Buscar

atividade contextualizada direitos humanos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Jamille Leal
01286516
Pedagogia
No ano de 1945, com o fim da segunda guerra mundial todas as nações que foram devastadas só pediam paz. 51 países se reuniram para assinar um documento, este documento é A Carta das Nações Unidas. A carta é o tratado fundamental das Nações Unidas. Este documento foi o pacto que fizeram para defender os direitos humanos. Ela foi discutida com detalhes durante a na primeira reunião em São Francisco em abril de 1945, mas só foi assinada em 26 de junho de 1945. O objetivo da ONU é unir todas as nações do mundo em prol da paz e do desenvolvimento, com base nos princípios de justiça, dignidade humana e bem estar de todos, a fim de encontrar soluções para os problemas Internacionais. 
A sede das Nações Unidas fica em Nova York, mas também tem sedes em Genebra (Suíça), Viena (Áustria) e Nairóbi (Quênia), além de escritórios espalhados pelo mundo. A ONU tem sua própria bandeira, correios e selos postais. Com sua fundação foi definido que se comunicariam em seis idiomas: inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo. A primeira sessão da ONU, foi realizada em Londres em janeiro de 1946, onde foi criado o primeiro organismo dessa organização e elegeu o seu primeiro secretário geral (Trygve Lie, ministro das Relações Exteriores da Noruega). Em relação ao orçamento regular da ONU é financiado por todos os estados membros da organização. As Nações Unidas são regidas por uma série de propósitos e princípios básicos aceitos por todos os membros da Organização.
Com o propósito de manter a paz e a segurança internacionais, os problemas ou disputas devem ser resolvidas de uma forma amistosa entre os países, mas a ONU não tem o poder de interferir em questões internas das nações.
A Carta da ONU estabelece seis órgãos principais: a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social, o Conselho de Tutela, a Corte Internacional de Justiça e o Secretariado. 
Principais funções: Coordenar o trabalho econômico e social da ONU e das instituições e organismos especializados do Sistema; Colaborar com os programas da ONU; Desenvolver pesquisas e relatórios sobre questões econômicas e sociais; Promover o respeito aos direitos humanos e as liberdades fundamentais. O Conselho de Segurança é o órgão da ONU responsável pela paz e a segurança internacionais. 
Ele é formado por 15 membros: cinco permanentes, que possuem o direito a veto: Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China e dez membros não-permanentes, eleitos pela Assembleia Geral por dois anos. Este é o único órgão da ONU que tem poder decisório, isto é, todos os membros das Nações Unidas devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho. 
Principais funções: Manter a paz e a segurança internacional; Determinar a criação, continuação e encerramento das Missões de Paz; Investigar toda situação que possa vir a se transformar em um conflito internacional; Recomendar métodos de diálogo entre os países; Elaborar planos de regulamentação de armamentos; Determinar se existe uma ameaça para a paz; Solicitar aos países que apliquem sanções econômicas e outras medidas para impedir ou deter alguma agressão; Recomendar o ingresso de novos membros na ONU; Recomendar para a Assembleia Geral a eleição de um novo Secretário-Geral. 
A Assembleia Geral da ONU é o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta. Na Assembleia Geral, todos os países têm direito a um voto, ou seja, existe total igualdade entre todos seus membros. 
Principais funções: Discutir e fazer recomendações sobre todos os assuntos em pauta na ONU; Discutir questões ligadas a conflitos militares; Discutir formas e meios para melhorar as condições de vida das crianças, dos jovens e das mulheres; Discutir assuntos ligados ao desenvolvimento sustentável, meio ambiente e direitos humanos; Decidir as contribuições dos Estados-Membros e como estas contribuições deve ser gasto; Eleger os novos Secretários-Gerais da Organização. 
O Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, se reúne três vezes por ano (março, julho e outubro), em Genebra, por um período de cerca de três a quatro semanas. Os membros do Comitê de Direitos Humanos são especialistas independentes de direitos humanos de diversas nacionalidades, e atuam em suas capacidades pessoais e não como representantes dos Estados Partes (governos que adotaram os tratados). Eles trabalham de forma voluntária, não são funcionários da ONU e não recebem, portanto, um salário.
A organização das Nações Unidas (ONU), foi criada após a segunda guerra mundial nos anos de 1914 e até 1918. Ela foi criada com o objetivo de promover a manutenção da paz e a dignidade humana em escala mundial, foram feitos os seus principais órgãos e o comitê para promover os direitos humanos, manter a segurança, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando