
· Marque a alternativa condizente com afirmativa abaixo: “Este deverá ser afixado nos setores analisados, de forma bem visível e em local de acesso para os trabalhadores. Cada setor mapeado deve ter um número de identificação, que deverá ser o mesmo constante do relatório de levantamento dos riscos por setor.”
Resposta Marcada :
Mapeamento
PONTUAÇÃO TOTAL: 1PONTUAÇÃO OBTIDA  1
Total10 / 10

Continue navegando