Buscar

Prova Economia Lari

Prévia do material em texto

Pergunta 1
5 / 5 pts
Leia atentamente as frases abaixo que se referem à Teoria da Produção.
I. Ao decidir o que, como e quanto produzir, o empresário vai variar a quantidade utilizada dos fatores de produção, para com isso variar a quantidade produzida do produto.
II. Uma isoquanta mostra as diversas combinações de insumos/recursos utilizadas pela empresa a fim de gerar uma mesma quantidade de produto.
III. Em um mapa de isoquantas, ao observarmos as diversas isoquantas, quanto mais à direita e acima elas estiverem, maior será a produção e mais insumos/recursos serão utilizados.
IV. O produto marginal do trabalho mostra a relação existente entre o aumento de mais um trabalhador no processo produtivo e o aumento da produção em função desse aumento.
Com base nas afirmativas anteriores, responda.
 
 
  
Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
 
  
Estão corretas as afirmativas I, II e IV.
 
  
Todas as alternativas estão corretas.
 
  
Estão corretas as afirmativas I, II e III
 
  
Estão corretas as afirmativas II, III e IV.
 
 
Pergunta 2
5 / 5 pts
Alguns países já atingiram um grau de desenvolvimento econômico que lhes permite entre outras conquistas importantes uma excelente qualidade de vida. Nesse sentido, em relação ao desenvolvimento econômico considere as afirmativas abaixo e responda.
I. Para que se possa considerar que está ocorrendo um processo de desenvolvimento econômico, é preciso que o referido país apresente um crescimento econômico contínuo, superior ao crescimento populacional com melhorias sociais, econômicas e ambientais.
II. Mesmo que não ocorra a redução da concentração de renda, acompanhada de uma importante redução da desigualdade social, ainda assim esse processo é de grande importância se a economia do país estiver crescendo e pode-se dizer que está havendo desenvolvimento econômico.
III. Com o crescimento da produção superior ao crescimento demográfico, a renda média da população se eleva e também aumenta o nível de emprego. Esse crescimento possibilita uma maior arrecadação e permite aumentar os investimentos governamentais melhorando os indicadores sociais.
IV. Quando se fala de desenvolvimento econômico o que importa realmente é que o país tenha sempre um Produto Interno Bruto de grandes proporções e principalmente que esteja entre os sete primeiros países do mundo nesse quesito, pois isso possibilitará sempre melhores oportunidades.
Assinale a correta.
  
Estão corretas as alternativas II, III, IV.
 
  
Estão corretas as alternativas I, III, IV.
 
  
Estão corretas as alternativas I, II, III.
 
  
Estão corretas as alternativas I, III.
 
  
Estão corretas as alternativas II, IV.
 
 
IncorretaPergunta 3
0 / 5 pts
Em relação à lei da oferta, analise as afirmações a seguir e responda.
I.Quando o preço de um ou mais insumos aumenta, torna-se mais caro para o produtor produzir o bem e, portanto, menos lucrativo. A tendência é que a empresa oferte menos produtos.
II. O avanço tecnológico permite que os insumos e os fatores produtivos sejam aproveitados com maior eficiência, gerando ganhos de produtividade.
III. Se a empresa tem expectativa que o preço do seu produto aumente no futuro, ela estocará parte do produto que está sendo produzido e oferecerá menos produto ao mercado hoje.
IV. A oferta individual é determinada pelas variáveis preço dos insumos, tecnologia, gosto e preferência dos consumidores e expectativas.
Escolha a alternativa correta.
 
  
Apenas a afirmativa II está correta.
 
  
Estão corretas as afirmativas I, II e III.
 
  
Estão corretas as afirmativas I, III e IV.
 
  
Estão corretas todas as afirmativas.
 
  
Estão corretas as afirmativas I e II.
 
 
Pergunta 4
5 / 5 pts
No que se refere à Política Econômica e seus instrumentos, podemos afirmar que:
I- Quando o desemprego diminui e a economia aproxima-se da plena utilização de recursos, começam a ocorrer pressões por aumentos de preços, principalmente nos setores fornecedores de insumos básicos
II- A Política Monetária consiste basicamente na diminuição ou aumento dos tributos e gastos governamentais (consumo e investimento). O Programa de aceleração do crescimento se insere nela.
III- São instrumentos de Política Monetária, que interferem na liquidez da economia, as emissões de moeda, e o aumento ou redução das reservas compulsórias (percentual sobre depósitos que o Banco Comercial tem que manter no BACEN).
IV- A política comercial refere-se à atuação do governo sobre a taxa de câmbio. As autoridades monetárias podem fixar a taxa de câmbio ou permitir que ela seja flexível e determinada pelo mercado de divisas.
Estão corretas as afirmativas:
  
I, III
 
  
I, II, IV
 
  
I, II, III, IV
 
  
II, III, IV
 
  
I, II, III
 
 
Pergunta 5
5 / 5 pts
Em relação à questão da inflação, analise as afirmativas abaixo antes de responder.
I-A economia de um país é dinâmica. Movimento de preços ocorrem constantemente. Caso os preços dos bens e serviços se elevassem apenas durante um pequeno espaço de tempo, voltando a estabilizar-se em seguida poderíamos dizer que ocorreu inflação.
II-O acompanhamento do nível de preços é fundamental na economia de um país, por isso é necessário o uso de índices de preço, os quais, de forma genérica são chamados de índices de inflação.
III-O acompanhamento da evolução dos índices é feito através de números índices, que são resultados de cálculos matemáticos que nos indicam qual é a taxa ou porcentagem de aumento nos preços dos bens e serviços em um determinado período de tempo.
IV- Caso os indicadores de inflação mostrem resultados positivos mas menores dos que os que vinham apresentando nos meses anteriores pode se dizer que a economia do país vem passando por um processo de desinflação.
Estão corretas as afirmativas:
  
I, II, III, IV
 
  
I, III
 
  
I, II, IV
 
  
I, II, III
 
  
II, III, IV
 
 
Pergunta 6
5 / 5 pts
A “Curva de Possibilidades de Produção” é utilizada nos manuais de economia para ilustrar um dos problemas fundamentais do sistema econômico, o problema da escassez dos recursos. Quando construída para dois bens, ela mostra:
  
A produção que se pode realizar de dois bens usando os recursos a plena capacidade em um período de tempo, em função da tecnologia.
 
  
Os desejos dos indivíduos perante a produção total desses dois bens, ou seja, a oferta e a demanda.
 
  
Quando a sociedade deseja adquirir e produzir de esses dois bens que são importantes.
 
  
A quantidade disponível desses dois bens em função das necessidades dos indivíduos dessa sociedade.
 
  
A impossibilidade de atender às necessidades dessa sociedade, visto que os recursos são escassos.
 
 
Pergunta 7
5 / 5 pts
Em uma determinada economia, uma quantidade maior de moeda em circulação aumenta o poder de compra da população e isso provocará um consumo em maior escala. Como a oferta de bens e serviços não aumenta no curto prazo, o efeito desse processo provavelmente será:
  
um aumento dos preços, gerando o processo inflacionário.
 
  
um aumento nos preços, gerando o processo de desinflação.
 
  
uma queda dos preços, gerando uma queda na inflação.
 
  
uma queda dos preços, gerando aumento de produção.
 
  
um aumento de produção, gerando o processo de aumento de preços.
 
 
IncorretaPergunta 8
0 / 5 pts
Em relação aos Custos de Produção, analise as afirmativas abaixo e responda.
I- Em uma empresa, no curto prazo, sempre que o custo marginal for maior do que o custo variável médio, o custo variável médio está diminuindo.
II- A Curva de Aprendizagem mostra como as horas de trabalho necessárias para produzir uma unidade do produto diminuem à medida que aumenta a produção acumulada.
III- A curva de custo médio de longo prazo é construída a partir dos pontos de custo médio mínimo de curto prazo.
IV- Sempre que tivermos custos marginais decrescentes podemos afirmar que os rendimentos são crescentes também.
Escolha a correta:
  
Estão corretas todas as alternativas.
 
  
Estão corretas as afirmativas I e II.
 
  
Estão corretas as afirmativas I, II e III.
 
  
Estão corretas as afirmativas I e III.
 
  
Estãocorretas as afirmativas II, III e IV.
 
 
Pergunta 9
Não avaliado ainda / 10 pts
As estruturas de mercado são as formas como as empresas se organizam, para competir no mercado.  Para classificá-las, podemos considerar o número de empresas participantes (se são poucos ou muitos, se existem algumas que lideram); a existência ou não de barreiras de entrada (tecnológicas, econômicas, legais); a quantidade de compradores (se são muitos ou poucos); o tipo de produto que se comercializa (se é o mesmo ou diferenciado). As principais estruturas são a concorrência perfeita, a concorrência monopolística, o oligopólio e o monopólio.
Partindo do ponto de vista das barreiras de entrada e dos lucros extraordinários no longo prazo, diferencie a estrutura de mercado em Concorrência Perfeita do Oligopólio e Monopólio.
Sua Resposta:
Concorrência perfeita: é quando oferta de demanda são grandes e o mercado flui sem intervenção de nenhum dos lados,  trazendo um mercado transparente que atribui os preços por si só.  Com isso não existem barreiras de entrada visto que tem mercado para todos os interessados.
Oligopólio: quando poucos vendedores ofertam determinado produto, ou um pequeno grupo de empresas que distribui um produto similar.
Monopólio: quando apenas um vendedor, por exemplo, dispõe de determinado produto ou serviço o que faz com que este determine o preço e dificulta a entrada de novos interessados.
 
Pergunta 10
Não avaliado ainda / 10 pts
Os objetivos de Política Econômica consistem no Crescimento do PIB, Altos níveis de emprego, Estabilidade Interna e Distribuição mais justa da Renda.  Os instrumentos de Política Econômica são utilizados pelos agentes governamentais para estimular ou desestimular a demanda agregada de forma a criar condições para atingir tais objetivos. Nesse sentido, se o governo, por exemplo, utilizando a política fiscal, reduzisse os impostos para o consumo e aumentasse os gastos por meio de investimentos em infraestrutura, quais objetivos poderiam ser mais impactados?
 
Sua Resposta:
Com a redução de impostos através da política fiscal traria consigo o aumento do crescimento do PIB junto a maior oferta de empregos, mas por outro lado viria também o aumento da inflação. A redução de impostos tem por finalidade a estimulação de consumo e com isso o aquecimento da economia como um todo.

Continue navegando